Maritimo 1 - SPORTING 2






Liedson e C.ª garantem mais três pontos

O goleador «leonino» bisou (25 e 73 m) no Estádio dos Barreiros, garantindo a vitória mesmo com a equipa a jogar 35 minutos com menos um jogador.

Na visita à Madeira, Paulo Bento surpreendeu e colocou quatro avançados de raiz no «onze», com Yannick Djaló no vértice esquerdo do losango – dando-lhe maior profundidade – e Hélder Postiga nas costas de Liedson e de Derlei. Tiago na baliza – excelente exibição, revelando segurança e frieza perante os remates adversários, não tendo qualquer hipótese no golo de Olberdam e Ronny na lateral esquerda foram as outras novidades de uma equipa que «começou em cima» do Marítimo, com Liedson, logo no primeiro minuto, a aparecer solto, descaído para a direita, a rematar cruzado, com a bola a passar muito perto da baliza de Marcelo Boeck. O Marítimo respondeu e Polga cortou sobre a linha de golo um cabeceamento de Marcinho, numa fase em que a velocidade dos dois atacantes insulares causaram alguns problemas à defensiva «leonina».

Liedson «voltou ao jogo» aos 25 minutos, cedendo um passe de Derlei, após erro do central Fernando Cardozo, inaugurando o marcador com um remate de pé direito à entrada da área. Em vantagem, o Sporting «arrefeceu» o ritmo de jogo, com os minutos da primeira parte a esgotarem-se em lances a meio-campo.

No reatamento, Carvalhal – que somou o nono jogo consecutivo, em 10 que treina a equipa, sem vencer – lançou o veloz Baba e a partida animou com 10 minutos em que ambas as equipas tiveram oportunidades para chegar ao golo, valendo ao Sporting a atenção de Tiago. Após a expulsão de Abel (55 m e consequência do critério apertado de Jorge de Sousa para os jogadores do Sporting), a equipa «leonina» reformulou-se num 4x4x1 – com Yannick a fazer a ligação do meio campo a Liedson, surgindo Pereirinha e Adrien nos lugares de Derlei e Postiga. E em inferioridade numérica Liedson voltou a «castigar» os erros dos adversários, ao aproveitar um cruzamento da direita para, após recepção de calcanhar e uma hesitação do seu marcador directo, marcar o segundo num remate rasteiro de pé esquerdo.

Até ao final, o Marítimo foi tentando reentrar no jogo, conseguindo apenas reduzir a desvantagem, num remate indefensável de Olberdam de fora da área.

Em suma, foi m ais uma vitória, a oitava nas últimas nove partidas, para a equipa de Paulo Bento, que termina agora o castigo da Liga.

Com mais estes dois golos, Liedson recoloca-se na luta pelo título de melhor marcador, estando agora a dois do brasileiro Néné, que visita Alvalade na próxima e derradeira jornada do campeonato.

Marítimo, 1
Marcelo; Paulo Jorge, João Guilherme, Fernando Cardozo e Luís Olim (Takahito Soma, 77 m); Olberdam, Bruno (Baba, 45 m), Miguelito e João Luíz; Djalma (Manú, 61 m) e Marcinho. Treinador: Carlos Carvalhal. Suplentes não utilizados: Cristopher, Gutierrez, Briguel e Fernando. Disciplina: Olberdam (74 m) e Paulo Jorge (81 m). Golo: Olberdam (90 m).
SPORTING, 2
Tiago; Abel, Polga, Tonel e Ronny; Miguel Veloso (Daniel Carriço, 90 m), João Moutinho, Yannick Djaló e Hélder Postiga (Adrien, 69 m); Derlei (Pereirinha, 60 m) e Liedson. Treinador: Paulo Bento. Suplentes não utilizados: Rui Patrício, Romagnoli e Rodrigo Tiuí. Disciplina: cartões amarelos a Hélder Postiga (14 m), Abel (39 e 56 m), Anderson Polga (58 m) e Miguel Veloso (79 m). Cartão vermelho a Abel (56 m). Golos: Liedson (25 e 73 m).


Futebol – 29.ª jornada do Nacional.
2009-05-16 Estádio dos Barreiros.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Árbitros auxiliares: José Ramalho e José Luís Melo.
Resultado ao intervalo: 0-1.

Fonte: www.sporting.pt

Sem comentários: