SPORTING 0 - Académica 0







Faltou sorte

O Sporting recebeu a Académica e não foi além de um empate a zero. Depois de uma primeira parte fraca, os «leões» tudo fizeram para conquistar os três pontos, mas a actuação do guarda-redes contrário, a falta de pontaria dos avançados «leoninos» a falta de sorte em alguns lances, impediu que o Sporting vencesse a última partida oficial de 2008.

Para a recepção aos estudantes, a contar para a 12.ª jornada da Liga Sagres, Paulo Bento fez alterações em todos os sectores da equipa, relativamente ao «onze» que entrou para o encontro da Taça da Liga, frente ao Marítimo. Assim, saíram Tiago, Miguel Veloso, Adrien, Vukcevic e Yannick Djaló, para dar lugar a Rui Patrício, Caneira, Rochemback, Romagnoli e Postiga.

Devido a estas alterações, ou não, o que é facto é que o Sporting não entrou muito bem no jogo, perdendo algumas bolas durante as transições para o ataque, dando oportunidade à equipa de Domingos Paciência para contra-atacar com algum perigo. No entanto, as redes de Rui Patricío nunca estiveram em perigo durante a primeira parte.

Já das redes de Peskovic, não se pode dizer o mesmo; depois de cumpridos os primeiros (fracos) vinte minutos de jogo, os «leões» reagiram e aceleraram o ritmo, não dando espaço, nem tempo, para que o adversário saísse para o ataque. Ao mesmo tempo, as jogadas de perigo para a baliza academista sucediam-se (a mais flagrante saiu dos pés de Izmailov, aos 39 minutos), criando, no Estádio, a impressão de que o primeiro golo estava quase a aparecer. Até ao intervalo, não apareceu e, pelo que o Sporting não fez nos primeiros vinte minutos, o nulo era um resultado que se aceitava.

Para a segunda parte, o treinador «verde e branco» fez entrar Miguel Veloso para o lugar de Caneira, na tentativa de dar mais profundidade ao flanco esquerdo dos «leões», mas era no flanco contrário, ora com Moutinho e Abel, ora com Izmailov e o lateral, que o Sporting criava grande parte das suas - várias - jogadas de perigo. Só a entrada de Vukcevic veio alterar as coisas, passando o Sporting a atacar a toda a largura do terreno.

Quando faltavam pouco mais de 15 minutos para o final do encontro, os nervos começaram a tomar conta das bancadas... e do árbitro que, por qualquer motivo, apitava faltas que não existiam, mostrava cartões desnecessários e, acima de tudo, não via bem. Exemplo disso, foram os dois pontapés de baliza que assinalou, quando deveria ter assinalado pontapé de canto a favor dos «leões».

No meio de tantos nervos, os jogadores do Sporting foram os únicos que mantiveram a serenidade, acreditando até ao último minuto que o golo surgiria e, por diversas situações, quase surgiu, mas Peskovic esteve inspirado e a pontaria dos avançados «leoninos», desafinada.

Liga Sagres - 12.ª Jornada
2008-12-20 - Estádio José Alvalade
Árbitro: Cosme Machado
Árbitros assistentes: Alfredo Braga e Paulo Vieira.
Ao intervalo: 0-0
Sporting - Rui Patrício, Carriço, Polga, Caneira (Miguel Veloso, 45 m), Abel, Rochemback, Moutinho, Romagnoli (Vukcevic, 64 m), Izmailov (Yannick Djaló, 78 m), Liedson e Postiga.
Treinador: Paulo Bento.
Não utilizados: Tiago, Pedro, Silva, Adrien e Tiuí.


Académica - Peskovic, Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes, Pedro Costa, Pavlovic, Cris, Miguel Pedro (Nuno Piloto, 82 m), Diogo Gomes (Tiero ,72 m), Éder e Lito (Lica, 68 m).
Treinador: Domingos Paciência.
Não utilizados: Rui Nereu, Madej, Carlos Aguiar e Edson.
Disciplina: cartão amarelo a Postiga (53 m), Liedson (67 m) e Carriço (90+2); Eder (46 m), Pedro Costa (62 m) e Peskovic (75 m).

Sem comentários: