REAL MADRID 5 - SPORTING 3





2.ª parte mostrou a qualidade «leonina»

A visita do Sporting ao recinto do Real Madrid para disputar o troféu Santiago Barnabéu transformou-se num jogo com muitos golos (5-3, para os espanhóis), e onde os «leões» mostraram duas faces distintas. Izmailov, Yannick e Miguel Veloso marcaram pelos «verdes e brancos».

Paulo Bento aproveitou o duro teste frente ao campeão espanhol para aquilatar do actual momento de alguns dos jogadores menos utilizados neste início de época, apostando, entre outros, na entrada dos brasileiros Pedro Silva e Ronny para as laterais, de Pereirinha e Miguel Veloso para o meio-campo e a entrega do ataque a Hélder Postiga e Rodrigo Tiuí. O resultado foi que, após um primeiro quarto de hora muito equilibrado, o Real Madrid – sempre em 4x3x3 com transições defesa-ataque a um toque no triângulo do meio-campo até conseguir a superioridade numérica, no último terço do terreno, nos corredores laterais – fez três golos nos seus três primeiros remates: pelo argentino Higuaín, com dois remates de fino recorte, e por Robben, num remate rasteiro de fora da área, todos sem hipótese para Rui Patrício. Goleados pela eficácia espanhola, os jogadores «leoninos» partiram para a sua melhor fase na primeira parte, com Izmailov a reduzir (30 m), num remate de pé direito, rasteiro e cruzado, e criando mais duas oportunidades de perigo, mas uma grande penalidade «inventada» a Rochemback, concretizada pelo «eterno» Raul, quando o médio «leonino» tinha a bola em seu poder e se livrava da oposição e um autogolo de Pedro Silva, deixou o «score», ao intervalo nuns assustadores 5-1, desfavoráveis à equipa de Paulo Bento.

Na segunda parte, Paulo Bento colocou em campo Tiago, Abel, Tonel, João Moutinho, Yannick Djaló, ao intervalo, e Adrien, Romagnoli, depois, e tudo foi diferente. A equipa «verde e branca» – perante um adversário que fez igualmente nove alterações, numa oportunidade para todos procurarem «mostrar serviço» ao treinador merengue e encontrarem um espaço no «onze» madrilista – «pegou» no jogo e mostrou a sua qualidade colectiva, atitude competitiva e a razão pela qual além de várias taças domésticas, se qualificou, pela terceira vez consecutiva para a fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões. Este crescimento materializou-se nos golos de Yannick, num «míssil» já dentro da área após assistência de Moutinho, e de Miguel Veloso, num livre directo, mas até deveriam ter sido mais, depois das oportunidades desperdiçadas por Postiga (83 e 86 m), Yannick (64 e 87 m), João Moutinho (63 m) e
Abel (80 m).

Em suma, perdeu-se a oportunidade do Sporting ser o primeiro clube português a levantar o Troféu Santiago Barnabéu, mas este teste serviu para Paulo Bento tirar várias ilações relativas ao momento dos seus jogadores, entre os quais Izmailov, Yannick e Tonel, os melhores sportinguistas na noite de quarta-feira.

FICHA DE JOGO

Real Madrid, 5
Dudek (Codina, 45 m); Sérgio Ramos (Torres, 45 m), Pepe (Canavarro, 45 m), Metzelder (Javi Garcia, 45 m) e Marcelo (Heinze, 76 m); Gago (Diarra, 64 m), Guti (De la Red, 45 m) e Van der Vaart; Higuaín, Robben (Drenthe, 45 m) e Raul (Van Niltelrooy, 45 m). Treinador: Bern Schuster. Disciplina: cartão amarelo a Cannavarro (89 m). Golos: Higuaín (15 e 23 m), Robben (18 m), Raul (39 m, g.p.) e Pedro Silva (42 m, na própria baliza).

SPORTING, 3
Rui Patrício (Tiago, 45 m); Pedro Silva (Abel, 45 m), Polga, Caneira e Ronny (Tonel, 45 m); Miguel Veloso, Rochemback (João Moutinho, 45 m), Izmailov (Adrien Silva, 75 m) e Bruno Pereirinha (Romagnoli, 60 m); Hélder Postiga e Rodrigo Tiuí (Yannick Djaló, 45 m). Treinador: Paulo Bento. Suplentes não utilizados: Vukcevic e Daniel Carriço. Disciplina: cartões amarelos a Tonel (74 m) e Abel (86 m). Golos: Izmailov (30 m), Yannick Djaló (73 m) e Miguel Veloso (90 m).

Futebol – Troféu Santiago Barnabéu
Estádio Santiago Barnabéu (Madrid, Espanha) 2008-08-27
Resultado ao intervalo: 5-1

FONTE: http://www.sporting.pt/

Sem comentários: