CAÇA À TAÇA - RESULTADOS









FOI COM GRANDE ALEGRIA
QUE O DIA 18 SE VIVEU
REVER ARMANDO MANHIÇA
QUE COMO IDOLO VOCÊ CONHECEU
.
FOI UM DIA DE FESTA
E INICIOU LOGO NO COMEÇO DO DIA
COM UM PUZZLE AUTOMOBILISTICO
QUE ACABOU PERTO DO MEIO-DIA
.
OS CARROS ERAM VINTE
A CONTROLAR O TEMPO E OBSERVAR
TAMBÉM HOUVE ACTIVIDADES
E PEDIDOS QUE TINHAM DE ARRANJAR
.
SEGUIU-SE O ALMOÇO CONVIVIO
ENTRE SPORTINGUISTAS E PORTISTAS
MAS POR LÁ TAMBÉM HAVIA
OUTROS AMIGOS ... DESPORTISTAS
.
APÓS O ALMOÇO VEIO A EXPECTATIVA
DE QUEM A TAÇA IA GANHAR
MAS PRIMEIRO FORAM OS LEILÕES
PARA O FUNDO DO ARMANDO JUNTAR
.
OBRIGADO AOS DONATIVOS
QUE FORAM EM GENEROS RECEBIDOS
MAS DEPOIS DOS LEILÕES
EM DINHEIRO FORAM CONVERTIDOS
.
E OS VENCEDORES FORAM ANUNCIADOS
E PARABÉNS AOS SPORTINGUISTAS
GANHARAM EM INDIVIDUAL E EQUIPA
COM PALMAS DOS NOSSOS AMIGOS PORTISTAS
.
E JÁ FICOU MARCADO
EM AGOSTO OUTRO EVENTO
A SUPERTAÇA É O MOTIVO
DE REPETIR ESTE ACONTECIMENTO
.
NO FINAL DO DIA VEIO A OUTRA TAÇA
QUE NO NUCLEO CERCA DE 200 FESTEJARAM
E DEPOIS DO APITO FINAL
PELA CIDADE MUITO APITARAM
.
OBRIGADO AO PATROCINADOR VODACOM
QUE DE AZUL E VERDE O DIA COLORIU
E FOI UM DIA DE TUDO BOM
QUE SPORTINGUISTAS E PORTISTAS UNIU
.
AO NOSSO PATRONO ARMANDO
QUE NOS DOIS CLUBES ESTEVE A JOGAR
SPORTING E PORTO NÃO SE ESQUECEM
E NO FUTURO O IREMOS APOIAR

CONVOCATÓRIA

1. Convocam-se os membros do núcleo Sportinguista de Moçambique, nos termos do n°2, do artigo 22, do Estatuto, para uma reunião da Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 04 de Junho de 2008, pelas 17.30H, na sede social do núcleo sita na Av. Tomás Nduda, n°1214 e com a seguinte agenda de trabalhos:

a) análise da situação financeira do núcleo;
b) propostas para a rentabilização do núcleo.

2. A reunião realiza-se em 2ª convocatória, às 18:00H, com o número de membros presentes, ou representados, se a hora marcada não existir quórum para efeito.

3. Só participam na AGE os membros que tiverem a quotas em dia, o que poderá fazê-lo até às 16:30H do dia 04.06.08.



Maputo, 09 de Maio de 2008


O Presidente da Assembleia Geral



____________________________
Dr. Abdul Carimo Mahomed Issá

REGULAMENTO - CAÇA À TAÇA


Artigo 1
O Puzzle Automobilístico “CAÇA À TAÇA” é organizado pela CFCPM (Casa do Futebol Clube do Porto de Maputo) e o NSM (Núcleo Sportinguista de Moçambique) e realiza-se no dia 18 de Maio de 2008.

Artigo 2
Os concorrentes admitidos serão exclusivamente aqueles que fizerem as suas inscrições na CFCPM e NSM, e as mesmas só serão validadas depois de se ter procedido ao pagamento da taxa de inscrição de 1000mt (mil meticais).

Artigo 3
Os concorrentes deverão preencher a ficha de inscrição, que será entregue no acto do pagamento na CFCPM ou no NSM. Qualquer alteração à ficha de inscrição deverá ser comunicada no local onde procedeu à inscrição até ao dia 16 de Maio de 2008, as 16h.

Só serão aceites as inscrições de um máximo de 20 (vinte) viaturas na CFCPM e um máximo de 20 (vinte) viaturas no NSM.

Artigo 4
As inscrições devem ser feitas directamente nas instalações da CFPM, sita no recinto da FACIM, Pavilhão 67, ou no NSM sito na Av Tomas Nduda, 1214, a partir do dia 5 de Maio de 2008

Artigo 5
Para que a inscrição seja válida deverá ser feita em impresso próprio fornecido pela Organização e além de certificado deverá estar paga. Não serão aceites inscrições sem o respectivo pagamento da taxa de inscrição.

Artigo 6
Todas as omissões ou falsas declarações inseridas na ficha de inscrição implicam a sua regularização atempada ou consequente desclassificação.

Artigo 7
Todos os pilotos deverão estar munidos de carta de condução válida para o território de Moçambique.

Artigo 8
Nenhum concorrente poderá ausentar-se do local de partida quinze minutos que antecedem o início da prova, sob pena de desclassificação.

Artigo 9
A equipa concorrente, deverá ser composta pelo piloto, co- piloto e o máximo de 2 (dois) acompanhantes, devendo toda a equipa efectuar a totalidade do percurso da prova no veiculo inscrito, sob pena de eliminação.


Artigo 10
A numeração a ser atribuída a cada veículo é por ordem de ficha de inscrição certificada pela organização, e a será de 1 (um) a 40 (quarenta) sendo os números atribuídos à CFCPM os impares e ao NSM os pares. Os números serão distribuídos aos concorrentes 30 minutos antes do início da prova.

Serão distribuídos 1 hora antes da partida as camisetes oficiais do evento, cujo uso por cada um dos concorrentes tem carácter obrigatório durante toda a prova.


Artigo 11
Os veículos deverão colar, obrigatoriamente, nas duas portas da frente, o número que lhes foi atribuído no sorteio pela organização, devendo mantê-lo colado durante e até ao final da prova.

Artigo 12
As cartas de prova serão distribuídas 60 segundos antes da sua partida.

Artigo 13
As cartas serão constituídas por uma descrição do percurso a ser seguido pelos concorrentes e por um questionário ao qual os concorrentes deverão responder.

Artigo 14
Serão consideradas únicas e exclusivamente as respostas que coincidam com as da organização da prova.

Artigo 15
A prova terá um percurso de cerca de 40 km, tendo os concorrentes a obrigatoriedade de utilizar o itinerário mencionado na carta (estimativa de média horária de 20 km/hora).

Artigo 16
Não deverão ser consideradas como possibilidade de circulação as vias cuja sinalização proíba a circulação, bem como as que dêem acesso a fábricas, entidades ou propriedades privadas.

Artigo 17
É OBRIGATÓRIO CUMPRIR O CÓDIGO DA ESTRADA

Artigo 18
Não serão compensados atrasos devidos a passagens de nível, desvios de itinerário, obras na estrada, desabamentos de terras ou árvores, ou outros.

Artigo 19
A partida será dada na Av 10 Novembro, junto da entrada da FACIM. O participante com o número 1 partirá às 10h01m, seguindo-se-lhe os outros concorrentes por ordem crescente com intervalos de 60 segundos.

Artigo 20
A hora oficial da prova será fornecida pelo relógio de partida.

Artigo 21
Haverá controlo do horário de partida, chegada e de passagem nos postos de controlo secretos.

Artigo 22
A organização reserva-se o direito de não montar todos os postos de controlo, sem que para isso seja necessário avisar os participantes.

Artigo 23
Todos os controlos serão montados com antecedência de meia hora antes da hora ideal de passagem do primeiro concorrente e permanecerão meia hora após a hora ideal de passagem do último concorrente.

Artigo 24
No controlo de chegada os concorrentes deverão chegar à hora ideal indicada na carta de prova, ao MINUTO EXACTO.

Artigo 25
A organização declina todas as responsabilidades pelos acidentes que os participantes possam causar, ou ser-lhes causados, durante a prova, assim como as infracções às leis e códigos em vigor.

Artigo 26
Será eliminado em qualquer altura da prova o participante que:
For acompanhado em toda a prova ou em parte do percurso por qualquer veículo de apoio.
Não efectuar a partida para a prova no horário designado pelo sorteio, salvo motivo imprevisto, que a organização deva considerar.
Cometer alguma fraude tendente a falsear o espírito do regulamento.
Exigir referências ou esclarecimentos aos comissários da prova sobre respostas ás perguntas, o número ou localização dos controlos.

Artigo 27
Todo o concorrente será penalizado em:
20 pontos – por cada minuto de atraso.
40 pontos – por cada minuto de adiantamento
50 pontos – por cada pergunta de cultura geral errada / não respondida
100 pontos – por cada pergunta de observação errada / não respondida
200 pontos – por cada posto de controlo de passagem secreto em falta
500 pontos – por cada elemento do veiculo que seja apanhado sem a camisete oficial da prova vestida
Haverá bonificações nas:
Actividades existentes nos controlos de passagem (variável)
Pedidos a serem efectuados (variável)

Artigo 28
As classificações serão atribuídas em função de menor número de pontos de penalizacão totalizados por cada equipa participante.
Haverá 4 tipos de classificações:
Geral (vencerá o concorrente com o menor numero de pontos de penalização)
Equipa (vencerá a CFCPM ou o NSM em função do somatório das pontuações dos veículos de cada instituição. De referir que o numero de veículos da CFCPM e NSM serão de igual numero)
CFCPM (vencerá o concorrente que seja sócio da CFCPM com o menor numero de pontos de penalização)
NSM (vencerá o concorrente que seja sócio do NSM com o menor numero de pontos de penalização)
AZELHA (concorrente com o maior numero de pontos de penalização)

Artigo 29
Em caso de empate dar-se-á preferência à equipa que passou pelo maior número de controlos, depois à que acertou o maior número de perguntas, satisfez o maior número de pedidos e por fim aquela que chegou mais próximo da hora ideal de chegada. Caso o empate subsista será feito um sorteio.

Artigo 30
Os prémios serão atribuídos no local da meta do Puzzle Automobilístico, onde haverá um almoço convívio (programa de encerramento).
Artigo 31
Os casos omissos neste regulamento serão da exclusiva responsabilidade e competência da organização.


COMUNICADO NUCLEO SPORTINGUISTA DE MOÇAMBIQUE E CASA DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO DE MAPUTO

A final da Taça de Portugal entre o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal, a realizar-se no dia 18 de Maio de 2008, despertou na Casa do Futebol Clube do Porto de Maputo e no Núcleo Sportinguista de Moçambique a ideia de proporcionar aos portistas e sportinguistas um convívio ao longo do dia, que em resumo se concretizará na realização de um puzzle automobilístico com o tema CAÇA À TAÇA e um almoço de confraternização. Dentro do programa de homenagem a uma antiga gloria do Porto e Sporting, Armando Manhiça, aproveitamos este dia para lhe proporcionar uma de várias homenagens e iremos considerar esta gloria do desporto como patrono do evento.

Este evento terá lugar a 18 de Maio de 2008 e contamos com a sua participação, senão no puzzle que seja no almoço de confraternização.

Este Puzzle Automobilístico, a realizar dentro do perímetro da cidade de Maputo, tem como objectivo, não a velocidade, mas sim o testar da capacidade de orientação, sentido de observação e cultura geral de cada participante assim como do seu espírito desportivo. Não será um teste à velocidade, pois o percurso, com um total de 40 Km a realizar em cerca de 2 horas, deverá ser feito a uma média horária de cerca de 20Km/hora.

O limite máximo de veículos a participar neste puzzle automobilístico será somente de 40, pelo que será apenas possível aceitar as primeiras 40 inscrições recebidas na organização. No entanto, caso a sua inscrição não seja recebida atempadamente, ou não lhe seja possível participar, teremos ainda muito prazer em que participe no almoço volante de confraternização a realizar às 13h00m no complexo Zambi, onde serão divulgados os vencedores.

Para este percurso mistério, cada participante receberá uma carta de prova, com uma descrição do percurso, perguntas de observação e cultura geral. Haverá postos de controlo na partida, na chegada e outros de passagem secretos.

Ferramentas de apoio
Para o percurso da prova aconselhamos que transportem 1 dicionário ou enciclopédia e uma máquina de calcular. Caso não tenha auto rádio no veículo a usar, será necessário levar um rádio.

Percurso
O percurso irá ser descrito na carta de prova de forma directa ou indirecta (sinónimos ou insinuações), tal como em alguns exemplos que se seguem:

Direita - Acelere, contrarie a esquerda,....
Esquerda - Seja canhoto, pela embraiagem, contrarie a direita
Frente - Trave, não se desvie
Pela estrada alcatroada - Pela viúva
Pela terra batida - Saía da viúva
Vire para a Av. Eduardo Mondlane - Vire para a do primeiro presidente da Frelimo
Banco de Moçambique ficou à sua esquerda - O emissor de notas e moedas em Moçambique ficou na sua canhota
Vá até à Embaixada da Tanzania - Vá até ao local de trabalho do embaixador do país cuja capital é Dar-es-salam


Por cada cruzamento ou entroncamento haverá sempre uma indicação na carta de prova, para que o participante possa interpretar o seu texto.

Todas as indicações inscritas na carta de prova existem, e caso se sentir perdido no meio das indicações, poderá encontrar, algumas linhas mais abaixo, pontos de referência para retomar o rasto e assim tentar seguir o percurso normal da carta de prova.

Perguntas de observação
Irão ser feitas durante o percurso, perguntas de observação cuja resposta está visível na parte do circuito em que o participante está a percorrer.

Perguntas de cultura geral
Irão ser feitas perguntas de cultura geral (história, geografia, matemática, espectáculo, curiosidades e de desporto).

Pedidos
Serão feitos pedidos de apresentação específicos aos concorrentes, para serem entregues no posto de controlo de chegada.

Postos de controlo secretos
Os postos de controlo secretos não estão inscritos na carta de prova, mas se o percurso for minuciosamente seguido pelos participantes, encontrá-los-ão. Nesses mesmos postos haverá alguns jogos a serem realizados pelos participantes.

Pontuação e convívio final
A pontuação final da prova será divulgada durante o almoço de confraternização, durante o qual serão entregues os prémios.

Comissão organizadora
A comissão organizadora é constituída por 4 elementos, aptos a esclarecer quaisquer dúvidas, e que são os seguintes:

Ramiro Oliveira e Amadeu (Casa do Futebol Clube do Porto de Maputo)
António Costa e João Trincheiras (Núcleo Sportinguista de Moçambique)

Mais informações e contactos em:

nucleosportinguistamocambique.blogspot.com

fcporto.tropical.co.mz