SPORTING 1 - PORTO 2




Sporting, 1-FC Porto, 2: Sabor a injustiça


Para o encontro com o FC Porto, Paulo Bento colocou Yannick Djaló no lugar de Leandro Romagnoli, deixando o ataque entregue a Derlei e a Postiga, uma dupla conhecedora da equipa portista, e o meio-campo a cargo de Veloso, Moutinho e Rochemback, atrás de Djaló.


Devido a estas alterações, ou não, os «leões» entraram em campo a pressionar fortemente a defesa contrária, quando esta tinha a bola, e a sair rapidamente para o ataque mas, ainda assim, a equipa «leonina» não conseguiu criar verdadeiras situações de perigo para a baliza de Nuno, exceptuando uma arrancada de Postiga que, já dentro da área, e depois de ter passado por dois adversários, não bateu o guarda-redes contrário.


À passagem do minuto 17, e quando nada o fazia prever, o FC Porto fez o 1-0, por intermédio de Lisandro, depois de uma perda de bola de Grimi, junto à linha lateral. Exactamente dez minutos depois, o Sporting chegou ao empate, da marca de grande penalidade. Depois de sofrer falta de Tomás Costa, João Moutinho encarregou-se de marcar, e repor a igualdade, um resultado que não se manteria durante muito tempo, uma vez que, aos 31 minutos, Bruno Alves, na marcação de um livre directo, recolocou os «dragões» em vantagem.


Até ao intervalo, a equipa «leonina» procurou chegar ao golo, enquanto o FC Porto esperava, como acontecera até então, pelo erro dos «leões» para contra-atacar.Para a segunda parte, Paulo Bento colocou Bruno Pareirinha no lugar de Grimi, fazendo Veloso descer para a esquerda e Rochemback ficar como o último homem do meio-campo. Com esta alteração, os «leões» ficaram mais balanceados para o ataque, deixando mais espaço para o adversário contra-atacar.


Com o passar dos minutos, e com a ajuda do público, os «leões» começaram a justificar o golo do empate, criando inúmeras situações de perigo para as redes de Nuno e, sobretudo, obrigando a equipa nortenha a jogar mal e a ter que perder (muito) tempo para quebrar o impressionante ritmo que o Sporting impunha então, ritmo que se tornou ainda mais forte depois das entradas de Liedson e Romagnoli.


Mesmo fazendo uma grande segunda parte, o Sporting não conseguiu dar a volta ao resultado trazido da primeira parte, perdendo assim a liderança do campeonato.



Liga Sagres – 5.ª jornada

Sporting, 1-FC Porto, 2

Estádio José Alvalade, 2008-10-05

Ábritro: Lucílio Baptista

Árbitros assistentes: Venâncio Tomé e Mário Dionísio

Ao intervalo: 1-2


Sporting: Rui Patrício, Grimi (Pereirinha, 45 m), Abel (Romagnoli, 65 m), Polga, Tonel, Veloso, Moutinho, Rochemback, Djaló, Derlei e Postiga (Liedson, 65 m).Treinador: Paulo BentoNão utilizados: Tiago, Carriço e Pedro Silva.


FC Porto: Nuno, Fucile, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Raul Meireles, Fernando, Lucho (Guarín, 82 m), Tomas Costa (Mariano, 57m), Rodriguez (Hulk, 72 m) e Lisandro.Treinador: Jesualdo FerreiraNão utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Lino e Pelé.Disciplina: Cartão amarelo a Abel (31m), Pereirinha (49 m) e Liedson (79 m); Lucho (21 m), T. Costa (54 m), Sapunaru (58 m) e Raul Meireles (89 m).Golos: Moutinho (27 m, gp); Lisandro (17 m) e Bruno Alves (31 m).

Sem comentários: