BARCELONA 3 - SPORTING 1

16-09-2008
Sporting acreditou

Os «leões» não tiveram tarefa fácil em Camp Nou, mas o golo de Tonel causou sensação junto dos sportinguistas que acreditaram sempre que poderiam chegar, pelo menos, à igualdade.O Sporting deslocou-se ao difícil Estádio do Barcelona para disputar a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2008/09, onde começou por actuar em 4x4x2 losango, mas mais concentrado defensivamente, de forma a impedir que os atacantes espanhóis conseguissem chegar ao golo.Rui Patrício, aliás, não teve tarefa fácil, mas acabou por fazer bom uso do seu potencial, quando impediu, por várias vezes, que os atacantes adversários marcassem nos minutos iniciais.
Foi Messi, Thierry Henry, Eto'o e outros mais que tentaram surpreender o "miúdo", mas em bom uso da verdade, também o miúdo foi um senhor entre os postes, quando na primeira parte, permitiu apenas um golo, sem culpas no cartório, à passagem do minuto 21. O golo foi marcado por Rafael Márquez, após um pontapé de canto apontado na esquerda por Iniesta, com o mexicano a aproveitar a falta de marcação e a cabecear para o fundo da baliza «leonina». Rui Patrício ainda saltou, mas a bola entrou junto ao seu poste direito.Aos 31 minutos, o Sporting tentou surpreender através de Fábio Rochemback que rematou forte, através de um livre junto à área do Barcelona, obrigando o guarda-redes Valdés a fazer uma defesa difícil.Na segunda parte o Sporting tentou o futebol mais directo e, aos 49 minutos, esteve perto de igualar o marcador. Yannick Djaló lançou Derlei, mas este acabou por ter dificuldades em dar seguimento à jogada.
O Sporting crescia, começava a causar perigo e quando o jogo ainda estava em aberto, aos 62 minutos, o árbitro francês, assinala uma grande penalidade, diga-se que muito forçada, castigando um toque, muito suave, de Abel sobre Eto'o. O mesmo converteu o lance, fazendo o segundo golo do Barcelona.Com dois golos de desvantagem, Paulo Bento tenta o tudo por tudo e mexe na sua equipa. Faz entrar Hélder Postiga e Miguel Veloso e dá indicações para que João Moutinho jogue na posição dez. As alterações do técnico deram os seus frutos, já que o golo do Sporting teve início num belíssimo cruzamento de Miguel Veloso, aos 71 minutos, com Tonel a receber a bola e a marcar sem problemas. O Sporting subia de rendimento, mostrava uma maior qualidade no passe e uma enorme capacidade de luta. Bento ainda tenta o empate e lança Pereirinha que sempre mostrou boas capacidades ofensivas. Estava ainda tudo em aberto e, foi como um tiro no peito que Xavi matou o jogo, aos 87 minutos. O lance do terceiro golo do «Barça» teve início num cruzamento de Iniesta, com Xavi a acertar no alvo.Os «leões» perderam uma «batalha», mas não a «guerra». Este foi apenas o primeiro jogo da fase de grupos da «Champions» e ainda há muito tempo para recuperar.
O Barcelona, por sua vez, terá que reconhecer que o Sporting é um adversário capaz e que em Alvalade tudo fará para lhe responder à letra.
LIGA DOS CAMPEÕES 2008/09(1.ª jornada do Grupo C)
Estádio: Camp Nou, em Barcelona
Árbitro: Laurent Duhamel (França)
BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Puyol (Sylvinho, 88 m), Márquez e Piqué; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Eto'o (Touré, 65 m) e Thierry Henry (Pedro Rodríguez, 75 m)Treinador: Pep GuardiolaSuplentes não utilizados: Pinto, Cáceres, Pedro Rodríguez, Bojan e GudjohnsenAcção disciplinar: Cartão amarelo para Piqué (69 m). Golos: Rafael Márquez (21 m), Eto'o 62 m g.p.) e Xavi (87 m).
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Anderson Polga e Marco Caneira (Pereirinha, 79 m); João Moutinho, Fábio Rochemback, Izmailov e Romagnoli (Miguel Veloso, 64 m); Derlei e Yannick (Hélder Postiga, 62 m).Treinador: Paulo BentoSuplentes não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Pereirinha, Rodrigo Tiuí Acção disciplinar: Cartão amarelo para Rochemback (85 m). Golo: Tonel (71 m).

Sem comentários: