LIGA PORTUGAL - SPORTING 3 x Guimarães 1



Entrada de «Leão»

O Sporting venceu o Vitória de Guimarães em Alvalade, mostrando que a equipa atravessa um grande momento de confiança. De facto, nem as lesões de alguns jogadores, nem o cansaço físico do jogo de Madrid se fizeram sentir na exibição verde e branca. O apoio efectivo, traduzido pelas «leoas» em Alvalade no jogo da mulher sportinguista, já fazia adivinhar um ambiente galvanizador e a equipa respondeu em campo com uma entrada de «leão».

Ao minuto 19 já os «leões» venciam por 3-0, com os vimaranenses a serem literalmente" atropelados" pela mobilidade e dinâmica do meio campo verde e branco. Carvalhal efectuou duas alterações em relação à equipa que actuou em Madrid, com a inclusão de João Pereira (Abel) e Saleiro (Pereirinha), apresentando a equipa em 4x4x2. O Sporting entrou a todo o gás e ao minuto oito marcou numa cabeçada de Grimi, na sequência de um livre de Veloso. Isto já depois do lateral-esquerdo ter uma grande ocasião para marcar.

A defesa vimaranense acusou o toque e no minuto seguinte uma falha de Gustavo Lazaretti, aproveitada pela "ratice" de Liedson deu o 2-0 ao Sporting, com um grande movimento do «levezinho». Os «leões» tranquilizavam-se e, na sequência de um contra-ataque rápido, foi a vez de Saleiro alcançar um grande golo, após jogada entre Izmailov e Liedson. Um terceiro golo que podia ter sido o quarto, se Bruno Paixão não tivesse invalidado mal, um pouco antes, um golo ao camisola nove dos «leões». Até final da primeira parte, já com Paulo Sérgio a trocar um médio (João Alves) por um avançado (Douglas), o Guimarães ainda tentou reagir, mas o melhor que conseguiu foi um livre perigoso de Desmarets que saiu ao lado da baliza de Patrício.

No segundo tempo, o Sporting sem forçar, soube controlar o jogo e o resultado com um espírito muito solidário. Carlos Carvalhal poupou Veloso (já estava amarelado) e colocou Matias Fernandez no miolo, e foi depois obrigado a mexer em virtude da lesão de João Pereira (Pedro Silva). Os «leões» abrandaram o ritmo e o Guimarães, apesar de não incomodar verdadeiramente o último reduto sportinguista, reduziu por Valdomiro, na sequência de um pontapé de canto e perto do fim ainda atirou uma bola ao poste. Algo que não beliscou a vitória «leonina», alicerçada numa primeira parte de grande nível.
************************************

Ficha de Jogo:
Liga Sagres - 23ª jornada
2010-03-14
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Árbitros assistentes: António Godinho e Rodrigo Pereira
4º árbitro: Pedro Henriques
Ao intervalo: 3-0

SPORTING - Rui Patrício; João Pereira (Pedro Silva, 78 m), Tonel, Polga, Grimi, Pedro Mendes, Miguel Veloso (Matias Fernandez, 60 m), Izmailov, Moutinho, Saleiro e Liedson (Caneira, 90 m).
Suplentes: Tiago; Adrien, Sinama-Pongolle e Pereirinha.
Treinador: Carlos Carvalh
al.

V. GUIMARÃES - Nilson; Alex, Valdomiro, Lazzaretti, Andrezinho, João Alves (Douglas, 31 m), Moreno (Marquinho, 73 m), Rui Miguel (Jorge Gonçalves, 86 m), Nuno Assis, Desmarets e Roberto.
Suplentes: Serginho, Renan, Milhazes e Flávio Meireles.
Treinador: Paulo Sérgio.
Disciplina: Cartão amarelo para Valdomiro (53 m), Miguel Veloso (54 m), Moreno (59 m), Liedson (70 m), Gustavo Lazzaretti (72 m), Moutinho (81 m) e Tonel (85 m).

Golos: Grimi (8 m), Liedson (9 m), Saleiro (19 m) e Valdomiro (66 m).

fonte: www.sporting.pt

Sem comentários: