TAÇA DA LIGA - SPORTING 2 x Braga 1





Sinal de vitalidade

O Sporting entrou a vencer em 2010 com uma vitória sobre o Braga na abertura da terceira fase da Taça da Liga. Com o líder do campeonato pela frente, o Sporting tentou ser acima de tudo uma equipa prática e personalizada. Sem contar ainda com os reforços e perante a ausência de Liedson, o ataque ficou entregue à dupla Saleiro/Postiga, enquanto no meio campo Carvalhal apostou novamente em Adrien para a posição de trinco, Miguel Veloso e Izmailov como médios interiores e Moutinho a dez. Na retaguarda, Abel, Tonel, Carriço e Grimi completavam o quarteto defensivo. Os bracarenses, ainda que sem Hugo Viana e Rodriguez, mantiveram a homogeneidade da estrutura . Domingos chamou Filipe Oliveira para a lateral direita e Diogo Valente para a meia esquerda e foi por aí que o Braga espreitou desde logo um erro de marcação dos «leões». O primeiro livre lateral criou embaraços na defesa «leonina», apesar do golo bem anulado a Meyong, e o aviso pareceu despertar a equipa do Sporting, traduzido numa maior agressividade a defender. No entanto, a ansiedade de querer fazer bem traduzia-se numa grande quantidade de passes errados nas transições para o ataque e os «leões» foram perdendo “gás” com o desenrolar dos acontecimentos. No entanto, ao minuto 36, na primeira oportunidade de golo o Sporting marcou. Grimi teve um passe bem medido para o centro, isolando Saleiro que frente a Kieszek não facilitou e abriu o activo em Alvalade. O suficiente para a confiança regressar à equipa que, a partir desse momento, passou a dominar o encontro. Moutinho e Postiga foram os protagonistas de mais duas situações perigosas para a baliza bracarense nos minutos seguintes, dando a ideia de que o Sporting podia muito bem ter ampliado a vantagem antes do intervalo. Para a segunda parte, Domingos mexeu no onze com as entradas de Paulo César (Madrid) e Matheus (Diogo Valente) e o Braga conseguiu empatar também na primeira ocasião de que dispôs, com Alan a fazer um golo muito semelhante ao que marcou em Alvalade para o campeonato. Mesmo assim, o Sporting não esmoreceu e voltou a marcar num momento de inspiração de Miguel Veloso. Grande mobilidade dos médios e agressividade sobre o portador da bola garantiram aos «leões» maior segurança colectiva diante de um adversário que tem dado provas da sua consistência. Para os «leões», o triunfo sobre o Braga a abrir o novo ano tem o condão de revitalizar a equipa para os próximos compromissos.

Taça da Liga – Carlsberg Cup – 3ª fase – 1ª jornada
2010-01-03
Estádio José Alvalade
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Árbitros assistentes: José Ramalho e José Luís Melo
Ao intervalo: 1-0

SPORTING – Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Tonel, Grimi, Adrien, Izmailov (Yannick Djaló, 90 m), Miguel Veloso (Matias Fernandez, 89 m), João Moutinho, Hélder Postiga (Pereirinha, 73 m) e Carlos Saleiro.
Treinador: Carlos Carvalhal.
Suplentes não utilizados: Tiago; Polga, Pedro Silva e Vukcevic.
Disciplina: Cartão amarelo para Moutinho (69 m), Adrien (87 m) e Tonel (90 m).
Golos: Saleiro (36 m) e Miguel Veloso (65 m).

SP. BRAGA – Kieszek; Filipe Oliveira (Paulão, 77 m), André Leone, Moisés, Evaldo, Vandinho, Andrés Madrid (Paulo César, 45 m), Diogo Valente (Matheus, 45 m), Mossoró, Alan e Meyong.
Treinador: Domingos Paciência.
Suplentes não utilizados: Eduardo; Osvaldo, Peña e Adriano.
Disciplina: Cartão amarelo para Vandinho (41 m) e Matheus (87 m).
Golo: Alan (49 m).

Fonte: http://www.sporting.pt/

Sem comentários: