NUCLEO SPORTINGUISTA DE MOÇAMBIQUE NO JORNAL SPORTING -EDIÇÃO 29DEZEMBRO2009

(clique na imagem para ver em tamanho maior para efeitos de leitura)

LIGA PORTUGAL - Naval 0 x SPORTING 1




Regresso às vitórias

O Sporting voltou às vitórias no campeonato na última partida do ano, ao derrotar a Naval 1.º de Maio (1-0). Carlos Saleiro foi o autor do golo «solitário», aos 35 minutos.

Carlos Saleiro voltou a ser titular no ataque «leonino», num «onze» que não contou com Polga nem Vukcevic e, após dez minutos iniciais sem situações de golo, coube a Liedson (11 m) ser o primeiro a dispor de uma clara oportunidade para marcar, mas o seu remate rasteiro encontrou o corpo de Peiser. Num jogo muito dividido e jogado essencialmente a meio-campo durante a primeira parte, a Naval respondeu quatro minutos depois, quando Marinho, ao segundo poste, rematou por cima um cruzamento de Camora, na melhor e única grande oportunidade do conjunto visitante.

O jogo foi mantendo as suas características até ao golo «leonino», que surgiu (35 m) após uma jogada de insistência, iniciada pela mudança de flanco de Miguel Veloso para João Moutinho, que, coloca ao segundo poste, onde Liedson desvia, de cabeça, para Carlos Saleiro, no poste contrário e junto à relva, inaugurar o marcador.

Cinco minutos depois, Saleiro voltou a apareceu solto na área, tendo sido travado em falta por Peiser, quando procurava chegar à bola perdida resultante do seu remate defendido pelo guardião contrário.

Em vantagem no regresso do intervalo, a equipa «verde e branca» continuou a actuar no 4x4x2 «clássico» - com Veloso e Izmailov a ocuparem as alas e Moutinho e Adrien no «miolo» - procurando o ataque rápido para surpreender o conjunto de Augusto Inácio, que foi colocando jogadores no ataque à medida que os minutos iam passando, mas sem que isso resultasse em situações de perigo para o seguro Rui Patrício.

A entrada de Hélder Postiga (75 m) veio «agitar» o último quarto de hora, com o avançado a rematar de pé esquerdo de fora da área (78 m) para defesa difícil de Peiser, que, dois minutos depois, teve que se valer de todos os seus atributos para parar uma tentativa de canto directo de Miguel Veloso.

Liedson (84 m) voltou a estar perto do golo da tranquilidade, mas o seu remate saiu a rasar o poste navalista. O melhor momento «leonino» na partida continuou com Postiga (86 m) a ser desarmado na «hora H» e Izmailov e Adrien Silva (ambos aos 87 m) a justificarem o alargar da vantagem «leonina». Em suma, vitória justa dos «leões».

Naval 1.º de Maio, 0
Peiser; Carlitos, Gomis, Diego Ângelo e Daniel Cruz (Davide, 74 m); Lazaroni (Bolivia, 64 m); Marinho, Godemèche, Hauw e Camora; Kerrouche (Michel Simplício, 67 m). Treinador: Augusto Inácio. Suplentes não utilizados: Jorge Batista, João Real, José Mário e Baradji. Disciplina: cartões amarelos a Hauw (52 m), Godemèche (76 m) e Marinho (90 m),

SPORTING, 1
Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Tonel e Grimi; Adrien Silva, Miguel Veloso, João Moutinho e Marat Izmailov; Carlos Saleiro (Hélder Postiga, 75 m) e Liedson (Bruno Pereirinha, 90 m). Treinador: Carlos Carvalhal. Suplentes não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Polga, Caneira, Matías Fernandez. Disciplina: cartões amarelos a Daniel Carriço (11 m), Miguel Veloso (40 m), Adrien Silva (51 m) e Abel (72 m). Golo: Carlos Saleiro (35 m).


Futebol – 14.ª jornada do Campeonato Nacional .
2009-12-19 Estádio Bento Pessoa (Figueira da Foz).
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Árbitros auxiliares: Luís Marcelino e Jorge Luz .
Resultado ao intervalo: 0-1.


fonte: www.sporting.pt

LIGA EUROPA - Hertha 1 x SPORTING 0


Injusto

O Sporting sofreu a primeira derrota na Liga Europa, no fecho da fase de grupos, não conseguido quebrar a tradição de não vencer em terras germânicas. No entanto, os «leões» mereciam algo mais pela atitude que apresentaram em Berlim. Apesar das temperaturas negativas no Estádio Olímpico, os «leões» conseguiram ser uma equipa empreendedora e solidária num jogo onde jogavam pelo prestígio e por terminarem esta fase da competição sem desaires.

Além da presença de Saleiro no ataque, destaque para os regressos de Pedro Silva e Tonel à defesa e de Adrien e Pereirinha ao meio-campo, na estrutura promovida por Carlos Carvalhal. O Sporting entrou a controlar o jogo, não deixando que as transições para o contra-ataque do Hertha surtissem efeito. Com pressão alta sobre o portador da bola, os «leões» iam obrigando o adversário a errar muitos passes. Faltou, contudo, maior apoio dos médios no último terço para ajudar Saleiro - o substituto de Liedson – a visar por mais vezes a baliza de Drobny.

A equipa «leonina» ia criando mais perigo pelo flanco direito, com as subidas de Pedro Silva e os rasgos em velocidade de Pereirinha, já que no lado esquerdo a clarividência foi manifestamente inferior na primeira parte. Um pouco por isso, Izmailov foi o “sacrificado” ao intervalo, entrando Simon Vukcevic. Os «leões» mantiveram o domínio das operações, gerindo a posse de bola, sempre com os alemães a espreitaram o erro. Mesmo sem conseguir criar grandes situações junto à área alemã, o Sporting pode-se queixar de um fora-de-jogo mal tirado a Saleiro (minuto 50), quando este ia ficar cara a cara com Drobny.

O Hertha, que não tinha criado um lance de golo iminente para a baliza de Patrício em 70 minutos, conseguiu chegar ao golo num desvio com o joelho de Kacar na pequena área, na sequência de uma bola parada. Um pouco antes, Patrício tinha negado com uma boa defesa o tento dos alemães a remate de Ramos, numa altura em que Carvalhal já poupava Pedro Silva (Abel) e Moutinho (Miguel Veloso). Até ao final do encontro, Saleiro, com uma grande rotação, dispôs da melhor ocasião para empatar a jogo, mas Drobny defendeu o remate do avançado «leonino» e o Sporting saiu de Berlim sem pontos.

Liga Europa – Grupo D – 6ª jornada

Estádio Olímpico em Berlim.
Árbitro: Aleksei Kulbakov
Árbitros assistentes: Vlachaslau Bykov e Serguei Tsinkevich.
Ao intervalo: 0-0

HERTHA: Drobny; Piszczek, Janker, Von Bergen, Pejcinovic, Kacar (Kringel, 85 m), Lustenberger, Cícero, Nicu (Kaká, 90 m); Wichniarek (Domovchiyski, 68 m) e Ramos.
Treinador:
Friedhelm Funkel.
Suplentes: Burchert, Bigalke, Perdedaj e Fardi.
Disciplina: cartão amarelo para Kacar (70 m).
Golo: Kacar (70 m).

SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva (Abel, 66 m), Tonel, Carriço, Grimi, João Moutinho (Miguel Veloso, 72 m), Adrien, Matias Fernandez, Bruno Pereirinha, Izmailov (Vukcevic, 45 m) e Saleiro.
Treinador: Carlos Carvalhal.
Suplentes: Tiago, Polga, Caneira e Postiga.
Disciplina: Cartão amarelo para Daniel Carriço (43 m) e Saleiro (81 m).

fonte: www.sporting.pt

Mexer: "Venho para o meu clube do coração"




Mexer assinou contrato por duas temporadas e meia com o Sporting. O jovem defesa-central de 21 anos proveniente do Desportivo de Maputo conheceu a Academia e garante que vai provar o seu valor para jogar em Alvalade. "Estou muito feliz e espero demonstrar a minha qualidade para me afirmar no Sporting. É um grande sonho jogar no Sporting até porque venho para o meu clube do coração. Conheço alguns jogadores da equipa, porque em Moçambique acompanhava os jogos do campeonato português", indicou.

O defesa-central salientou ainda que o Desportivo de Maputo é uma espécie de Sporting em Moçambique já que "aposta bastante no lançamento de jovens para a equipa principal". O internacional moçambicano foi dispensado do estágio da selecção, para rubricar o contrato com o Sporting, que se encontra a preparar a participação na CAN, competição que se realiza em Janeiro em Angola.

FONTE: www.sporting.pt

LIGA PORTUGAL - SPORTING 0 x Leiria 1








Pressão alta, mas sem golos

O Sporting pressionou bastante a equipa da União de Leiria, mas não conseguiu um resultado que o ajudasse a dar o tão desejado passo em frente.

Em dia de festa para os Núcleos, o Sporting não conseguiu entrar da melhor forma no jogo, protagonizando uma primeira metade sem conseguir chegar com grande perigo à baliza de Djuricic. Ao contrário, a União de Leiria tentava surpreender os «leões» e acabou por chegar ao golo, aos 27 minutos, por intermédio de Vinícius que, de cabeça, soube aproveitar um pontapé de canto apontado, na direita, por Marcos Soares. Aos 14 minutos, o Sporting já havia reclamado uma grande penalidade, num lance em que André Santos puxou a camisola de Matias Fernandes na área, mas o árbitro que o lance merecesse ser assinalado.

Mesmo assim, no primeiro tempo, foi a União que criou mais perigo. Aos 26 minutos, Ronny obrigou Rui Patrício a fazer uma grande defesa e, aos 20 minutos, Cássio efectuou um cabeceamento à trave. Os «leões» chegaram ao intervalo a perder por 0-1, mas entraram no segundo tempo mais pressionantes. 15 remates, 39 ataques e 10 pontapés de cantos acabaram por não ser suficientes para que os sportinguistas conseguissem virar o resultado.

Mais ameaçador, o Sporting obrigou a equipa de Leiria a recuar no terreno que acabou por realizar uma segunda metade à procura de não sofrer golos, preocupando-se muito pouco em criar perigo a Rui Patrício. Aos 60 e 62 minutos, Leiria e Sporting marcaram mas o árbitro assinalou fora de jogo. Aos 73 minutos, Pereirinha, bem posicionado, teve tudo para marcar, mas não conseguiu segurar a bola de forma a rematar com perigo. Aos 79 minutos, Liedson perante a marcação de três defesas leirienses conseguiu que a bola chegasse a Moutinho, mas este, de frente para a baliza, rematou muito ao lado. Aos 83 minutos, Izmailov na direita centrou para um pontapé fantástico de Liedson, mas o guarda-redes adversário conseguiu defender. Aos 86 minutos, Miguel Veloso cruzou para Liedson mas, mais uma vez, o guarda-redes adversário defendeu e, depois, já em período de descontos, Liedson tentou novamente a sorte, mas sem ser feliz.

Foi sem dúvida uma boa segunda parte dos «leões», com muita entrega, muita luta até ao último minuto, mas sem conseguir dar o tão desejado passo em frente.

Ficha de Jogo
Estádio José Alvalade
12 de Dezembro de 2009
Árbitro: Vasco Santos (Porto).


SPORTING: Rui Patrício; Abel, Carriço, Polga e Caneira (Pereirinha, 45 m); Miguel Veloso e João Moutinho; Izmailov, Matías Fernandez (Adrien Silva, 45m) e Vukcevic (Hélder Postiga, 73 m) e Liedson.
Treinador: Carlos Carvalhal.
Suplentes não utilizados: Tiago, Saleiro, Tonel e Grimi.
Acção disciplinar: Vukcevic (63 m) e Adrien Silva (52 m).


U. LEIRIA: Djuricic; Mamadou Tall, Bruno Miguel, Paulo Vinícius e Ronny; Marco Soares; André Santos, Silas (Hugo Gomes, 88 m) e Pateiro (Elias, 90+5 m); Tiago Luís (Pedro Cervantes, 68 m) e Cássio.
Treinador: Lito Vidigal.
Suplentes não utilizados: Hélder Godinho, Tiago Martins, Kalaba e Ouatarra.
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Pateiro (50 m) e Djuricic (79 m).
Golo: Vinícius (27 m).

fonte: www.sporting.pt

BOA SORTE COMPATRIOTAS!!!!

Edson Andre Sitoe (Mexer) e Zainadine Mulungo Junior passaram dia 7 de Dezembro pelo NUCLEO SPORTINGUISTA DE MOÇAMBIQUE antes da sua viagem para Portugal, onde irão tentar a sua sorte no nosso SPORTING.
O objectivo era essencialmente transmitirmos o nosso carinho e que é uma honra para Moçambique e para os sportinguistas de Moçambique vê-los a representar o nosso SPORTING.
BOA SORTE e cá estaremos para que o sucesso deles coincida com o sucesso do SPORTING.
BOA SORTE!!!

LIGA EUROPA - Setubal 0 x SPORTING 2








Liedson a ab

rir e a fechar



No Estádio do Bonfim, o Sporting regressou à vitórias no Campeonato Nacional e Liedson voltou aos golos. O «31» abriu o activo aos quatro minutos e fechou a contagem aos 88.

Para a curta deslocação a Setúbal, Carlos Carvalhal colocou Izmailov no «onze» e deixou Postiga no banco, deixando Liedson sozinho na frente do ataque, apoiado por Matias ao centro e por Veloso e Izmailov nas alas.

O primeiro tempo começou praticamente com o primeiro golo do encontro. Logo aos quatro minutos, Matias Fernandez, com um passe em profundidade, rasgou por completo a linha de três centrais do Vitória e desmarcou Liedson que, com o pé direito, não deu hipóteses a Nuno Santos.

Após o golo, o Sporting «pegou» no jogo e não deixava a equipa da casa sair para o ataque, muito por culpa da pressão que Liedson, Matias, Veloso e Izmailov faziam no meio-campo sadino.

Só aos 19 minutos, e depois de algumas oportunidades perigosas junto da baliza de Nuno Santos é que a equipa de Setúbal criou perigo na área «leonina», mas Rui Patrício opôs-se da melhor maneira ao cabeceamento de Keita.

Com o passar do tempo, a qualidade do jogo foi decaindo e foi com satisfação que os poucos adeptos que se encontravam no Bonfim viram o intervalo a chegar.

Para o segundo tempo, Carvalhal colocou Pereirinha no lugar de Izmailov; foi precisamente o internacional sub-21 o primeiro a criar perigo, ao aparecer na cara de Nuno Santos, após uma excelente assistência de Moutinho, mas o remate saiu com pouca força e Zoro conseguiu tirar quase em cima da linha.

Seguiu-se uma pequena reacção do Vitória que, por intermédio de Djikiné quase chegou ao empate, mas Rui Patrício voltou a ser gigante, evitando o golo sadino.

Tal como no final do primeiro tempo, assistia-se a um mau jogo de futebol, com muitos passes errados e poucas jogadas de perigo. Só a partir do minuto 65, na sequência da expulsão de André Pinto, é que os «leões» voltaram a mandar no jogo; com mais espaço para sair para o ataque, as oportunidades de golo foram-se sucedendo, mas foi depois de um erro clamoroso de Nuno Santos que o «levezinho» voltou a marcar; à passagem do minuto 88, o árbitro assitente assinalou fora-de-jogo a Liedson, mas Elmano Santos mandou seguir; o ex-guarda-redes do Sporting não percebeu e quando passava a bola para que um companheiro apontasse o livre, Liedson interceptou e, sem ninguém na baliza não teve dificuldade em fazer o 2-0 e fechar a contagem.

Vitória justa dos «leões», num fraco jogo de futebol.

V. Setúbal, 0-Sporting, 2
12.ª jornada do Campeonato Nacional
2009-12-07 - Estádio do Bonfim, Setúbal
Árbitro: Elmano Santos.
Árbitros assistentes: Celso Pereira e Nelson Moniz.
Ao intervalo: 0-1

V. Setúbal: Nuno Santos, Zarabi, Zoro, Rúben Lima, André Pinto, Alan, Zarabi, Sandro (Guilherme, 77 m), Álvaro Fernandez (Hélder Barbosa, 61 m), Djikiné, Luís Carlos (Lourenço, 77 m) e Keita.
Treinador: Manuel Fernandes

Não utilizados: Mário Felgueiras, Collin, Regula e Rui Fonte.

SPORTING: Rui Patrício, Abel, Carriço, Polga, Caneira, Adrien, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha, 45 m), Matias Fernandez (Postiga, 70 m), Miguel Veloso e Liedson (Saleiro, 90 m).
Treinador: Carlos Carvalhal
Não utilizados: Ricardo Batista, Pedro Silva, Saleiro, Tonel e Grimi
.

Disciplina: cartão amarelo a André Pinto (64 e 65 m), Zarabi (84 m) e Keita (90+2 m); cartão vermelho por acumulação a André Pinto (65 m).
Golos: Liedson (4 e 88 m)

FONTE: www.sporting.pt