LIGA PORTUGAL - SPORTING 0 x Benfica 0



Atitude merecia outro resultado


O Sporting não conseguiu desfazer o nulo inicial, cedendo dois pontos na recepção ao Benfica (0-0).

Após uma animação memorável por parte das claques «leoninas» antes do apito inicial da partida, Carlos Carvalhal surpreendeu com o 4x5x1, colocando Miguel Veloso na esquerda, Vukcevic na direita e Matias Fernandez nas costas de Liedson, defendendo com 10 jogadores e procurando sair para o ataque com apoios directos no avançado luso-brasileiro, quase sempre cortados em falta pelos benfiquistas, numa «arma táctica» possibilitada pelo árbitro Pedro Proença, que apenas «sacou» do amarelo para Anderson Polga, na primeira falta do defesa brasileiro. Este povoamento a meio-campo, levou à superioridade «leonina» na intermediária, respondendo Jesus com Ramirez no centro do terreno e Aimar na direita.

O Sporting teve, aos 23 minutos, as melhores oportunidades da primeira parte, com Liedson, primeiro, num remate rasteiro defendido por Quim e um remate ao lado, por Polga, quando apareceu solto na esquerda, mas o resultado manteve-se inalterado. O Benfica, como era esperado, jogou no ataque rápido, mas sem oportunidades na primeira metade.

Após o intervalo, a toada equilibrada, mas sem remates, continuou, com o remate à barra de Saviola, em fora-de-jogo, a ser respondido, no minuto seguinte, com a jogada em que o Sporting esteve mais perto de marcar, quando Quim fez a defesa da noite, a remate de fora da área de Miguel Veloso (57 m).

Surgiu a altura dos bancos funcionarem, com as substituições a surgirem, com Hélder Postiga a juntar-se, no ataque, a Liedson – e Bruno Pereirinha a surgir no corredor direito – com o Benfica apenas a dispor de uma clara ocasião para marcar, quando Ramirez (83 m) rematou ao lado, além de duas defesas seguras de Rui Patrício.

No final, um empate que penaliza o Sporting, que revelou boa atitude ao longo dos 90 minutos, numa partida em que a segurança defensiva e o equilíbrio táctico, sobressaíram sobre o futebol ofensivo.

Ficha de jogo:
11ª jornada do Campeonato Nacional.
28/11/2009 – Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Árbitro: Pedro Proenca (Lisboa).
Árbitros auxiliares: Tiago Trigo e André Campos.
Resultado ao intervalo: 0-0.

SPORTING, 0
Rui Patrício; Abel (Pedro Silva, 44 m), Polga, Daniel Carriço e Caneira; Miguel Veloso, Adrien Silva e João Moutinho; Matias Fernandez (Bruno Pereirinha, 73 m); Simon Vukcevic (Hélder Postiga, 83 m) e Liedson.
Treinador: Carlos Carvalhal.
Suplentes não utilizados: Tiago, Leandro Grimi, Carlos Saleiro e Felipe Caicedo.
Disciplina: cartões amarelos a Polga (26 m), Adrien Silva (51 m), Miguel Veloso (68 m).

Benfica, 0
Quim; Maxi Pereira, Sidney (Miguel Vítor, 77 m), David Luiz e César Peixoto; Javi Garcia, Ramirez, Pablo Aimar (Rúben Amorim, 67 m) e Di Maria; Saviola (Fábio Coentrão, 85 m) e Cardozo.
Treinador: Jorge Jesus.
Suplentes não utilizados: Júlio César, Felipe Menezes, Nuno Gomes e Weldon.
Disciplina: cartões amarelos a Javi Garcia (69 m) e David Luiz (76 m).


Texto: http://www.sporting.pt/

Sem comentários: