COMUNICADO NUCLEO SPORTINGUISTA DE MOÇAMBIQUE E CASA DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO DE MAPUTO

A final da Taça de Portugal entre o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal, a realizar-se no dia 18 de Maio de 2008, despertou na Casa do Futebol Clube do Porto de Maputo e no Núcleo Sportinguista de Moçambique a ideia de proporcionar aos portistas e sportinguistas um convívio ao longo do dia, que em resumo se concretizará na realização de um puzzle automobilístico com o tema CAÇA À TAÇA e um almoço de confraternização. Dentro do programa de homenagem a uma antiga gloria do Porto e Sporting, Armando Manhiça, aproveitamos este dia para lhe proporcionar uma de várias homenagens e iremos considerar esta gloria do desporto como patrono do evento.

Este evento terá lugar a 18 de Maio de 2008 e contamos com a sua participação, senão no puzzle que seja no almoço de confraternização.

Este Puzzle Automobilístico, a realizar dentro do perímetro da cidade de Maputo, tem como objectivo, não a velocidade, mas sim o testar da capacidade de orientação, sentido de observação e cultura geral de cada participante assim como do seu espírito desportivo. Não será um teste à velocidade, pois o percurso, com um total de 40 Km a realizar em cerca de 2 horas, deverá ser feito a uma média horária de cerca de 20Km/hora.

O limite máximo de veículos a participar neste puzzle automobilístico será somente de 40, pelo que será apenas possível aceitar as primeiras 40 inscrições recebidas na organização. No entanto, caso a sua inscrição não seja recebida atempadamente, ou não lhe seja possível participar, teremos ainda muito prazer em que participe no almoço volante de confraternização a realizar às 13h00m no complexo Zambi, onde serão divulgados os vencedores.

Para este percurso mistério, cada participante receberá uma carta de prova, com uma descrição do percurso, perguntas de observação e cultura geral. Haverá postos de controlo na partida, na chegada e outros de passagem secretos.

Ferramentas de apoio
Para o percurso da prova aconselhamos que transportem 1 dicionário ou enciclopédia e uma máquina de calcular. Caso não tenha auto rádio no veículo a usar, será necessário levar um rádio.

Percurso
O percurso irá ser descrito na carta de prova de forma directa ou indirecta (sinónimos ou insinuações), tal como em alguns exemplos que se seguem:

Direita - Acelere, contrarie a esquerda,....
Esquerda - Seja canhoto, pela embraiagem, contrarie a direita
Frente - Trave, não se desvie
Pela estrada alcatroada - Pela viúva
Pela terra batida - Saía da viúva
Vire para a Av. Eduardo Mondlane - Vire para a do primeiro presidente da Frelimo
Banco de Moçambique ficou à sua esquerda - O emissor de notas e moedas em Moçambique ficou na sua canhota
Vá até à Embaixada da Tanzania - Vá até ao local de trabalho do embaixador do país cuja capital é Dar-es-salam


Por cada cruzamento ou entroncamento haverá sempre uma indicação na carta de prova, para que o participante possa interpretar o seu texto.

Todas as indicações inscritas na carta de prova existem, e caso se sentir perdido no meio das indicações, poderá encontrar, algumas linhas mais abaixo, pontos de referência para retomar o rasto e assim tentar seguir o percurso normal da carta de prova.

Perguntas de observação
Irão ser feitas durante o percurso, perguntas de observação cuja resposta está visível na parte do circuito em que o participante está a percorrer.

Perguntas de cultura geral
Irão ser feitas perguntas de cultura geral (história, geografia, matemática, espectáculo, curiosidades e de desporto).

Pedidos
Serão feitos pedidos de apresentação específicos aos concorrentes, para serem entregues no posto de controlo de chegada.

Postos de controlo secretos
Os postos de controlo secretos não estão inscritos na carta de prova, mas se o percurso for minuciosamente seguido pelos participantes, encontrá-los-ão. Nesses mesmos postos haverá alguns jogos a serem realizados pelos participantes.

Pontuação e convívio final
A pontuação final da prova será divulgada durante o almoço de confraternização, durante o qual serão entregues os prémios.

Comissão organizadora
A comissão organizadora é constituída por 4 elementos, aptos a esclarecer quaisquer dúvidas, e que são os seguintes:

Ramiro Oliveira e Amadeu (Casa do Futebol Clube do Porto de Maputo)
António Costa e João Trincheiras (Núcleo Sportinguista de Moçambique)

Mais informações e contactos em:

nucleosportinguistamocambique.blogspot.com

fcporto.tropical.co.mz

Sem comentários: