SPORTING 2 - BENFICA 0












Sporting, 2 - Benfica, 0: «Leão» em crescendo




O Sporting venceu o Torneio do Guadiana pela terceira vez, batendo o Benfica por 2-0, com golos de Yannick Djaló e Derlei.Num derby morno, típico de início de temporada, os «leões» foram mais equipa e garantiram novo triunfo no certame algarvio.Com uma formação completamente renovada em relação ao jogo com o Blackburn – apenas Tonel e Grimi se mantiveram no onze – Paulo Bento apostou em Caneira para jogar ao lado de Rochemback, ficando Izmailov e Romagnoli nos flancos, Yannick Djaló e Derlei no ataque.Do lado dos encarnados, Quique Flores continuou na fase de experimentações, com Aimar e Carlos Martins e assumirem as despesas ofensivas da equipa.

O Sporting entrou melhor na partida, desenhando bons movimentos colectivos e conseguiu acercar-se com mais perigo da baliza adversária no primeiro quarto de hora. No entanto, perante dois sistemas semelhantes, o equilíbrio de forças no meio campo não tardou, até porque o discernimento na fase de construção era claramente insuficiente e o número de perdas de bola de parte a parte tomou proporções invulgares até ao intervalo.

Para além de um cabeceamento de Djaló por cima da barra da baliza de Quim, e um livre de Carlos Martins – e a substituições forçada de Katsouranis por Edcarlos – pouco mais houve a registar na primeira parte do encontro.Para a segunda parte, Paulo Bento trocou Grimi por Ronny, mas foi pelo flanco contrário que o Sporting abriu o activo no Municipal de Vila Real de Sto. António. Fábio Rochemback descobriu Derlei a fugir pela direita, e o avançado brasileiro serviu a preceito Yannick Djaló, que não teve dificuldades em encostar e colocar o Sporting na frente.

A partir daí, o Sporting serenou o jogo e controlou a partida com maior clarividência, obrigando o rival a cometer demasiados erros. Aos 71 minutos, inversão de papéis, com Yannick Djaló a assistir Derlei para o 2-0, após erro crasso de Edcarlos, que precipitou o triunfo «leonino».Mesmo com a vitória garantida no Torneio algarvio, os «leões» mantiveram o Benfica em sentido e podiam ter alcançado um resultado ainda mais expressivo.

Torneio do Guadiana
Estádio Municipal de Vila Real de Santo António
2008-07-27
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve). Árbitros Assistentes: Gilberto Carvalho e Nuno Guerreiro.4º Árbitro: José Albino
Ao intervalo:0-0




SPORTING: Tiago, Abel, Polga, Tonel, Grimi (Ronny, 45 m), Caneira (Adrien, 79 m), Rochemback, Romagnoli (Pereirinha, 85 m), Izmailov, Yannick Djaló e Derlei (Hélder Postiga, 74 m). Treinador: Paulo BentoSuplentes: Rui Patrício, Carriço, Pedro Silva, Adrien, Vukcevic e Tiuí.Cartão amarelo para Ronny (62 m) e Caneira (75 m).Golos: Yannick Djaló (57 m) e Derlei (71 m)

BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Katsouranis (Edcarlos, 21 m), Léo, Balboa (Makukula, 45 m), Binya (Yebda, 75 m), Carlos Martins (Ruben Amorim, 45 m), Nuno Assis (Jorge Ribeiro, 45 m), Urreta e Aimar (Felipe Bastos, 58 m). Treinador: Quique FloresSuplentes: Moreira, Luís Filipe, Petit, Cardozo, Zoro, Nuno Gomes, Miguel Vítor, Bruno Costa, Sepsi, Nélson Oliveira e Sidnei.Cartão amarelo para Luisão (55 m), Bynia (63 m) e Urreta (65 m).


Texto: http://www.sporting.pt/

SPORTING 2 - BALCKBURN 1





Torneio do Guadiana: Mais uma etapa no crescimento


O Sporting continua a sua preparação para a temporada 08/09, conseguindo vencer o Blackburn Rovers (2-1), no segundo dia do Torneio do Guadiana. Pedro Silva (21 m), e Tonel (72 m) fizeram os golos.Paulo Bento voltou a apostar no 4x4x2 «clássico», com Pereirinha e Vukcevic nas alas e o «miolo» entregue a Adrien Silva e João Moutinho, atrás da dupla de avançados Rodrigo Tiuí e Hélder Postiga, que fez, desta forma, a estreia oficiosa com a «orgulhosa camisola listada».A primeira parte foi típica de um jogo de pré-época, com o «onze leonino» à procura das novas rotinas, decorrentes de um posicionamento diferente, nas transições defesa/ataque e ataque/defesa, o que levou, primeiro, a vários passes errados e, depois, a dificuldades na ocupação dos espaços defensivos.Daniel Carriço – um dos melhores em campo – viu o seu corte limpo sobre Robbie Fowler ser transformado pelo árbitro Ivo Fernandes, líder da pior equipa em campo, em grande penalidade, que McCarthy concretizou em golo. Porém, a vantagem inglesa não durou muito, pois no minuto seguinte, Pedro Silva, num remate a 40 metros da baliza, consumou o empate, tornando-se este lance no ponto de partida para que os «leões» «pegassem na partida», durando até ao final o domínio «verde e branco» na posse de bola, nos ritmos do jogo e nas oportunidades de golo.
A equipa sportinguista chegou à vitória, à entrada para o último quarto de hora o encontro, quando Tonel, no segundo poste, aproveitou um cruzamento de Rochemback da esquerda, para finalizar num remate cruzado e festejar nos braços dos adeptos que se encontravam atrás da baliza inglesa.Em suma, o Sporting conseguiu uma vitória num encontro em que o mais importante foi também conseguido: melhorar o entrosamento colectivo e a aptidão física individual para a competição. Adrien foi o destaque individual, aproveitando os 90 minutos em campo para mostrar serviço, tanto nas compensações defensivas, como no primeiro momento da construção atacante.Após o apito final, houve lugar à marcação de pontapés na marca de grande penalidade – que serve como factor de desempate em caso de necessidade – o Sporting venceu por 5-4, com golos dos brasileiros Rochemback, Derlei, Ronny, Tiuí e Polga. Os jovens Daniel Carriço e Adrien Silva falharam.

No domingo, pelas 21h15, joga-se a terceira jornada do Torneio do Guadiana, com a partida entre o Sporting e o Benfica.

SPORTING: 2Rui Patrício; Pedro Silva (Abel, 63 m), Daniel Carriço, Tonel (Polga, 75 m) e Grimi (Ronny, 45 m); Adrien Silva, Bruno Pereirinha, Simon Vukcevic e João Moutinho (Fábio Rochemback, 45 m); Hélder Postiga e Rodrigo Tiuí (Derlei, 60 m). Treinador: Paulo Bento. Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Izmailov, Caneira, Yannick Djaló, Romagnoli. Disciplina: cartões amarelos a Daniel Carriço (38 m). Golos: Pedro Silva (21 m) e Tonel (72 m).

Blackburn Rovers: 1Fielding; Kane, Treacy, Samba e Vogel (Tugay, 45 m); Khizanishvili (Peter, 75 m), Judge (Gallagher, 60 m), Dunn e Hodge (Mokoena, 45 m); Fowler (Roberts, 75 m) e McCarthy. Treinador: Paulo Ince. Suplentes não utilizados: Bronn, Disciplina: cartões amarelos a Judge (10 m), Samba (28 m), Golo: McCarthy (20 m, g.p.)
Futebol – 2.ª jornada do Torneio do Guadiana
Estádio Municipal de Vila Real de Santo António 2008-07-26
Árbitro: Ivo Fernandes (Algarve).Árbitros auxiliares: Fernando Santos e bruno Brás.
Resultado ao intervalo: 1-1
Fonte: http://www.sporting.pt/

MENSAGEM DE PEDRO PAULINO (MEMBRO FUNDADOR 97)


Como sócio fundador do Núcleo Sportinguista de Moçambique em 1994, é com grande satisfação que venho acompanhando o forte dinamismo do mesmo, não só ao nível da própria divulgação mas também pelo contributo para a expansão do Sporting clube de Portugal.

Sou defensor do envolvimento dos núcleos como um dos pilares essenciais á expansão da marca Sporting em Portugal e no mundo, pelo que endereço os meus sinceros parabéns pelo saudável empenho que tem vindo a ser demonstrado.

Dado o forte dinamismo que o núcleo vem demonstrando, sugiro que paralelamente ao desenvolvimento em Moçambique, possam constituir um pólo aglutinador dos interesses dos núcleos espalhados pelo mundo, contribuindo para o crescimento e dinamismo dos mesmos, estreitando relações, interesses e ideias.

Muitos parabéns e viva o Sporting


Pedro Paulino
Sócio nº 97 do NSM
Sócio nº 13137 do SCP

MENSAGEM DE NELSON CARRIÇO (MEMBRO HONORÁRIO)


AOS SPORTINGUISTAS DE MAPUTO

DESEJO AGRADECER ATODOS OS ORGÃOS SOCIAIS DO NÚCLEO SPORTINGUISTA DE MAPUTO O ME TEREM DISTINGUIDO COMO VOSSO SÓCIO HONORÁRIO.

FOI, É E SERÁ SEMPRE UMA HONRA PODER TER NA MINHA CARTEIRA UM CARTÃO DE SÓCIO, MAS ACIMA DE TUDO SENTIR QUE PERTENÇO À FAMÍLIA DE SPORTINGUISTAS QUE VIVEM EM MOÇAMBIQUE POIS NÃO ESQUEÇO OS MARAVILHOSOS AMIGOS QUE AÍ TENHO, QUE FARÃO PARTE DA MINHA VIDA ATÉ AO FINAL DOS MEUS DIAS.

ENQUANTO UM NOVO TEMPO NÃO CHEGA, PARA VOS IR VISITAR, O QUE ESPERO QUE SEJA EM FINAIS DE JANEIRO DE 2009, QUERO AGRADECER-VOS MAIS UMA VEZ O VOSSO GESTO E ENVIAR-VOS UM ABRAÇO AMIGO E … DE LEÃO.

SPORTING 1 - SUNDERLAND 3





Ensaio para ganhar experiência

Os "leões" não conseguiram vencer o Sunderland, no seu segundo jogo de preparação, mas adquiriam mais experiência para entrar na temporada mais sábios e mais fortes.O verão é convidativo para se passarem bons momentos e, nada melhor que passá-los em família a apoiar a sua equipa de eleição. Assim aconteceu no Estádio Municipal de Albufeira, onde um grande número de sportinguistas torceu vivamente pelos "pupilos" de Paulo Bento, no seu segundo jogo da pré-temporada (o primeiro aconteceu em Alcochete, com a vitória dos "leões", por 3-0, frente ao Atlético do Cacém). Com o Sunderland como adversário, Paulo Bento utilizou Tiago na baliza, Abel na direita, Daniel Carriço e Polga no centro da defesa e Ronny no lado esquerdo. Adrien Silva, Pereirinha, Izmailov e Rochemback resolveram as situações no meio campo, enquanto Derlei e Yannick Djaló ocuparam-se da zona mais ofensiva. A primeira situação de golo aconteceu aos 9 minutos, mas Yannick Djaló não conseguiu dar o melhor seguimento à bola. Volvidos 10 minutos, num belo momento do Sporting, Rochembach serviu Izmailov que tirou um adversário britânico do seu caminho e atirou próximo do poste direito da baliza de Craig Gordon. Com as várias intenções da equipa "leonina" para chegar ao golo, acabou por ser Ronny que, aos 27 minutos, de pontapé de livre, conseguiu surpreender o guarda-redes do Sunderland. No lance, Richardson fez uma entrada dura sobre Izmailov e Ronny converteu o lance, de pé esquerdo, colocando o Sporting em vantagem no marcador. Na primeira parte, o Sporting vencia merecidamente, com Rochemback a destacar-se pela sua boa exibição. No segundo tempo, Paulo Bento fez algumas alterações na equipa, deixando de utilizar o clássico 4x4x2 para passar ao losango, com Romagnoli a jogar mais à frente na zona do meio campo. Assim, saíram Abel, Daniel Carriço, Polga, Adrien Silva, Pereirinha e Derlei e entraram Pedro Silva, Tonel, Caneira, Romagnoli, Vukcevic e Tiui. Quando nada fazia prever, o Sunderland igualou o resultado, com golo de ODonovan, à passagem do minuto 55. Yannick tentou dar a resposta de seguida, mas a bola passou ao lado da baliza inglesa. Grimi que começou mais tarde os trabalhos de preparação foi utilizado a partir do minuto 62, substituindo Ronny no lado esquerdo defensivo. Tacticamente não houve alterações, mas foi importante para que Grimi ganhasse tempo de jogo e ritmo competitivo. O Sunderland podia ter marcado o seu segundo tento, aos 74 minutos, por Leadbitter, mas valeu a atenção de Tiago que com uma boa defesa, evitou que acontecesse o pior. O Sporting respondeu, por intermédio de Rochemback que, de livre, obrigou Fulop a efectuar uma grande defesa. Na recarga Tiui ficou em boa posição para rematar, mas acaba por não conseguir passar pela defensiva adversária. O jogo torna-se cada vez mais intenso, até na forma como o adversário dos "leões" dão seguimento às jogadas. Mais duros, a procurar mais a falta para travar o Sporting e, é num destes momentos, que o Sunderland fica reduzido a dez unidades. Aos 80 minutos, Chopra faz uma falta dura sobre Caneira e vê a cartolina vermelha. No seguimento, o treinador Roy Keane, por palavras, é igualmente "convidado" a sair por Bruno Paixão. Quando se previa uma maior desconcentração por parte dos ingleses, acabou por ser o Sporting a perder o norte da partida. O segundo golo do Sunderland aconteceu aos 85 minutos, por Nosworthy e, depois, ao "cair do pano", o Stokes acabou por marcar o terceiro tento da sua equipa.Os "leões" não conseguiram vencer este ensaio, no entanto, e porque estes jogos de pré-época servem exactamente para ganhar experiência, estamos certos que, a cada jogo de preparação, se tornarão cada vez mais fortes para uma época em pleno.
3.º Troféu Albufeira Capital do Turismo
SPORTING, 1-SUNDERLAND, 3
Estádio Municipal de Albufeira
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
SPORTING – Tiago; Abel, Carriço, Polga e Ronny; Adrien Silva, Pereirinha, Izmailov e Rochemback; Derlei e Yannick Djaló. Jogaram ainda: Pedro Silva, Tonel, Caneira, Grimi, Romagnoli, Vukcevic e TiuíSuplentes não utilizados: Ricardo Batista e Vítor Golas.Treinador: Paulo BentoGolo: Ronny (27 m).
SUNDERLAND – Gordon; Bardsley, Wallace, Nosworthy e Collins; Whitehead, Edwards, Reid e Richardson; Murphy e Dwight YorkeJogaram ainda: Fulop, Anderson, Higginbotham, Kavanagh, Leadbitter, O'Donovan, Stokes, Chopra, Prica e Ward. Treinador: Roy Keane
Acção disciplinar: Cartão vermelho para Chopra (80m). Expulsão do treinador Roy Keane (80 m)Golos: Odonovan (55 m), Nosworty (85 m) e Stokes (87 m).

MENSAGEM DO SPORTING CLUBE DE QUELIMANE





Quero agradecer a consideração e colaboração dos Dirigentes do Núcleo Sportinguista em Maputo pelo prazer em divulgar a existência do Sporting Cube de Quelimane.
Mais uma vez dizer que fazemos com todo gosto e prazer manter as cores VERDE e BRANCA nesta parcela de Moçambique.
Em anexo algumas fotos do nosso grande clube de coração.
Magida Omar
Direcção do Sporting Clube de Quelimane

CALENDÁRIO PRIMEIRA LIGA 2008/2009

(clique na imagem para ver em tamanho maior e imprimir)

SPORTING 3 - ATLÉTICO DO CACÉM 0





Jogo particular

O Sporting venceu o Atlético do Cacém, por 3-0, no primeiro jogo de pré-temporada, realizado na Academia Sporting/Puma, com golos de Rochemback, Pereirinha e Celsinho.


Diante da formação da terceira divisão nacional, Paulo Bento utilizou dois onzes distintos (sempre no habitual 4x4x2) nas duas partes do jogo particular. Destaque para as estreias de Daniel Carriço - uma agradável e sólida exibição - e de Fábio Rochemback, que abriu a contagem através do famoso "pontapé canhão", na cobrança de um livre directo, ao minuto 17. O médio brasileiro, um dos reforços da nova temporada, mostrou que está no bom caminho em termos físicos e pronto para se assumir no onze de Paulo Bento. O russo Izmailov foi outra das figuras do encontro frente ao Cacém, denotando grande frescura e dinâmica ofensiva. Mais homogénea, a equipa que jogou na primeira parte teve várias ocasiões para avolumar o score, mas Tecelão (guarda-redes formado em Alvalade) foi negando o segundo golo dos «leões» com algumas intervenções de grande qualidade. Simon Vukcevic, com um remate acrobático, e um cabeceamento de Derlei à barra foi o que de melhr se viu na relvado da Academia, mas o resultado não viria a sofrer alterações antes do intervalo.No segundo tempo, com um corredor direito muito activo, em virtude das subidas de Pedro Silva, foi a vez de Pereirinha brilhar, num remate cruzado que deu o 2-0. Sem que Tiago (ou o júnior Victor Golas) fossem postos à prova, o jogo continuou a ter um sentido único, o da baliza do Cacém, mas o muito público que compareceu na Academia para ver o primeiro jogo de pré-temporada só festejou mais uma vez, quando Celsinho – que não fará parte do plantel 2008/09 – fechou a contagem, após uma boa jogada colectiva.Até final do particular, Rodrigo Tiuí ainda teve tempo para acertar também na barra (86m), com um remate de fora da área.Os «leões» regressam ao trabalho na manhã da próxima segunda feira, pelas 9h30, num treino que será aberto à comunicação social.


Ficha de Jogo

Academia Sporting/Puma

12 de Julho de 2008

Árbitro: Arlindo SantosÁrbitros assistentes: Graciano Gomes e João Pinto.

Ao intervalo: 1-0


SPORTING (1ª parte): Tiago; Abel, Carriço, Polga, Ronny, Rochemback, Izmailov, Vukcevic, Romagnoli, Derlei e Purovic.(2ª parte): Tiago (Victor Golas, 61m); Pedro Silva, Tonel, Carriço, Caneira, Adrien, Pereirinha, Farnerud, Celsinho, Yannick Djaló e Tiuí.Treinador: Paulo Bento.


Golos: Rochemback (17 m), Pereirinha (56 m) e Celsinho (82 m).AT.


CACÉM: Tecelão; Ivan, Arroja, Oliveira, Eder, Pedro Coelho; Venda, , Balão, Nuno Duarte, Pedro e Veludo. Jogaram ainda: Ricardo, Karashym, Mário, Emerson, Alex, João Silva, André, Serginho, Castor e Júlio Fernandes.Treinador: João Raimundo.Texto: Sandro BaguinhoFotos: José Cruz

PARABÉNS SPORTING CLUBE DE QUELIMANE

(clique na imagem para ver o documento em ponto maior)

Parabéns ao Sporting Clube de Quelimane e às timoneiras Manuela Dalas e Magida Omar por ao fim de

75 anos

manterem viva a chama do Sporting em terras do Chuabo.

Vai ser realizado no dia 5 de Julho um baile, para o qual fomos convidados a estar presentes, convite esse que foi estendido a todos os sportinguistas. Infelizmente não podemos estar presentes, mas caso algum sportinguista queira estar presente, contactem directamente o SCQ pelos números +258 24215607 para mais informações.

Ficou o compromisso de sempre que alguém no NSM se deslocar a Quelimane, de ir visitar o SCQ e se alguém do SCQ se deslocar a Maputo, de visitar o NSM.

Adicionalmente, assumimos o compromisso de colocar a partir do mês de Agosto um pequeno espaço no nosso site sobre notícias/agenda/ resultados do SCQ para que cada vez mais haja noticias sobre toda a comunidade sportinguista em Moçambique.

Saudações Leoninas

A Direcção do NSM


FESTA DE ANOS NO NSM E . . . NOVOS EQUIPAMENTOS








SAUDAÇÕES LEONINAS A TODOS!!!


FOI UMA NOITE MEMORÁVEL EM QUE FESTEJÁMOS OS 102 ANOS DO NOSSO MOTIVO DE EXISTÊNCIA EM MOÇAMBIQUE, O


SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.


FOMOS MAIS DE 60 PESSOAS ENTRE ALDULTOS E CRIANÇAS QUE FESTEJARAM, JANTARAM E CONVIVERAM NESTE DIA ESPECIAL.


OBRIGADO A TODOS POR TEREM VINDO E AQUELES QUE AINDA NÃO VIERAM VISITAR O VOSSO NUCLEO, APAREÇAM NESTA NOSSA E VOSSA CASA.


COMO PRESENTE AQUI VAI EM PRIMEIRA MÃO .... OS


NOVOS EQUIPAMENTOS PARA A ÉPOCA 2008/9