LIGA EUROPA - Ventspils 1 x SPORTING 2

A um passo da qualificação




Paulo Bento apostou em Caicedo para fazer dupla com Liedson, na frente de ataque. Carlos Saleiro que foi titular frente ao Penafiel, na Taça de Portugal, ficou no banco, tal como Angulo, que cedeu o lugar a Matias Fernandez.

Em Riga registavam-se 6.º C na altura do início do encontro, temperaturas que raramente se registam em Lisboa. Mesmo assim, o frio não fez baixar o nível dos «leões» que aos cinco minutos marcaram o seu primeiro golo. O autor Miguel Veloso, de pontapé de canto, colocou a bola dentro da baliza adversária. Seguiu-se Liedson a tentar a sorte, mas desta vez o guarda-redes adversário, Aleksandrs Kolinko, conseguiu impedir que o avançado marcasse. A terceira grande oportunidade para os «leões» aconteceu, aos 11 minutos, com Vukcevic a rematar ao poste.

Aos 16 minutos, Caicedo também ficou a centímetros de marcar! O equatoriano recebeu a bola na área, ultrapassou o guarda-redes e, já de ângulo apertado, ainda rematou para a baliza. No entanto, o defesa Mihadjuks, sobre a linha, conseguiu cortar contra o poste. A bola ainda percorreu a linha de golo, mas não entrou.

Com uma boa agressividade, os «leões» mostraram sempre uma enorme vontade em aumentar o número de golos marcados. Matias Fernandez esteve perto de facturar, à passagem do minuto 26, mas rematou ao lado. Aos 43 minutos, o mesmo jogador rematou forte, mas o guarda-redes adversário impediu que os «leões» se adiantassem no marcador. A vantagem de um golo ao intervalo não espelhava a bela exibição dos «leões» na primeira parte. Os «pupilos» de Paulo Bento apresentaram-se em grande forma, lutando bastante, rematando vezes sem fim, mas sem a pontinha de sorte para concretizar os muitos remates perigosos que efectuaram.

No segundo tempo, os «leões», que tantas oportunidades tiveram para dar uma goleada, acabaram por sofrer o empate, à passagem do minuto 64, através de uma grande penalidade convertida por Juris Laizans. No lance, Tonel ao fazer um carrinho acabou por cometer falta sobre Gauracs e, depois, o número 10 do Ventspils não falhou o alvo. O golo deu mais confiança à equipa da casa que cresceu, tornou-se mais veloz e criou mais dificuldades aos «leões». Esse motivo levou Paulo Bento a apostar numa maior frescura à linha atacante, fazendo entrar, aos 73 minutos, Hélder Postiga para o lugar de Caicedo. Aos 63 minutos, o treinador já havia feito o mesmo no meio campo, quando substituiu Vukcevic por Pereirinha.

Aos 81 minutos, Liedson voltou a criar perigo para os «leões», mas a bola não levou a melhor direcção. Acabou por ser Moutinho que, aos 85 minutos, marcou o golo da vitória da turma «leonina». Um belo golo que começou nos pés de Angulo. O espanhol assistiu o «capitão» que recebeu a bola de cabeça, ao mesmo tempo que tirou o defesa adversário do seu caminho e, de primeira, rematou forte para o fundo da malhas de Kolinko.

Esta vitória deixou o Sporting a um passo de marcar presença na segunda fase da Liga Europa.

Ficha de jogo

Estádio Skonto, em Riga (Letónia).
22 de Outubro de 2009
Árbitro: Sacha Kever (Suiça).
Auxiliares: Raffael Zeder e Devis Dettamanti.
4.º Árbitro: Alain Bieri.

VENTSPILS – Aleksandrs Kolinko; Chirkin, Mihadjuks, Kosmacovs (Zigajevs, 62 m), Zamperini, Ndeki, Ronny Hodel, Butriks (Visnakovs, 54 m), Juris Laizans (Vitalijs Astafjevs, 83 m), Tigirlas e Gauracs.
Treinador: Nunzio Zavettieri.
Suplentes não utilizados: Chesnovski, Solovjovs e Dedov e Eduards Visnakovs.
Golo: Juris Laizans (64 m g.p.).


SPORTING – Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Matias Fernandez (Angulo, 79 m), Simon Vukcevic (Pereirinha, 63 m), Felipe Caicedo (Hélder Postiga, 73 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, André Marques, Pedro Silva e Carlos Saleiro.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Angulo (87 m), Liedson (89 m).
Golo: Miguel Veloso (5 m) e João Moutinho (85 m).

Fonte: http://www.sporting.pt/

Sem comentários: