LIGA PORTUGAL - Braga 1 x SPORTING 0




Faltou sorte


Na deslocação ao terreno do líder do campeonato, o Sporting foi derrotado (1-0), num jogo em que a sorte esteve do lado da turma bracarense. Depois de uma boa primeira parte, mesmo com o golo sofrido, os «leões» só reagiram perto do final do encontro, quando o tempo escasseava. Foi a primeira derrota da equipa de Carlos Carvalhal, no ano de 2010.

Com Izmailov de regresso ao «onze» e com Sinama-Pongolle no banco de suplentes, o Sporting entrou em campo com o objectivo de conquistar os três pontos. A tarefa não se adivinhava fácil pois pela frente estava o líder do campeonato, invicto no seu reduto - cedera apenas um empate ante a Naval. Desde o primeiro minuto notou-se a superioridade dos «leões» e, logo ao segundo, João Pereira, com uma arrancada pelo corredor direito criou a primeira situação perigosa para a defesa bracarense, fazendo soltar os primeiros assobios aos adeptos da casa - que teriam um papel preponderante ao influenciarem as decisões do ábitro, caseiro, João Ferreira.

Nos primeiros 30 minutos de jogo, as jogadas de ataque foram-se sucedendo para ambas as balizas, mesmo com as duas equipas a pressionarem o adversário logo na transição defensiva, dificultando bastante a acção ofensiva dos centro-campistas. Foi mesmo à passagem da primeira meia-hora que a equipa da casa se adiantou no marcador; Paulo César entrou na área «verde e branca» e, com oposição de João Pereira, rematou e teve a felicidade de fazer a bola embater em Tonel, traindo Rui Patrício.

Em desvantagem no marcador, os «leões» reagiram e, primeiro Saleiro com um remate de longe, e depois Liedson a aproveitar um erro de Eduardo, quase empatavam a partida, mas a sorte não estava com a turma de Carvalhal.

No segundo tempo, os «leões» demoraram a «pegar» no jogo. Só após a entrada de Pongolle para o lugar de Saleiro, já depois de Carvalhal lançar Yannick e Matias é que o encontro se passou a disputar, única e exclusivamente no meio-campo ofensivo «leonino». Até ao final do encontro, o Sporting criou diversas oportunidades para marcar mas, tal como acontecera no primeiro tempo, a falta de sorte e de pontaria dos jogadores do Clube, mas também a grande exibição do guarda-redes contrário, não permitiu que os «leões» conseguissem chegar ao empate.

No final, o resultado acaba por ser injusto, face ao que os «leões» fizeram durante os 90 minutos. O Sp de Braga marcou, com sorte, e colocou o «autocarro» à frente da baliza, optando por sair em velocidade para o contra-ataque. Carlos Carvalhal tudo tentou para dar a volta aos acontecimentos, mas a sorte... caiu para o lado do Sp. Braga.

Nota ainda para o árbitro, que beneficiou sempre a equipa da casa (mesmo em situações em que não havia dúvidas).

17.ª jornada do Campeonato Nacional
2010-01-29 - Estádio AXA, em Braga
Árbitro: João Ferreira
Árbitros assitentes: Pais António e Nuno Roque.
Ao intervalo: 1-0
Sp. de Braga - Eduardo, Filipe Oliveira, Rodriguez, Moisés, Evaldo, Vandinho, Alan, Hugo Viana, Mossoró (Renteria, 77 m), Paulo César (Matheus, 62 m) e Meyong (Luís Aguiar, 62 m).
Treinador: Domingos Paciência
Não utilizados: Kieszek, Miguel Garcia, Paulão e Adriano.


Sporting - Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Tonel, Grimi, Adrien (Matias, 60 m), Izmailov (Yannick, 53 m), João Moutinho, Miguel Veloso, Carlos Saleiro (Pongolle, 70 m) e Liedson
Treinador: Carlos Carvalhal
Não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Polga e Hélder Postiga.


Disciplina: cartão amarelo a Meyong (56 m), Mossoró (67 m); Carriço (36 m), Adrien (45 m), Miguel Veloso (61 m), Saleiro (65 m), João Pereira (76 m) e Polga (85 m)
Golo: Paulo César (31 m).

fonte:
www.sporting.pt

Sem comentários: