LIGA EUROPA - Everton 2 x SPORTING 1


TUDO POR RESOLVER EM....ALVALADE XXI


O Sporting perdeu no terreno do Everton, mas marcou um golo, através de uma grande penalidade de Miguel Veloso, que lhe dá esperanças de apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa.

Carvalhal apostou num meio campo reforçado em Goodison Park, regressando ao 4x2x3x1, com Pedro Mendes e Miguel Veloso mais recuados, Moutinho e Izmailov junto aos flancos, e Matias Fernandez nas costas de Liedson, deixando o «levezinho» na frente de ataque. Abel, Tonel, Daniel Carriço e Grino completavam o quarteto recuado, à frente de Patrício. O Sporting entrou com uma boa atitude em terras inglesas, pressionando o portador da bola e não deixando que as subidas, principalmente do lateral esquerdo, Baynes, provocassem mossa na defesa verde e branca. A primeira grande ocasião ainda coube ao Everton, por intermédio da dupla Saha/Cahill, com Patricio a reagir com duas boas defesas. No entanto, os «leões» foram sempre uma equipa coesa a solidária, conseguindo enervar os ingleses com segurança de passe e posse de bola. O Sporting foi controlando a partida, e dispôs de boa chance para marcar, numa tabela entre Matias e Liedson, mas, no lance seguinte, o Everton marcou, após transição rápida na direita, com Cahill a soltar de calcanhar para o remate do sul-africano Piennar.

Não esmoreceu, contudo, o Sporting e Abel foi o primeiro a dar um sinal da reacção verde e branca com um remate de longe que passou perto da baliza de Tim Howard. A equipa continuou a controlar as operações na zona intermediária e podia muito bem ter chegado ao empate antes do intervalo.

Quem voltou a demonstrar toda a sua qualidade foi o russo Izmailov que assumiu quase sempre a manobra ofensiva da equipa. Em conjunto com Matias Fernandez (também ajudou o Sporting a soltar-se do meio campo para a frente), o russo teve a melhor situação para igualar ao jogo num forte remate ao poste da baliza inglesa perto do descanso.

No entanto a estratégia do Sporting quase ruiu por completo a abrir a segunda parte com o segundo golo dos ingleses, ao minuto 49, pela "mão" de Distin, num lance em que Cahill também fez falta sobre Patrício na pequena área, que o árbitro esloveno Ceferin não assinalou. A partir daí o Sporting perdeu gás e principalmente confiança - também pelo cansaço físico que já acusava a linha intermediária - e Carvalhal mexeu na estrutura, fazendo entrar Yannick (Moutinho) para o lado esquerdo e Saleiro (Matias) para mais perto de Liedson. O Sporting voltou a ganhar um novo "balão" de oxigénio ofensivo, com Djaló a criar boas situações pelo corredor, apesar de não conseguir incomodar Howard.

No entanto, o instinto de Liedson voltou a atacar, a cinco minutos do fim, aproveitando um erro de Distin que deu uma grande penalidade ao Sporting e a expulsão do francês. Veloso deu grande alento aos «leões» reduzindo a diferença e, mais do que isso, dando a certeza de que o Sporting pode perfeitamente resolver a eliminatória a seu favor na segunda mão em Alvalade.

Ficha de jogo
Liga Europa - 16-avos-de-final
2010-02-16
Goodison Park, em Liverpool
Árbitro: Darko Ceferin (Eslovénia)
Árbitros assistentes: Milan Kogej e Anfrej Kokoly
4º árbitro: Boris Toseski
Ao intervalo: 1-0

EVERTON: Howard; Neville, Yobo, Distin e Baines; Osman e Arteta (Rodwell, 78 m); Donovan, Cahill (Yakubu, 61 m) e Pienaar; Saha (Bilyletdinov, 83 m).
Treinador: David Moyes.
Suplentes não utilizados: Nash, Vaughan, Gosling e Coleman.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço e Grimi; Pedro Mendes e Miguel Veloso; Izmailov, Matías Fernandez (Saleiro, 66 m) e João Moutinho (Yannick Djaló, 66 m); Liedson.
Treinador: Carlos Carvalhal
Suplentes não utilizados: Tiago, Polga, Adrien Silva, Vukcevic e Bruno Pereirinha
.
Disciplina: Cartão amarelo para João Moutinho (52 m), Carriço (74 m). Cartão vermelho para Distin (86 m).
Golos: Pienaar (35 m), Distin (50 m) e Miguel Veloso (87 m, g.p.).

FONTE: WWW.SPORTING.PT

Sem comentários: