SPORTING 1 - Feyernoord 2






LEÃO» DE MUITO QUERER

Em dia de apresentação do plantel aos sportinguistas, os «leões» não conseguiram vencer o Feyernoord, mas deixaram uma imagem de muito querer, muita vontade de vencer. Postiga foi o autor do golo da equipa de Alvalade, aos 30 minutos.

Coincidências à parte, o Sporting, sem esperar, convidou uma equipa holandesa para o jogo de apresentação. Dizemos isto porque, um dia antes do encontro que serviu de apresentação do plantel aos sócios e adeptos, os «leões» ficaram a conhecer o seu opositor para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O adversário também é holandês, a equipa do Twente, que encontrará o Sporting dentro de onze dias, em Alvalade (29 de Julho de 2009).

Portanto, defrontar o Feyernoord, de Roterdão, foi um belíssimo ensaio para a equipa comandada por Paulo Bento, que entrou bem no jogo, com muito querer e quase sempre no meio-campo do adversário.

O primeiro remate perigoso pertenceu a Matias Fernandez, aos 9 minutos, para grande alegria dos sportinguistas que querem conhecer melhor o novo «craque». O número 14, que se mostrou bastante interventivo no primeiro tempo (ora lançando Liedson no ataque, ora causando perigo, ora construindo jogo e destruindo o jogo do adversário) ia merecendo fortes aplausos e boas considerações por parte do público presente.

Um Sporting muito atacante dava oportunidade ao guarda-redes Darley de se destacar.

Aos 21 minutos, o Feyernoord teve oportunidade de marcar, através de Wijnaldum. Valeu o bom posicionamento de Matias Fernandez que, mesmo em cima da linha de golo, impediu que a bola entrasse. No mesmo lance, no ressalto, Rui Patrício mostrou que os seus reflexos estão em alta, defendendo o remate «à queima-roupa» de Cissé.

No que diz respeito às duas equipas, será importante referir que o Feyernoord é uma equipa composta por jogadores muito fortes fisicamente, mas que com grandes dificuldades em contrariar a equipa «leonina» que tecnicamente é composta por jogadores muito dotados.

O marcador acabou por ser inaugurado, aos 30 minutos, através de Hélder Postiga. No lance, Matias Fernandez lançou Liedson na direita e o «levezinho», ao ver Postiga bem colocado, não teve dúvidas em passar-lhe o esférico para este, de remate cruzado, não falhar o alvo.

A primeira parte terminou com o Sporting justamente em vantagem. Foram 45 minutos em que se assistiu a vários bons momentos de futebol.

Feyernoord «entrou a matar» no segundo tempo

O golo do empate abriu o segundo tempo. O recém-entrado no jogo De Guzman conseguiu passar pela defensiva «leonina», aos 46 minutos, colocando o resultado novamente em pé de igualdade. Volvidos três minutos (49 m), os holandeses conseguiram colocar-se em vantagem, por Makaay, mudando a história do jogo.

Dois golos em quatro minutos não deixou satisfeita a equipa «verde e branca» que se lançou no ataque de forma a mudar o cenário do jogo. De pontapé de livre, Miguel Veloso levou perigo à baliza contrária mas, depois, Darley defendeu, em esforço, as intenções dos jogadores «leoninos» envolvidos nos lances: Polga, Liedson e de João Moutinho.

Refira-se que no começo da segunda metade, Tonel rendeu Carriço, fazendo dupla com Polga. Depois dos golos sofridos, entraram também André Marques, Rochemback, Bruno Pereirinha e Yannick Djaló (sairam Caneira, Vukcevic, Miguel Veloso e Postiga aos 60 minutos).

Aos 65 minutos, João Moutinho tomou a iniciativa de rematar de longe, mas a bola acabou por sair por cima da baliza adversária.

Tiago, Pedro Silva e Adrien Silva entraram no jogo no minuto 70. Foram vinte minutos de um Sporting quase todo renovado, mas lutando sempre por dar uma boa resposta e por virar o resultado. Do «onze» inicial apenas se mantiveram em campo Polga, Moutinho e Liedson. A intensidade do jogo aumentou (a equipa voltava a ter outra frescura), mas os «leões» continuavam a ter dificuldades em acertar com a baliza contrária. Aos 72 minutos, Yannick Djaló pediu uma grande penalidade, mas o árbitro não assinalou a falta. Depois, o número 20 voltou a tentar a sorte, mas sem êxito. Outra situação de perigo teve como protagonista Adrien Silva, mas este não conseguiu marcar. O Feyernoord mantinha o seu estilo muito defensivo, apostando mais em destruir e os «leões», com o desenrolar do tempo, acusavam alguma ansiedade, fruto da grande vontade de oferecer a vitórias aos sportinguistas. Aos, 90 minutos, Rochemback executou um remate muito forte, mas o «guardião» adversário, mais uma vez, impediu o golo aos «leões». O Sporting criou, portanto, muitas oportunidades, mas faltou a sorte de concretizá-las.

Plantel apresentou-se aos sportinguistas

O plantel do Sporting que vai disputar a época 2009/10 apresentou-se em Alvalade, no dia 18 de Julho. Paulo Bento chamou 23 jogadores, sendo que Izmailov ficou de fora porque se encontra lesionado. As "caras novas" foram as de André Marques, Carlos Saleiro e Matias Fernandez.

Os jogadores foram chamados, um a um. A ordem de entradas foi a seguinte: Rui Patrício (n.º 1), Daniel Carriço (3), Polga (4), Pedro Silva (5), Adrien Silva (6), Izmailov (7), que não entrou mas foi anunciado, Carlos Saleiro (9), Vukcevic (10), Tonel (13), Matias Fernandez (14), Tiago (16), Grimi (18), Ricardo Batista (19), Yannick Djaló (20), Marco Caneira (12), Hélder Postiga (23), Miguel Veloso (24), Bruno Pereirinha (25), Rochemback (26), João Moutinho (28), Liedson (31), André Marques (55) e Abel (78). Sendo um dia de festa para os «leões», foi também um dia de família. Para o assinalar, os jogadores trouxeram os seus filhotes para uma festa muito agradável de seguir. No final, como não podia deixar de ser, entraram em campo os grande comandantes deste grupo de trabalho. Carlos Pereira entrou primeiro e, por fim, o principal treinador, Paulo Bento. Apresentado o plantel, no final foram oferecidas bolas autografadas ao público.

Quanto ao plantel «verde e branco» fica o registo que 10 dos jogadores foram formados nas escolas do Sporting. Já Tiago é o jogador que mais anos têm enquanto sénior do Clube de Alvalade (14 anos).

Ficha de jogo

Jogo de apresentação
Estádio José Alvalade
18 de Julho de 2009
Árbitro: Hélder Malheiro
Árbitros assistentes: Paulo Moreira e António Oleiro
SPORTING – Rui Patrício, Abel, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Miguel Veloso, João Moutinho Matias Fernandez, Vukcevic, Liedson e Hélder Postiga.
Jogaram ainda: Tiago, Pedro Silva, Adrien Silva, Tonel, Yannick Djaló, Bruno Pereirinha, Rochemback e André Marques.
Treinador: Paulo Bento
Golo: Hélder Postiga (30 m).
FEYERNOORD – Darley, Ignjatovic, Bahia, Fernandez, Bronckhorst, Landzaat, Bruins, Fer, Wijnaldum, Makaay e Cissé.
Jogaram ainda: El Ahmadi, Vlaar, Slory, De Guzman e Biseswar.
Treinador: Mario Been
Golos: De Guzman (46 m) e Makaay (49 m).

Fonte: www.sporting.pt

Sem comentários: