FC Porto 1 - SPORTING 0




....ENFIM....

Sporting e FC Porto encontraram-se, na sexta jornada da Liga, para disputarem o primeiro clássico da época: uma partida equilibrada, que terminou com os «leões» reduzidos a nove elementos, por expulsão de Polga e Miguel Veloso.

O clássico do Dragão não teve um bom início para o Sporting, que aos três minutos viu Falcão a marcar o primeiro e único tento da partida. Depois de conseguir sacudir a pressão inicial do FC Porto, os «leões» equilibraram a partida, podendo ter chegado ao empate. Matias Fernandes e Postiga podiam ter marcado. O médio «verde e branco» viu Helton negar-lhe o golo, enquanto que o avançado cabeceou ao poste.

Já mesmo no final da etapa inicial, Miguel Veloso marcou um livre para o segundo poste, onde apareceu Álvaro Pereira para aliviar a bola, no entanto o esférico ia entrando na baliza portista, valendo Helton, que defendeu em cima da linha de golo.

A abrir o segundo tempo, Paulo Bento mexeu na equipa tirando Grimi e pondo Pereirinha – Miguel Veloso recuou para defesa esquerdo. Os «leões» entraram bem, mostrando carácter para darem a volta ao marcador. Mas, aos 52 minutos viram Duarte Gomes expulsar Polga, mostrando ao central do Sporting o segundo cartão amarelo, por grande penalidade cometida sobre Hulk.

Falcão foi chamado para converter o castigo máximo, mas Rui Patrício defendeu, não permitindo que o FC Porto aumentasse a vantagem. Aliás, o guardião do Sporting foi uma das figuras do jogo, por ter feito excelentes defesas não só no primeiro tempo, como na segunda parte, permitindo assim que os colegas lutassem pela reviravolta no marcador. Reduzido a 10 elementos, o Sporting continuou a lutar de igual para igual com a equipa da casa.

Os «leões» mostraram segurança, partiram bem para o ataque, mas a bola acabou por não entrar na baliza portista. Duarte Gomes terminou mal a noite, depois de expulsar Miguel Veloso – o primeiro amarelo que mostrou ao médio «leonino» foi mal exibido – e Paulo Bento. Com estas decisões, Duarte Gomes mostrou dualidade de critérios no campo disciplinar, fazendo com que o Sporting, que lutou até ao final por sair do Dragão com outro resultado, terminasse a partida reduzido a nove elementos.

Liga Sagres – 6.ª jornada
Local: Estádio Dragão
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)
Árbitros assistentes: Venâncio Tomé e José Lima
Resultado ao intervalo: 1-0
26 de Setembro de 2009

FC Porto: Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira, Fernando, Raul Meireles (Valeri, 82 m), Belluschi, Mariano (Tomás Costa, 70 m), Hulk e Falcão (Farías, 78 m).
Treinador: Jesualdo Ferreira.
Não utilizados: Beto, Sapunaru, Maicon e Guarín
Disciplina: Cartão amarelo a Raul Meireles (12 m), Fucile (58 m), Bruno Alves (64 m), Tomás Costa (79 m)
Golos: Falcão (3 m)


Sporting: Rui Patrício, Abel, Daniel Carriço, Polga, Grimi (Pereirinha, 45 m), Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic, Matias Fernandez (Tonel, 55 m), Liedson e Hélder Postiga (Caicedo, 78 m)
Treinador: Paulo Bento.
Não utilizados: Tiago, Adrien, Angulo e Yannick.
Disciplina: Cartão amarelo a Miguel Veloso (25 m e 90 m) e a Polga (33 m e 52 m), Abel (36 m); Cartão vermelho a Polga (52 m) e a Miguel Veloso (90 m)

Fonte: http://www.sporting.pt/

Sem comentários: