SPORTING 0 - Bayer Munique 5


Esperanças destruídas

Tudo correu mal na estreia do Sporting nos oitavos-de-final do novo formato da Liga dos Campeões, averbando a pior derrota caseira em mais de 50 anos de participações europeias «verdes e brancas» (0-5).

Paulo Bento referira na conferência de imprensa pós-Benfica que esta semana seria um teste ao plantel, obrigado à rotatividade por ter três jogos de exigência máxima em sete dias. Assim, Abel, Tonel, Caneira e Romagnoli regressaram ao «onze» numa partida em que os «leões» entraram melhor, estando perto do golo aos 11 minutos, quando Polga viu o seu remate de ressalto, após pontapé de canto, ser cortado sobre a linha de golo. O Bayern equilibrou à passagem do quarto de hora – através de dois ataques rápidos após recuperação no meio-campo defensivo «verde e branco» – com o Sporting a voltar a estar por cima pouco depois, com remates perigosos de Moutinho (34 m) e Liedson (36 m), até que Derlei fez um mau passe a meio-campo e Ribery (42 m) inaugurou o marcador. A partir desta transição defesa-ataque falhada e aproveitada pelo Bayern para executar um ataque rápido, o destino «leonino» no jogo estava traçado, repetindo-se o «cenário» no primeiro quarto de hora da segunda parte: o Sporting perto do golo nos remates ao lado de Derlei (54) e de Abel (55 m) e o Bayern, no segundo remate à baliza, a voltar a marcar, por Klose.

Em desvantagem por dois golos – e a eliminatória praticamente decidida – o Sporting passou a correr «com o coração», ocupando erradamente espaços nos movimentos ofensivos e, principalmente, defensivos, facto aproveitado a equipa alemã, que controlou todos os ritmos da partida, para marcar três golos, por Ribery (63 minutos na transformação de uma grande penalidade), Luca Toni (84 m e 90 m, após recarga às segunda e terceira defesa que Tiago fez durante os 90 minutos, sendo que a primeira fora no minuto anterior, a remate do mesmo Toni.)
Terminado o encontro, e perante as bancadas desertas de público que foi abandonando o estádio com o desenrolar do pesadelo, os jogadores alemães festejaram a vitória num encontro em que as esperanças «leoninas» na competição foram destruídas pela eficácia contrária, que conseguiu «vencer» o jogo, marcando nos períodos certos, aproveitando, depois, o «desnorte leonino» para fazer história.

Ficha de Jogo

SPORTING, 0
Tiago; Abel (Pereirinha, 60 m), Polga, Tonel e Caneira; Rochemback, João Moutinho, Izmailov (Vukcevic, 60 m) e Romagnoli; Liedson e Derlei (Yannick, 72 m). Treinador: Paulo Bento. Suplentes não utilizados: Ricardo Baptista, Pedro Silva, Daniel Carriço e Grimi. Disciplina: cartões amarelos a Tonel (45 m) e Bruno Pereirinha (80 m).

Bayern Munique, 5
Rensing; Oddo (Lell, 66 m), Lúcio (Van Buyten, 78 m), Demichelis e Lahm; Van Bommel, Zé Roberto, Ribery e Schweinsteiger (Altintop, 78 m); Miroslav Klose e Luca Toni. Treinador: Jurgen Klinsmann. Suplentes não utilizados: Butt, Ottl, Podolski e Borowski. Disciplina: cartão amarelo a Van Bommel (31 m). Golos: Frank Ribery (42 e 63 m), Klose (57 m) e Luca Toni (84 e 90 m).


Futebol – 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões
Estádio José Alvalade 2009-02-25
Árbitro: Bertrand Layec (França)
Árbitros auxiliares: David Benech e Michael Annonier
REsulatdo ao intervalo: 0-1

CONCURSO PROEVOLUTION SOCCER2009

CLASSIFICAÇÃO FINAL E RESULTADOS
ALGUMAS FOTOS DO EVENTO







INSCRIÇÕES / ANUNCIO



SPORTING 3 - Benfica 2








INSPIRAÇÃO



O Sporting bateu o Benfica em Alvalade por 3-2 e mantém-se na luta pelo título nacional. Liedson, com um bis, e Derlei, fizeram os golos da vitória sobre o rival.

Num jogo que se decide normalmente nos detalhes, valeu a vontade, a inspiração individual e o espírito solidário de toda a equipa que soube superar os momentos adversos do jogo. Para além da titularidade de Tiago na baliza, Paulo Bento promoveu alterações na lateral esquerda com a entrada de Grimi, enquanto Polga e Carriço se mantiveram no eixo defensivo e Pedro Silva na direita.

O «capitão» Moutinho regressou à posição dez, ficando Izmailov e Vukcevic nos flancos, em apoio a Postiga e Liedson.

O Sporting pareceu mais concentrado nos primeiros minutos do encontro, com o Benfica na expectativa, apostando no contra-ataque para tentar chegar perto da baliza de Tiago. Ao minuto 11 um golaço de Liedson em arco, em lance de inspiração do «levezinho» não deu hipóteses a Moreira, colocando o Sporting na frente do marcador.

O Benfica reagiu e na sequência de um livre lateral avisou, numa bola cabeçeada por Yebda que ainda tocou no poste. Os «leões» mantiveram o controlo do jogo, apostando nos lançamentos em diagonal, para Izmailov ou Vukcevic, mas aos 27, a primeira condicionante para o Sporting, com a lesão de Postiga, obrigou à entrada no jogo de Derlei. Depois um penalty contra os «leões» por falta de Polga sobre Suazo, permitiu o empate a Reyes. O mesmo critério que Benquerença não teve, a cinco minutos do descanso, num remate de Izmailov desviado pelo braço de Maxi Pereira na pequena área.

Na segunda parte, o Sporting voltou a entrar determinado. Rochemback de livre assustou a baliza encarnada e no minuto seguinte, após ganhar o ressalto na área, Derlei atirou a contar.

Os «leões» cresceram na partida e só por milagre o Benfica não sofreu o terceiro golo, com Sidney a salvar na linha o remate de Liedson. Pouco depois, na melhor jogada do Sporting em progressão com bola, entre Liedson, Derlei e VUkcevic, o montenegrino teve tudo para marcar, mas atirou em jeito ao lado do poste da baliza encarnada. O Benfica tentava reorganizar-se (já com Di Maria e Cardozo nos lugares de Yebda e Suazo), mas o sinal mais continuou do lado dos «leões» e Derlei voltou a ter uma boa chance para o 3-1. Paulo Bento mexeu então no conjunto, a quinze minutos do final, com Pereirinha a render Vukcevic e, na primeira acção, o camisola 25 rematou à barra, num lance confuso na pequena área encarnada. Sem que ninguém conseguisse sentenciar o jogo, voltou a aparecer Liedson aos 81 minutos, após grande jogada colectiva.

Pereirinha “sentou” Sidnei junto à linha e cruzou para um cabeceamento fulgurante do «levezinho» que só parou no fundo das redes de Moreira. O Benfica ainda reduziu por Cardozo, mas os três importantes pontos ficaram em Alvalade.

Liga Sagres – 19ª jornada
2009-02-21
Estádio José Alvalade

Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Árbitros assistentes: Bertino Miranda e José Cardinal.

Ao intervalo: 1-1

SPORTING: Tiago; Pedro Silva, Daniel Carriço, Anderson Polga, Grimi, Rochemback, Izmailov (Tonel, 90+1 m), Moutinho, Vukcevic (Pereirinha, 74 m), Liedson e Hélder Postiga (Derlei, 27 m).
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Ricardo Batista; Caneira, Yannick Djaló e Romagnoli.

Disciplina: Cartão amarelo para Polga (36 m) e Rochemback (67 m).
Golos: Liedson (11 e 83 m) e Derlei (48 m).

Benfica: Moreira; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei, David Luiz, Ruben Amorim (Nuno Gomes, 79 m), Yebda (Di Maria, 58 m), Katsouranis, Reyes, Aimar e Suazo (Cardozo, 66 m).
Treinador: Quique Flores.
Suplentes não utilizados: Quim; Binya, Carlos Martins e Miguel Vítor.

Disciplina: Cartão amarelo para Yebda (8 m), Aimar (44 m), Ruben Amorim (61 m), Reyes (76 m) e Sidnei (77 m).
Golos: Reyes (37 m g.p.) e Cardozo (90 m).


Belenenses 1 - SPORTING 2








Vitória saiu do banco

Hélder Postiga saiu do banco para ajudar o Sporting a vencer. Primeiro assistiu Vukcevic e, seis minutos depois, marcou o golo que permitiu aos «leões» arrecadarem mais três pontos. Foi uma entrada de «mestre» numa noite muito feliz para o avançado «leonino».

Sem os habituais João Moutinho (que não pode actuar por se encontrar em estado febril) e Rui Patrício (lesionado), Paulo Bento utilizou Adrien Silva e Tiago nas respectivas posições. Miguel Veloso também regressou à titularidade para actuar no lado esquerdo da defesa, bem como Pedro Silva que entrou no jogo anterior, com o Sp. Braga, e agarrou a titularidade. Depois, o técnico voltou a utilizar Daniel Carriço e Polga no centro da defesa, no meio campo Rochemback, Izmailov e Vukcevic e na frente de ataque jogaram Derlei e Liedson. Este foi o onze «leonino» que se deslocou ao Restelo para defrontar o Belenenses.

Jaime Pacheco montou uma estratégia que consistiu numa enorme marcação aos «leões», bem como na procura constante do erro «leonino» para partir em contra-ataque, estratégia essa que acabou por negligenciar o seu ataque que, apenas chegou perto da baliza de Tiago, aos 32 minutos, num lance em que Saulo cruzou para o cabeceamento de Mano. Um lance fraco que o guarda-redes «verde e branco» defendeu sem problemas. O Sporting, por seu turno, soube ter a devida paciência para manter a bola em seu poder e, apesar de não ter construído muitas jogadas de perigo, verdade seja dita, foi sempre a equipa que mais procurou chegar ao golo. Derlei e Liedson foram os primeiros a criar perigo. Seguiram-lhes os passos Izmailov, Veloso, Vukcevic e Daniel Carriço.

O intervalo chegou com o nulo no marcador e com o Sporting a ter total dominio do jogo. Os «leões» não contavam, porém, com a alteração táctica do Belenenses nesse período. Jaime Pacheco fez entrar a equipa de azul com menos um defesa (Rodrigo Arroz), dando lugar a Marcelo para a zona atacante.
A alteração da equipa do Restelo teve sucesso, uma vez que aos 51 minutos, Marcelo inaugurou o marcador, mesmo na fronteira do fora-de-jogo, após passe de Saulo.
O golo sofrido não agradou, de modo algum, os «leões». Paulo Bento também mexeu na sua equipa fazendo entrar Yannick Djaló (que substituiu Rochemback), ficando Adrien Silva a actuar como médio defensivo e Yannick na posição dez. O Sporting pressionava e procurava, a todo o gás, o golo do empate. O mesmo acabou por acontecer um minuto após a entrada de Hélder Postiga (73 minutos), com o avançado a assistir Vukcevic, que muito bem posicionado, não falhou o alvo.

E Hélder, numa noite de enorme inspiração, não perdeu tempo para fazer o gosto ao pé (78 m). Se no lance do primeiro golo «verde e branco» ofereceu o tento a Vukcevic, o mesmo retribui assistindo na perfeição Hélder Postiga.
Os «leões» arrecadaram assim três valiosos pontos, mantendo-se firmes na corrida pelo título.

Liga Sagres, 18.ª jornada
Estádio do Restelo, em Lisboa
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

BELENENSES ¬- Júlio César, Cândido Costa, Ávalos, Carciano, Rodrigo Arroz (Marcelo, 45 m), Tininho (Roncatto, 87 m), Diakité, Mano, Zé Pedro, Silas e Saulo (Vinicius Pacheco, 82 m).
Suplentes não utilizados: Assis, Kiko, Gómez, Wender.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Carciano (80 m) e Marcelo (87 m).
Golo: Marcelo (51 m).
Treinador: Jaime Pacheco.


SPORTING ¬- Tiago, Pedro Silva (Caneira, 88 m), Carriço, Polga, Veloso, Rochemback (Yannick Djaló , 65 m), Izmailov, Vukcevik, Adrien, Liedson e Derlei (Hélder Postiga, 72 m).
Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Tonel, Pereirinha e Romagnoli.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Rochemback (61 m) e Adrien Silva (89 m).
Golos: Vukcevic (73 m) e Hélder Postiga (78 m).
Treinador: Paulo Bento.


FONTE: http://www.sporting.pt/


SPORTING 2 - Braga 3



Dois passos atrás

O Sporting cedeu na recepção ao Sp. Braga (2-3), numa partida em que os leões não tiveram capacidade de superar o adversário e os critérios da equipa de arbitragem.

Paulo Bento promoveu, em relação à última partida do campeonato, os regressos à titularidade de Bruno Pereirinha e de Derlei – dois jogadores em destaque na partida da Taça da Liga com o FC Porto – com a equipa a iniciar a partida em bom ritmo, perto da baliza adversária. Porém, o Sp. Braga rectificou posicionamentos – conseguindo controlar o jogo – e, até ao intervalo, o Sporting não dispôs de claras oportunidades para marcar, com Meyong (12 m) a ser o atleta mais perto do golo, intento rejeitado por uma rápida saída de Rui Patrício.

No regresso do balneário, Miguel Veloso substituiu Caneira na posição de defesa esquerdo, com a equipa de Paulo Bento a estar mais perto da baliza bracarense, nos remates por cima de Derlei e Vukcevic. O Braga respondeu e chegou ao golo (58 m), num desvio infeliz de Derlei, após vários ressaltos dentro da área de Rui Patrício. Em desvantagem no marcador, a equipa «leonina» reagiu – em 45 minutos finais com ritmo mais elevado – com Derlei a voltar a marcar (69 m), devolvendo o empate ao resultado. O jogo estava «partido» e o golo poderia surgir para ambas as equipas, até que, aos 78 minutos, Vukcevic foi derrubado no limite da grande área, com Jorge Sousa a «amarelar» o atleta sportinguista. Dois minutos depois, Renteria – aproveitando mais uma jogada em que foi visível a facilidade com que o Braga chegava à área «verde e branca» – marcou o segundo para o Braga. Foi um duro golpe para as aspirações sportinguistas no jogo, pior ficando após a validação peremptória, por parte do fiscal-de-linha, do terceiro golo bracarense, alcançado por Mossoró (83 m), num lance em que Izmailov corta a bola sobre a linha.

Este foi o terceiro lance decisivo em que existe profunda dúvida, todos julgados favoravelmente à equipa forasteira, num gesto que dá a sensação de que o Sporting, neste encontro, «pagou» os erros cometidos contra o Braga nos jogos com o FC Porto e Benfica. Assim sendo, a Verdade Desportiva do presente campeonato.

Marat Izmailov, já nos descontos, fixou o resultado final, num remate forte dentro da área, numa partida em que a exibição não bem conseguida «leonina» foi um passo atrás, tal como a nova prova da profunda variedade de critérios no julgamento dos lances existentes neste campeonato é outro no processo de recuperação, por parte dos «homens do apito», da credibilidade entretanto perdida.

SPORTING, 2
Rui Patrício; Abel (Pedro Silva, 81 m), Daniel Carriço, Anderson Polga e Caneira (Miguel Veloso, 45 m); Fábio Rochemback, Bruno Pereirinha (Tiuí, 61 m), João Moutinho, Marat Izmailov; Derlei e Simon Vukcevic. Treinador: Paulo Bento. Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien Silva, Tonel e Romagnoli. Disciplina: cartão amarelo a Vukcevic (78 m). Golos: Derlei (69 m) e Izmailov (90 m).


Sp. Braga, 3
Eduardo; João Pereira, Moisés (Frechaut, 90 m), Leone e Evaldo; Vandinho, Alan, Luis Aguiar e César Peixoto (Matheus, 77 m); Rentería e Meyong (Mossoró, 66 m). Treinador: Jorge Jesus. Suplentes não utilizados: Mário Felgueiras, Orlando Sá, Jorginho e Stélvio. Disciplina: cartões amarelos a Moisés (55 m), Moissoró (77 m) e João Pereira (90 m). Golos: Meyong (59 m), Renteria (80m) e Mossoró (83 m)

Futebol - 17.ª jornada da Liga .
08/02/2009 José Alvalade, em Lisboa.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Árbitros auxiliares: José Ramalho e José Luís Melo.
Resultado ao intervalo: 0-0.

fonte: www.sporting.pt

SPORTING 4 - Porto 1








Na final

O Sporting está na final da Taça da Liga, depois de bater o FC Porto, em Alvalade, por 4-1. Os «azuis e brancos» marcaram primeiro, mas Romagnoli não desperdiçou duas grandes penalidades e Derlei fez o resto. Apesar de terem entrado a perder, os «leões» nunca baixaram os braços, deram a volta ao encontro e humilharam o campeão nacional. Foram quatro, mas podiam ter sido mais.


Para a meia-final da Taça da Liga, frente ao FC Porto, Paulo Bento optou por fazer algumas mudanças na equipa, relativamente ao jogo frente ao Trofense; sairam Patrício, Abel, Carriço, Caneira, Rochemback, Derlei e Liedson e entraram, para os seus lugares, Tiago, Pedro Silva, Grimi, Tonel, Adrien, Romagnoli e Postiga.

Apesar das alterações, os «leões» entraram em campo com uma atitude muito boa, encostando, desde o primeiro minuto, a equipa portista (que, afinal, compareceu em Alvalade com um «onze» constituído somente por seniores) à sua grande área. No entanto, e sem que nada o fizesse prever, foi o FC Porto que chegou à vantagem (9 m), depois de uma desatenção da defesa «leonina»; Tomás Costa, na cobrança rápida de um livre, desmarcou Sektioui que, na cara de Tiago, rematou cruzado para fazer o 0-1.

Depois do golo sofrido, a equipa de Alvalade reagiu e em dez minutos podia ter marcado por três vezes, mas Postiga, por duas vezes e Izmailov não acertaram no alvo. À passagem do minuto 20, Postiga chegou a introduzir a bola na baliza de Nuno, mas Carlos Xistra invalidou o lance por suposta mão do avançado. Ainda assim, o Sporting não baixou os braços e continuou à procura do golo; golo que acabou por aparecer aos 35 minutos, na transformação de uma grande penalidade cometida sobre Polga e convertida por Romagnoli. A partir de então, e até ao intervalo, só deu Sporting. Por diversas vezes, os pupilos de Paulo Bento quase chegaram à vantagem, mas o cronómetro foi amigo de Jesualdo Ferreira e Carlos Xistra apitou para o intervalo.

A segunda parte, essa, não podia ter começado de melhor maneira; no primeiro lance de ataque dos «leões», Postiga foi carregado em falta, dentro da área, por Sapunaru e Romagnoli, na conversão do castigo máximo, fez o seu segundo golo da partida, colocando, pela primeira vez no encontro, o Sporting em vantagem. Nos minutos que se seguiram, notou-se uma ténue reacção do FC Porto, mas a defesa «leonina» mostrou-se, sempre, muito segura e, à passagem do minuto 66, o recém-entrado Derlei, depois de uma magnífica jogada de entendimento entre Pereirinha, Moutinho e Vukcevic (com um toque primoroso de calcanhar), fintou Nuno e empurrou para o 3-1.

A pouco mais de vinte minutos da final do Algarve (22 de Março), eram pouco os que, em Alvalade, acreditavam que o Sporting não estivesse no jogo decisivo. Ao invés, eram muitos os que acreditavam que haveria mais golos do Sporting... e tinham razão. Depois de muitas oportunidades desperdiçadas pelos atacantes da casa, Derlei voltou a marcar, respondendo da melhor maneira a um cruzamento de Izmailov.

4-1 foi o resultado de um jogo que os «leões» dominaram do princípio ao fim. Na outra meia-final, o Benfica derrotou o V. Guimarães por 2-1 e será o adversário do Sporting na final do Algarve.

Taça da Liga - Meia-final
2009-02-04 - Estádio José Alvalade
Árbitro: Carlos Xistra
Árbitros assistentes: Luís Marcelino e Valter Oliveira
Ao intervalo: 1-1

SPORTING: Tiago, Grimi, Pedro Silva, Polga, Tonel, Adrien, Izmailov, Moutinho, Romagnoli (Pereirinha, 63 m), Vukcevic (Rochemback, 78 m) e Postiga (Derlei, 63 m).
Treinador: Paulo Bento.
Não utilizados: Rui Patrício, Carriço, Caneira e Tiuí
.

FC PORTO: Nuno, Sapunaru (Diogo Viana, 71 m), Benítez, Stepanov, Pedro Emanuel, Guarín, Madrid (Ivo Pinto, 87 m), Mariano, T. Costa, Sektioui (Josué, 68 m) e Farías.
Treinador: Jesualdo Ferreira.
Não utilizados: Ventura, Rabiola, Ricardo Dias e Oliveira
.

Disciplina: cartão amarelo a Tonel (59 m), Adrien (83 m); Pedro Emanuel (36 m), Sektioui (53 m)
Golos: Romagnoli (35 m g.p. e 48 g.p.), Derlei (66 e 80 m); Sektioui (9 m).


AINDA A HISTÓRIA DO TÍTULO CONFISCADO AO SPORTING....









Tivemos a visita do Sr Dinis
Há mais de 30 anos Jogador do Desportivo jogou
mas também é sportinguista ferranho
e com um papel de jormal nos relembrou

.
Mais uma curiosidade do Sr Dinis
que é sogro de uma dupla dos 7-1
Mario Jorge e Litos são os genros
e resultado como esse não houve mais nenhum
.
Relembrou algo que não esqueçemos
O golo que o benfica marcou
Collina claro: Falta de Luisão
um papel que do bolso tirou
.
E fomos ver Armando Manhiça
com que o Sr Dinis já tinha jogado
mas já tinham passado mais de 30 anos
e Armando manhiça continua lembrado
.
A Casa do Futebol Clube do Porto de Maputo
e o Nucleo Sportinguista de Moçambique também
continuam mensalmente a usar o fundo criado
para que Armando esteja sempre bem
.
O Fundo foi criado em Maio de 2008
e continua a ser usado na alimentação
pois da saude estamos descansados
mas estamos sempre aqui à mão

Trofense 0 - SPORTING 0







Injusto!

Na deslocação à Trofa o Sporting tudo fez para garantir os três pontos, sobretudo no segundo tempo, mas não foi feliz. Os «leões» mereciam ter saído como vencedores da partida.

Numa primeira parte muito calculista, o Sporting e o Trofense destacaram-se pela organização defensiva. Paulo Bento apostou em Derlei para fazer dupla com Liedson, no ataque, o meio campo foi constituído por Rochemback, Izmailov, Vukcevic e Moutinho, enquanto que na defesa Caneira voltou ao flanco esquerdo, Carriço e Polga no eixo central e a direita foi ocupada por Abel.
Era expectável que os primeiros 45 minutos decorressem da forma como decorreram. Os sistemas tácticos encaixaram bem, sendo que a equipa da casa foi bem mais cautelosa do que os «leões». Embora o domínio territorial tenha pertencido aos pupilos de Paulo Bento, não foram muitas as ocasiões de golo criadas na etapa inicial. De destacar três lances – um golo anulado a Derlei, por fora de jogo, um cabeceamento de Liedson a fazer com que a bola batesse na trave e um remate acrobático de Vukcevic, já ao cair do pano. O Trofense preferiu jogar no erro do Sporting, mas não foi feliz, até porque os jogadores «verde e brancos» estiveram muito concentrados na defesa. De referir que Rui Patrício não foi mais do que um mero espectador. Sem desfazerem o nulo, as equipas foram para os balneários.

No segundo tempo, o Sporting entrou mais veloz, mais determinado, obrigando o Trofense a recuar e a actuar em contra-ataque. Izmailov chegou mesmo a introduzir a bola na baliza contrária, mas o árbitro assinalou fora-de-jogo. Os «leões» dominaram por completo a etapa complementar, criaram ocasiões de golo, mas não foram felizes na finalização. Aos 73 minutos, Paulo Bento foi obrigado a mexer na equipa, tirando Liedson, lesionado, e pondo no seu lugar Hélder Postiga. A ser dono e senhor da partida, o Sporting não conseguia, também por falta de sorte, ultrapassar a barreira defensiva do Trofense e quando faltavam apenas oito minutos para os 90, Paulo Bento arriscou tudo ao tirar Carriço, ficando a actuar com apenas três defesas, e a pôr Romagnoli.

Os «leões» lutaram muito, mas não conseguiram sair da Trofa com os três pontos. O empate é um resultado injusto, sobretudo pelo futebol e pela entrega que os pupilos de Paulo Bento tiveram no segundo tempo.

Liga Sagres – 16.ª jornada
Local: Estádio do Trofense
Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Árbitros assistentes: Sérgio Lacroix e Luís Ramos
31 de Janeiro de 2009

Trofense: Paulo Lopes, Varela, Miguel Ângelo, Valdomiro, Areias, Delfim (Pinheiro, 72 m), Milton do Ó, Hugo Leal, Tiago Pinto, Reguila (Dagil, 88 m) e Hélder Barbosa (Chad, 84 m).
Treinador: Manuel Tulipa.
Não utilizados: Marco, Zamorano, David Caiado, Charles e Edu Souza.
Disciplina: Cartão amarelo a Miguel Ângelo (72 m)

Sporting: Rui Patrício, Abel, Carriço (Romagnoli, 82 m), Polga e Caneira, Izmailov, Rochemback, João Moutinho, Vukcevic, Derlei e Liedson (Hélder Postiga, 74 m).
Treinador: Paulo Bento.
Não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Tonel, Grimi e Adrien
Disciplina: Nada a assinalar
.