Bayern 7 - SPORTING 1




Erros acumulados

O Sporting partia para a segunda mão, com o objectivo de limpar a má imagem deixada no confronto de Alvalade, mas voltou a cometer erros incríveis, principalmente em termos de posicionamento defensivo e desnorte colectivo.

No onze «leonino» quatro novidades em relação ao último jogo do campeonato, com as entradas de Miguel Veloso, Tonel, Vukcevic e Yannick Djaló.

O Bayern também poupou alguns jogadores titulares, mas não concedeu novamente quaisquer facilidades ao Sporting. Na baliza o ex-benfiquista Butt, Podolski,

Lell na direita, e Ottl, na meia direita (com Ribery lesionado) foram as alterações promovidas por Klinsmann. O Sporting mostrou desde logo queria fazer pela “vida”, com um primeiro remate da partida por Moutinho, a sair alto, após bom lance de Vukcevic, indiciando que os «leões» tinham de “atirar” à baliza.

De facto, o Sporting procurou visar a baliza alemã várias vezes – quatro na primeira parte – no entanto, um erro inicial de Polga – uma premonição fria do nervosismo colectivo que assolou os «leões» no primeiro tempo – deu a Podolski o golo que adiantou os «alemães» no marcador.

As dificuldades aumentaram e o Sporting pareceu querer refugiar-se muito atrás, evidenciando passividade e falta de segurança, logo no momento da saída para o ataque. Os erros começaram a acumular-se e os «leões» podiam ter sofrido o segundo, num desvio de Klose ao poste. O Bayern entrou em descompressão e o Sporting voltou a mostrar descoordenação colectiva ao minuto 34. Pedro Silva falhou a intercepção a um cabeceamento, Patrício saiu da baliza e chocou com Polga, dando o bis a Podolski.

O Sporting reagiu pouco depois, num livre directo de Vukcevic que Butt defendeu a custo, mas Polga voltou a falhar ao minuto 38, fazendo um auto-golo. Foi então que um notável remate de Moutinho, indefensável para Butt, deu ao Sporting um lampejo para recuperar o orgulho. Irreal! No minuto seguinte, Sweinsteiger fez 4-1 para os alemães, após lance rápido pelo flanco direito, em mais um momento de desconcentração defensiva dos «leões».

Na segunda parte, com as entradas de Abel e Izmailov (Miguel Veloso e Pereirinha) o Sporting melhorou um pouco em termos posicionais e movimentação ofensiva. Teve duas chances para reduzir por Izmailov e Vukcevic, mas Muller veio dar outra velocidade ao jogo e na primeira arrancada deixou a defesa do Sporting novamente descompensada. Klose serviu Van Bommel que teve espaço na área para bater Rui Patrício. Ao minuto 81, Pedro Silva rasteirou Klose na área, dando a oportunidade ao Bayern de chegar ao sexto golo. E a um minuto do fim, os alemães fizeram o sétimo por Muller, em nova falha de marcação na área do Sporting.

O Bayern voltou a golear os «leões», duas semanas depois, ficando ligado às maiores derrotas do Sporting nas competições europeias.


Liga dos Campeões – oitavos-de-final
2ª mão
Allianz Arena, em Munique
2009-03-10
Árbitro: Martin Hansson (Suécia)
Árbitros assistentes: Henrik Andren e Fredrik Nilsson.
Ao intervalo: 4-1

BAYERN – Butt; Lell, Van Buyten, Lúcio (Breno, 45 m), Lahm, Schweinsteiger (Thomas Muller, 72 m), Ottl, Van Bommel, Zé Roberto (Sosa, 45 m), Miroslav Klose e Podolski.
Treinador: Jurgen Klinsmann.
Suplentes não utilizados: Rensing, Demichelis, Oddo, Yilmaz.
Disciplina: Nada a assinalar.
Golos: Podolski (7 e 33 m), Polga (a.g., 38 m), Schweinsteiger (43 m), Van Bommel (73 m), Klose (82 m) e Muller (89 m).

SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva, Anderson Polga, Tonel, Miguel Veloso (Abel, 45 m), Bruno Pereirinha (Izmailov, 45 m), Adrien Silva (Caneira, 74 m), João Moutinho, Simon Vukcevic, Derlei e Yannick Djaló.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Ronny e Tiuí.
Disciplina: Cartão amarelo para João Moutinho (18 m) e Pedro Silva (77 m).
Golo: João Moutinho (41 m).

Sem comentários: