Naval 1 - SPORTING 3 (Liga Portugal)

CONCRETIZAÇÃO EFICIENTE PARA NÃO SOFRER....MAIS TARDE




O Sporting apresentou futebol de qualidade durante os 90 minutos na Figueira da Foz, garantindo um triunfo justo (3-1). Liedson (41 m), Matias (59 m) e Yannick (69 m) foram os autores dos golos «leoninos».

A equipa «leonina» entrou em campo com grande dinâmica ofensiva, com o losango do meio campo – constituído por André Santos, no vértice inferior, Jaime Valdes, na direita, Maniche, na esquerda, e Matias Fernandez, nas costas dos avançados Liedson e Yannick Djaló – a trocar a bola rapidamente na zona central do terreno, até libertar os laterais Abel e Evaldo para os cruzamentos para a área.

Foram quinze minutos de intensa pressão «leonina», com três pontapés de canto e outros tantos remates, sendo o mais perigoso o de Yannick, aos 14 minutos, que embateu no poste direito da baliza figueirense, na sequência de um contra-ataque lançado por Rui Patrício, com a bola a chegar rapidamente a Abel, que cruzou para a cabeça do jovem atacante formado no Clube.

A Naval – que tal como se esperava apresentou-se recolhida num 4x51, deixando a Previtali a responsabilidade de ser o único avançado – equilibrou no quarto de hora seguinte, sobretudo em lances de ataque rápido, embora sem criar perigo efectivo para a baliza de Rui Patrício.

A quatro minutos do intervalo, Matias Fernandez lança Abel no corredor direito, que cruzou rasteiro para Liedson, de calcanhar, inaugurar o marcador e a sua conta pessoal de golos no campeonato 10/11. O Sporting empolgou-se e, no minuto seguinte, Matias, após um pormenor técnico só para os predestinados que sentou um adversário já dentro da área contrária, rematou forte e cruzado para defesa difícil de Salin.

De regresso dos balneários, a equipa da casa procurou discutir o jogo a todo o campo, mas o Sporting voltou a ser mais perigoso – com dois cruzamentos a que Liedson não chegou para finalizar – mesmo quando os comandados de Paulo Sérgio optaram estrategicamente por fazer mais passes entre os seus jogadores, «arrefecendo» o ritmo de jogo e colocando os figueirenses a correr atrás da bola, até acelerar novamente após descobrir os espaços no último terço do terreno contrário. Porém, foi num contra-ataque que o Sporting conseguiu uma grande penalidade, com Liedson, em situação de 3x1, a ser travado por Lúpede dentro da grande área. Matias Fernandez não teve problemas em concretizar em golo a soberana oportunidade.

Aumentada a vantagem, Zvunka lançou dois avançados, mas certamente não contava com o mau atraso de Lúpede, aos 69 minutos, que deixou Yannick Djaló isolado para marcar o terceiro da partida, num remate rasteiro para o poste mais longe da baliza de Salin.

Assente em tão confortável vantagem, Paulo Sérgio começou a gestão do plantel, ao tirar o amarelado André Santos, mais uma boa exibição, lançando o médio espanhol Zapater.

A Naval, aos 75 minutos, reduziu através de um livre lateral, com João Pedro após desvio ao segundo poste, a rematar para o fundo da baliza, mas o Sporting não «abanou» com o golo, mantendo o controlo e o domínio da partida.

João Pereira regressou à competição aos 81 minutos, por troca com Valdes, e a gestão de esforço levou Saleiro, aos 84 minutos, a substituir Liedson, com o jovem atacante «leonino» a desperdiçar duas claras oportunidades para inscrever o seu nome na lista dos marcador do encontro.

Em suma, foi uma vitória justa por parte dos «leões» assente numa boa exibição colectiva e que marca a continuidade da retoma «verde e branca» no campeonato., com ao SPorting a subir à terceira posição.


****************************
Ficha de Jogo:

Naval 1.º de Maio, 1
Romain Salin; Gomis, Lupéde, Rogério Conceição e Jonathas; Godemeche, Hauw, João Pedro,
Hugo Machado (Marinho, 60 m), Camora (Michel Simplício, 68 m); Previtali. Treinador: Victor Zvunka. Suplentes não utilizados: Jorge Baptista, José Mário, Manuel Godinho, Giuliano e Edivaldo. Disciplina: cartões amarelos para Lúpede (69 m) e Salin (69 m). Golo: João Pedro (75 m).

SPORTING: 3
Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Nuno André Coelho e Evaldo; André Santos (Alberto Zapater, 73 m), Jaime Valdes (João Pereira, 81 m), Maniche e Matias Fernandez; Yannick Djaló e Liedson. Treinador: Paulo Sérgio. Suplentes não utilizados: Tiago, Anderson Polga, Simon Vukcevic, Hélder Postiga e Carlos Saleiro. Disciplina: cartões amarelos a André Santos (30 m), Maniche (51 m) e Rui Patrício (89 m). Golos: Liedson (41 m), Matias Fernandez (59 m), Yannick Djaló (69 m).

Futebol – 3.ª jornada do Nacional.
30 de Agosto de 2010 Estádio José Bento Pessoa (Figueira da Foz).
Árbitro: Elmano Santos (Madeira).
Árbitros auxiliares: Sérgio Serrão e Nélson Muniz.
Resultado ao intervalo: 0-1.

FONTE: www.sporting.pt


Sem comentários: