LIGA PORTUGAL: Maritimo 3 x SPORTING 2




Leão» baqueou no último quarto de hora

O Sporting não conseguiu trazer qualquer ponto da deslocação ao Estádio dos Barreiros (2-3). João Pereira (36 m) e Sinama-Pongolle (90 + 4 m) marcaram pelos «leões».

Carlos Carvalhal, no regresso ao Estádio dos Barreiros como adversário depois de ter orientado o Marítimo antes de ingressar no Sporting, estruturou a equipa em 4x4x2 «clássico», com Adrien e Pedro Mendes no «miolo» e João Pereira e Yannick Djaló nos corredores laterais no apoio à dupla Liedson-Saleiro. Após um quarto de hora inicial sem motivos de interesse, o Marítimo inaugurou o marcador no primeiro remate à baliza, quando Tchô (16 m), médio brasileiro em estreia no «onze» insular, apareceu nas «costas de Grimi» e em posição privilegiada para bater, num remate rasteiro, o desamparado Rui Patrício.
Os sportinguistas responderam aos 36 minutos, quando Liedson recuperou uma bola na transição adversária, endossou-a para Yannick Djaló, que rapidamente cruzou para a área, onde apareceu João Pereira, vindo do corredor esquerdo, para encostar para o empate.

O Sporting cresceu e, no minuto seguinte, dispôs da segunda oportunidade na partida, mas o desvio de Liedson sobre Peçanha, passou por cima da barra.

Matias Fernandez substituiu Abel ao intervalo, com João Pereira a colocar-se como defesa-direito, e o segundo tempo «começou» com uma boa defesa de Patrício, que foi mais lesto a chegar à bola que Kleber. A segunda parte manteve a mesma toada da primeira, com as duas equipas a procurarem chegar rapidamente junto da zona de finalização, mas os ataques acabavam, invariavelmente, perdidos ainda em zona de construção, o que resultou num reduzidíssimo número de remates a ambas as balizas.

Carvalhal apostou na velocidade de Pereirinha e Sinama-Pongolle, por troca com Adrien e Carlos Saleiro, para procurar a vitória no último quarto de hora, mas o avançado francês, que regressou à equipa após lesão, viu a trajectória da bola resultante do cabeceamento de João Guilherme, na sequência de um pontapé de canto, encontrar o seu corpo, traindo Rui Patrício, para nova vantagem no marcador, desta feita decisiva, já que a resposta «leonina» não foi efectiva e o Marítimo, por intermédio de um remate de fora-da-área de Cládio Pitbull, aumentou a contagem já nos descontos, deixando os «leões» fora dos pontos, mesmo depois da grande penalidade concretizada, a punir falta cometida sobre si, por Sinama-Pongolle na última jogada da partida.


**************************************


Ficha de Jogo

24.ª Jornada do Nacional.
2010-03-26 Estádio dos Barreiros (Funchal).
Árbitro: Vasco Santos (Porto).
Árbitros auxiliares: Alexandre Freitas e Tomás Santos.
Resultado ao intervalo: 1-1.

Marítimo, 3
Peçanha; Paulo Jorge, Robson, João Guilherme e Alonso; Rafael Miranda, Taka (Baba, 45 m) e Tchô (Claudio Pitbull, 81 m); Manu, Djalma e Kleber (Diakité, 89 m). Treinador: Mitchell Van der Gagg. Suplentes não utilizados: Marcelo, Cherrad, Briguel e Dylan. Disciplina: cartões amarelos a Rafael Miranda (64 m) e João Guilherme (72 m). Golos: Paulo Jorge (16 m), Sinama-Pongolle (82 m, p.b.) e Cláudio Pitbull (90 m).

SPORTING, 2
Rui Patrício, Abel (Matias Fernandez, 45 m), Tonel, Anderson Polga e Leandro Grimi; Adrien Silva (Pereirinha, 60 m), Pedro Mendes, João Pereira e Yannick Djaló; Carlos Saleiro (Sinama-Pongolle, 77 m) e Liedson. Treinador: Carlos Carvalhal. Suplentes não utilizados: Tiago, Mexer, Simon Vukcevic e Hélder Postiga. Disciplina:cartão amarelo a Pereirinha (90 m). Golos: João Pereira (36 m) e Sinama-Pongolle (90 + 4 m).

fonte: http://www.sporting.pt/