SPORTING 2 - BASILEIA 0


Convincente! Sporting, 2 - Basileia, 0

O Sporting venceu o Basileia por 2-0, no jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com golos apontados por Romagnoli e Derlei. A vitória dos «leões» só pecou por escassa, já que os pupilos de Paulo Bento dispuseram de boas ocasiões para saírem de Alvalade com um resultado mais dilatado.

O Sporting iniciou a partida apenas com uma alteração no onze que entrou no derby do passado fim-de-semana – Derlei ocupou o lugar de Yannick Djaló.

Os «leões» mostraram vontade e determinação em resolverem cedo a partida, mas as ocasiões criadas não tiveram a melhor finalização. Logo a abrir Derlei, que viu o poste da baliza adversária negar-lhe o golo por duas vezes, cabeceou ao lado, dando o primeiro sinal de perigo para a baliza defendida por Costanzo. O Basileia, ao contrário do Sporting, actuou recuado no terreno, com muitos jogadores a disputarem a bola no meio-campo, enquanto que os «leões» tentavam imprimir velocidade no jogo de forma a conseguirem surpreender a baliza contrária. Já mesmo em cima do final da primeira parte, Derlei viu Costanzo a negar-lhe o golo, depois de rematar à meia volta o guarda-redes do Basileia defendeu por instinto para canto.

No segundo tempo, já com Vukcevic em campo (entrou ao intervalo para o lugar do lesionado Rochemback), o Sporting conseguiu impor o ritmo de jogo que pretendia e desde cedo se começou a adivinhar o golo. Os «leões» fizeram uma boa circulação de bola e tiveram a paciência e o engenho necessários para conseguirem furar a barreira defensiva adversária. Depois de Derlei aos 48 minutos ter visto o poste negar-lhe o golo, Romagnoli, sete minutos depois, não desperdiçou e fez o primeiro da partida. Os «leões» com o primeiro tento tiveram ainda mais tranquilidade e controlaram o jogo, deixando que o adversário chegasse apenas por duas vezes com perigo à baliza de Rui Patrício, que aos 66 minutos, com boa defesa aliviou para canto um livre directo apontado por Gjasula.

O Sporting continuou à procura do tento da tranquilidade, que poderia ter surgido dos pés de João Moutinho – através da marcação de um livre directo, em posição frontal à baliza adversária –, Derlei, que voltou a cabecear à trave, e por Abel, que rematou ao lado, quando estava em posição frontal à baliza. O esforço dos pupilos de Paulo Bento foi recompensado quando faltavam quatro minutos para o final. Romagnoli lançou Derlei no ataque dos «leões». O «ninja», na cara do guarda-redes adversário, não falhou e marcou o segundo tento, dando mais justiça ao resultado.

Fruto da vitória do Barcelona, o Sporting está no segundo lugar do grupo, em igualdade pontual com o Shakhtar. Vitória justa do Sporting, que só pecou por escassa, num jogo em que os jogadores mostraram raça e determinação.

Ficha de Jogo:

Liga dos Campeões – 2.ª jornada
Local: Estádio José Alvalade
Árbitro: Nicola Rizzoli
Árbitros assistentes: Alessandro Griselli e Flaviano Lanciano

Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, Rochemback (Vukcevic, 45 m), Moutinho, Romagnoli (Yannick, 72 m), Postiga (Pereirinha, 88 m) e Derlei.
Treinador: Paulo Bento
Suplentes: Tiago, Daniel Carriço, Pedro Silva e Liedson
Disciplina: Cartão amarelo a Grimi (17 m), Miguel Veloso (45 m) e Tonel (84 m)
Golos: Romagnoli (55 m) e Derlei (86 m).

Basileia: Costanzo, Zanni, Abraham, Ferati, Safari, Huggel, Gelabert (Ergic, 60 m), Gjasula, Carlitos, Chipperfield (Perovic, 82 m) e Streller (Mustafi, 78 m)
Treinador: Christian Gross
Suplentes: Stöckli, Morganella, Eduardo e Rúbio
Disciplina: Cartão amarelo a Streller (74 m)

Sem comentários: