LIGA PORTUGAL: SPORTING 5 x Rio Ave 0



Sem dificuldade

Em jogo da 25.ª jornada da Liga os «leões» não tiveram dificuldade em bater um Rio Ave que foi sempre inofensivo para a baliza de Rui Patrício. Djaló, com um hat-trick, Liedson e João Moutinho fizeram o resultado que deu mais três pontos à equipa de Carvalhal.

Para a recepção à turma vilacondense, Carlos Carvalhal voltou a poder contar com João Moutinho e Miguel Veloso, que falharam a deslocação à Madeira por castigo, Daniel Carriço, já recuperado da lesão e - por opção - com Hélder Postiga que renderam quatro dos titulares na derrota ante o Marítimo (Polga, Adrien, Abel e Saleiro).

Quando os «leões» entraram em campo já sabiam da derrota do V. Guimarães - o que garantia, fosse qual fosse o resultado de Alvalade, a manutenção do quarto posto - mas a turma «verde e branca» mostrou-se indiferente a esse facto e, logo aos seis minutos, colocou-se em vantagem; já no interior da área da equipa visitante Liedson recebeu a bola endossada por Miguel Veloso e amorteceu para Hélder Postiga que, com muita calma, assistiu Yannick Djaló para o primeiro da noite.

Seguiram-se vários minutos de domínio «leonino» e diversas oportunidades para dilatar a vantagem, com os três da frente (Liedson, Postiga e Djaló) muito irrequietos, a darem muito trabalho à defensiva visitante, quase sempre com Miguel Veloso como municiador do ataque «verde e branco», mas o golo só apareceria na recta final do primeiro tempo (39 m), com Liedson, de cabeça, a corresponder da melhor maneira a um cruzamento - que valeu meio golo - de Hélder Postiga.

Ao intervalo, vantagem justa dos «leões», com destaque para as exibições de Miguel Veloso e do trio atacante, em especial para Hélder Postiga, autor das duas assitências.

No segundo tempo, os «leões» voltaram a entrar ao ataque e rapidamente aumentaram a vantagem; ao minuto 55, João Pereira serviu Liedson na frente que, vendo Djaló melhor posicionado, cruzou rasteiro com o «20» a ter apenas de empurrar para fazer o seu segundo golo da noite; o terceiro do Sporting.

O jogo estava decidido, mas os «leões» (jogadores e público) queriam mais... e tiveram: aos 66 minutos Veloso serviu Moutinho à entrada da área, com o «baixinho» rematar, colocado e com força, para o 4-0 e, aos 74, já com Matias e Izmailov em campo, o chileno descobriu Liedson que, ao segundo poste, cruzou para o centro da grande área onde, de forma quase acrobática, Djaló apareceu para completar o hat-trick.

Pedro Proença, que até estava a fazer um bom trabalho, também quis ser protagonista da partida e, aos 82 minutos expulsou o russo Izmailov, depois de uma entrada mais dura, mas sem maldade, sobre Chidi.

No final, vitória fácil numa partida em que toda a equipa do Sporting esteve a um bom nível - o resultado mostra isso mesmo - frente a um adversário que raramente importunou a baliza de Rui Patrício.

*********************************************
Ficha de Jogo:

Liga Portuguesa - 25.ª jornada
2010-04-02 - Estádio José Alvalade
Árbitro: Pedro Proença
Árbitros assitentes: Luís Tavares e André Campos.
Ao intervalo: 2-0

SPORTING: Rui Patrício, João Pereira, Carriço, Tonel, Grimi, Pedro Mendes, Miguel Veloso (Matias, 70 m), João Moutinho, Yannick, Postiga (Izmailov, 70 m) e Liedson.
Treinador: Carlos Carvalhal
Não utilizados: Tiago, Polga, Adrien, Pereirinha e Abel

Rio Ave: Carlos, Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria, Silvio, Vilas Boas, Wires, Tarantini (Sidnei, 90 m), Vitor Gomes, Nélson Oliveira (Bruno Gama, 56 m), e Bruno Moraes (Chidi, 25 m).
Treinador: Carlos Brito
Não utilizados: Trigueira, Ricardo Chaves, Evandro, Jeferson e Bruno Gama.
Disciplina: cartão amarelo a Carriço (52 m); Vítor Gomes (38 m), Villas Boas (50 m), Fábio Faria (61 m); cartão vermelho directo a Izmailov (82 m).
Golos: Djaló (6, 55 e 74 m), Liedson (39 m), João Moutinho (66 m)

fonte: www.sporting.pt

Sem comentários: