Rio Ave 0 x SPORTING 1











Positivo

O Sporting venceu em Vila do Conde com um golo de Simon Vukcevic e está praticamente nas meias-finais da Taça da Liga.

O montenegrino entrou na segunda parte e deu três pontos ao Sporting, com um golo ao minuto 87, ainda que em posição irregular, na sequência de um remate de Hélder Postiga.

Paulo Bento deu minutos e ritmo competitivo a mais de “meia equipa”, apenas mantendo Moutinho e Postiga em relação à estrutura que bateu, no último jogo, o Marítimo em Alvalade. Regressos de Tiago, Daniel Carriço (cumpriu castigo) e Tonel (após paragem por lesão), numa defesa completamente renovada com Pedro Silva e Ronny nas laterais. Um meio campo cheio de juventude com Adrien, Pereirinha e Moutinho, ficando o argentino Romagnoli na posição 10. Na frente, Postiga e Tiuí – o brasileiro saiu lesionado na segunda parte, entrando Vukcevic que haveria de decidir a partida.

Carlos Brito manteve praticamente a equipa que defrontou o Belenenses. No miolo Wires rendeu Delson e, na frente, entradas de Tarantini e Ronaldo na frrente, para os lugares de Henrique e Chidi.

O Rio Ave deu a iniciativa de jogo aos «leões» que tentaram desde cedo garantir o controlo da partida, num palco sempre complicado onde o Sporting já havia vencido com um golo de Liedson – um dos poupados da noite – para o campeonato. A formação verde e branca teve mais bola, mas foi por vezes pouco lesta na circulação, tendo algumas dificuldades para garantir desequilíbrios nas faixas laterais. Apesar de pouco incisivo em termos ofensivos, aos poucos o Sporting tomou conta do jogo, acercando-se com maior perigo junto das redes de Paiva. Quase sempre com Pereirinha e Moutinho a servirem bem o último passe, na frente saltou à vista a pouca clarividência no momento de atirar à baliza, que inviabilizou um golo verde e branco ainda antes do intervalo. A defender o Sporting esteve sempre melhor, graças ao bom posicionamento da novel dupla Carriço/Tonel e à segurança de Tiago. Aliás, o jovem central dispôs da melhor situação na primeira parte, num cabeceamento desviado por Paiva.

No segundo tempo, entre a vontade de querer mostrar serviço e a lesão de Tiuí (rendido por Vukcevic perto do quarto de hora), o Sporting só passou a dominar claramente com os “ventos” vindos de Leste. Izmailov e Vukcevic deram maior profundidade ao conjunto «leonino» e os «leões» rapidamente ameaçaram por Postiga, após assistência do montenegrino, num remate que saiu ao lado das redes de Paiva. Jorge Sousa, curiosamente o mesmo juiz que apitou o encontro da Liga Sagres em Alvalade entre «leões» e vilacondenses, teve desta vez a “síndrome dos cartões adormecidos”.

À meia hora poupou Tarantini com o segundo amarelo - após entrada dura sobre Pedro Silva – e também não puniu a entrada de Livramento sobre Moutinho. Depois um erro do auxiliar, validando o golo a Vukcevic passou a ser a nota mais negativa do trio de arbitragem, a ter influência no resultado.

Numa partida bastante competitiva e de elevado grau de exigência para as duas equipas, o Sporting acabou por alcançar um importante triunfo em Vila do Conde. No próximo domingo em Alvalade, os «leões» defrontam no último jogo do Grupo B, o Paços de Ferreira.

Taça da Liga – Carlsberg Cup
Grupo B
2009-01-14
Estádio dos Arcos, em Vila do Conde
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Árbitros assistentes: José Luís Melo e António Vilaça
Ao intervalo: 0-0

RIO AVE: Paiva; Miguel Lopes (Vítor Gomes, 76 m), Gaspar, Bruno Mendes, Rogério Matias, André Vilas-Boas, Wires, Tarantini, Livramento (Niquinha, 67 m), Evandro e Ronaldo (Chidi, 63 m).
Treinador: Carlos Brito
Suplentes não utilizados: Mora, Jorge Humberto, Henrique e Semedo.
Disciplina: Cartão amarelo para Tarantino (18 m) e Paiva (89 m).

SPORTING: Tiago; Pedro Silva, Daniel Carriço, Tonel, Ronny (Grimi, 79 m), Adrien, Pereirinha, Romagnoli (Izmailov, 69 m), João Moutinho, Postiga e Tiuí (Simon Vukcevic, 58 m).
Treinador: Paulo Bento
Suplentes não utilizados: Ricardo Baptista, Caneira, Pedro Mendes e Wilson Eduardo.
Disciplina: Cartão amarelo para Hélder Postiga (25 m)
Golo: Simon Vukcevic (87 m).

Sem comentários: