SPORTING 3 - Nacional 1




SPORTING DESPEDE-SE COM UMA VITÓRIA

O Sporting terminou a época com mais uma vitória no campeonato. Derlei e Romagnoli fizeram os três golos dos «leões». A noite foi igualmente inesquecível para o jovem Renato Neto que se estreou na equipa principal.

Já com o segundo lugar garantido, a maior dor de cabeça de Paulo Bento foi a de gerir o Plantel face ao número de ausências. O técnico tinha aptos apenas 13 jogadores do seu grupo de trabalho. Ausentes estiveram Rochemback, Izmailov, Ricardo Batista, Vukcevic, Caneira e Grimi (lesionados) e ainda João Moutinho, Pedro Silva, Miguel Veloso, Postiga e Abel (castigados). Desta forma foram chamados à equipa principal quatro jogadores da equipa de juniores: Cédric Soares, Rabiu, Renato Neto e Diogo Amado.

Ambas as equipas apresentaram-se em 4x4x2 losango. O Sporting jogou com Rui Patrício na baliza, Tonel e Polga foram a dupla de centrais, com Bruno Pereirinha no lado direito da defesa e Ronny no lado esquerdo. No que diz respeito ao meio-campo, Daniel Carriço actuou como médio mais defensivo, enquanto que Adrien Silva e Romagnoli jogaram como médios direito e esquerdo respectivamente. Por sua vez, Yannick Djaló jogou como médio mais ofensivo e na frente de ataque actuaram os habituais Derlei e Liedson.

O encontro começou «rasgadinho». Aos 11 minutos já se contabilizavam três golos na partida. Derlei marcou primeiro, aos 3 minutos, numa jogada que teve início nos pés de Daniel Carriço, este tocou para a direita onde se encontrava Bruno Pereirinha, com o defesa a cruzar de forma perfeita para o cabeceamento do avançado sportinguista. Muito inspirado o «ninja» dilatou a vantagem «leonina» à passagem do minuto 7. No lance, Ronny, cruzou para a área, Felipe Lopes ainda tentou desviar a bola de cabeça, mas esta acabou por ficar na posse de Derlei que não falhou o alvo. O Nacional respondeu, através de Nené que desferiu um forte remate, de muito longe, aos 11 minutos, não dando qualquer hipótese de defesa a Rui Patrício.

Depois do 2-1 no marcador, o Nacional começou a ser mais perigoso, equilibrou o jogo, dificultando, por isso, a tarefa aos «leões». Derlei ainda teve a oportunidade de fazer o «hat-trick» após cruzamento de Yannick Djaló, aos 25 minutos, mas rematou por cima da baliza de Bracalli.

No segundo tempo, a equipa manteve-se equilibrada, embora tenha sido o Sporting a procurar mais o golo. Yannick Djaló e Derlei tiveram perto de marcar, aos 48 e 53 minutos, mas o primeiro viu a bola ser defendida por Bracalli e o segundo viu ser-lhe mal assinalado um fora-de-jogo.

Aos 60 minutos Nené voltou a criar perigo junto da baliza «leonina», mas acabou por falhar o alvo. Seguiu-se outra oportunidade para os «leões». Liedson serviu Derlei que tentou marcar de pontapé de bicicleta, mas acertou mal na bola e perdeu a possibilidade de fazer o terceiro tento «verde e branco».

Derlei e Liedson deram um árduo trabalho à defensiva contrária. O «levezinho» acabou por sair da partida, aos 80 minutos, queixando-se do joelho esquerdo. O jogador saiu da partida com uma belíssima ovação por parte dos adeptos do Sporting.

Aos 86 minutos, Renato Neto estreou-se na equipa principal. O médio da equipa de juniores substituiu Derlei, que tal como Liedson foi aplaudido de pé por todos os sportinguistas.

Para um fechar de jogo em grande, os «leões» ainda voltaram a marcar. Rodrigo Tiuí foi carregado em falta na grande área madeirense, por Felipe Lopes e Romagnoli converteu a grande penalidade no resultado final de 3-1.

Ficha de jogo
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)

SPORTING – Rui Patrício; Bruno Pereirinha, Tonel, Polga e Ronny; Daniel Carriço, Adrien Silva, Romagnoli e Yannick Djaló; Derlei (Renato Neto, 82 m) e Liedson (Rodrigo Tiuí, 82 m).
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Cédric Soares, Rabiu Ibrahim e Diogo Amado.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Derlei (25 m), Bruno Pereirinha (42 m) e Adrien Silva (79 m).
Golos: Derlei (3 e 7 m) e Romagnoli (90 m g.p.).

NACIONAL – Rafael Bracalli; Patacas, Maicon, Felipe Lopes; Alonso; Cléber, Leandro Salino (Fabiano, 59 m), Luís Alberto e Ruben Micael (João Aurélio, 45 m); Nené e Mateus (Miguel Fidalgo, 71 m).
Treinador: Manuel Machado
Suplentes não utilizados: Douglas, Halliche, Nuno Pinto, e Bruno Amaro.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Ruben Micael (6 m), Maicon (49 m) e Luís Alberto (77 m).
Golo: Nené (11 m).


Sem comentários: