BRAGA 0 X SPORTING 1




Vitória do querer

No primeiro teste a sério à capacidade do «leão», o Sporting saiu vitorioso da "pedreira" de Braga. Um golo a abrir, de Hélder Postiga, selou um triunfo do querer, da capacidade e do espírito de sacrifício da equipa verde e branca. Face à indisponibilidade física de Yannick Djaló, foi Hélder Postiga a assumir a titularidade ao lado de Derlei. De resto, tudo igual na estrutura montada por Paulo Bento, à excepção da esperada colocação de Caneira no eixo defensivo, dado o castigo de Polga. Jorge Jesus escalou uma equipa com um meio campo muito ofensivo – num modelo táctico 4x4x2 idêntico ao dos «leões» – e duas setas apontadas à baliza «leonina» Meyong e Linz.

Num campo tradicionalmente complicado para os «leões», esperavam-se grandes dificuldades, mas na primeira situação de perigo, o Sporting colocou-se em vantagem no marcador, num bom lance pela direita desenvolvido por Abel, com conclusão eficaz de Postiga.O Braga não acusou o golo sofrido - o primeiro na temporada - e só começou a soltar-se graças ao meio campo empreendedor conduzido por Frechaut e Luís Aguiar. Enquanto houve capacidade do meio campo «leonino» para pressionar alto, as alas arsenalistas estiveram pouco em jogo, e o Sporting soube usar o "fato de macaco" quando foi necessário.O jogo teve grande intensidade, mas nem sempre foi bem jogado - muito por culpa das demasiadas paragens "promovidas" por Bruno Paixão - mas apesar de a formação arsenalista ter crescido em termos de dinâmica ofensiva, o sector defensivo do Sporting esteve irrepreensível do primeiro ao último minuto.Paulo Bento optou por mudar o ataque e com Postiga amarelado, foi o reforço dos «leões» o sacrificado, cedendo o lugar a Tiuí.

Do outro lado, Jesus apostou tudo para tentar chegar a igualdade - entradas de Renteria e Mossoró - mas o Braga nunca conseguiu colocar Patrício verdadeiramente à prova. O Sporting detinha menor capacidade para sair a jogar e com pouco discernimento para aproveitar o balanceamento ofensivo dos arsenalistas, foi necessário estancar o assédio bracarense com a entrada de Miguel Veloso. À entrada para o último quarto hora de jogo, o Sporting equilibrou as operações na zona intermediária, e a oito minutos do fim teve excelente ocasião para "matar" o jogo, mas Tiuí, primeiro, e Moutinho, depois, não acertaram com as redes de Eduardo. Valeu João Pereira – expulso pela pisadela em Moutinho – a facilitar a tarefa aos «leões» que saíram de Braga com três precisos pontos e na frente do campeonato, ex-aequo com o Nacional.

Liga Sagres - 2ª jornada

Estádio AXA, em Braga 2008-09-01

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)Árbitros assistentes: Sérgio Lacroix e Paulo Ramos

Ao intervalo: 0-1

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Rodriguez, Moisés, Evaldo, Alan, Frechaut, Luís Aguiar (Mossoró, 66 m), Matheus (César Peixoto, 56 m), Meyong (Renteria, 66 m) e Linz. Treinador: Jorge JesusSuplentes não utilizados: Kieszek, Paulo César, Stélvio e André Leone. Disciplina: Cartão amarelo para Luís Aguiar (4 m), Evaldo (22 m), João Pereira (62 m) e César Peixoto (87 m).Cartão vermelho para João Pereira (83 m).

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Caneira, Tonel, Grimi, Rochemback, João Moutinho, Romagnoli (Miguel Veloso, 67 m), Izmailov, Hélder Postiga (Tiuí, 55 m) e Derlei (Vukcevic, 85 m).Treinador: Paulo Bento.Disciplina: Cartão amarelo para Grimi (9 m), Hélder Postiga (36 m), João Moutinho (53 m), Miguel Veloso (81 m).Suplentes não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Ronny e Pereirinha.Golo: Hélder Postiga (3 m).

FONTE: http://www.sporting.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

Caros colegas sportinguistas:

Pelo presente gostaria de apresentar um novo projecto relacionado com o Sporting. Visto que não existia nenhum local onde reunir de forma correcta toda a informação sobre o clube, resolvi criar um wiki site para esse efeito.

http://wikisporting.wikidot.com

O Wiki Sporting é uma enciclopédia construída pelos sportinguistas e funciona de forma semelhante à Wikipédia, no entanto pretende concentrar-se apenas nas temáticas do nosso clube. Todos os visitantes podem colaborar por criar e editar páginas. Podem também colocar fotos e vídeos e até criar a sua própria página como sócios do Sporting.

Se acharem o projecto interessante, agradeço a sua divulgação no vosso site e entre os associados do vosso núcleo. Terei o maior gosto em incluir um link para o vosso site, caso o solicitem. Espero que este wiki site, com a vossa ajuda e de milhares de outros sportinguistas e amantes do desporto, venha a tornar-se a melhor fonte de informação credível sobre o Sporting.

Espero a vossa visita! Sporting Sempre!

Footwiki
Wiki Sporting