LIGA PORTUGAL: Leiria 1 x SPORTING 1




«Leão» com falta de sorte

O Sporting trabalhou, lutou, rematou, marcou por uma vez através de Liedson, mas a falta de sorte para acertar mais vezes com a baliza adversária foi determinante para o resultado final.

O Sporting apresentou-se em Leiria com um estilo diferente do habitual, em 4x1x3x2, com Yannick Djaló a acompanhar Liedson no ataque, Veloso na direita e Izmailov na esquerda. A novidade teve a ver com o regresso de Grimi ao lote de titulares. Quanto ao jogo e perante um Leiria a jogar em 3x5x2, o Sporting fez uma primeira parte onde foi claramente superior, chegando mesmo à vantagem no minuto 16, através de Liedson. No lance, a assistência foi feita por Izmailov, com a bola a atravessar a defensiva leiriense e a chegar ao «levezinho» que, mesmo pressionado por Zé António, rodou e marcou. No entanto, aos 14 minutos, o Sporting já tinha deixado um forte aviso daquilo que pretendia, ou seja, por pouco não inaugurou o marcador mais cedo. Como intervenientes estiveram Izmailov que colocou a bola pelo meio em Djaló, que rematou obrigando Djuricic a defender em esforço. A bola sobrou para Liedson que não rematou bem e, depois, o lance terminou com Veloso a rematar para fora.

Era com alguma facilidade que o Sporting conseguia criar situações de perigo e de sufoco para os leirienses. Diga-se, aliás, que a vantagem por um golo, ao intervalo, acabava por ser curta, uma vez que praticamente só se viu Sporting durante o primeiro período do jogo.

Os jogadores da União de Leiria, que tiveram que suar muito para travar as intenções «leoninas», ainda conseguiram assustar Rui Patrício, à passagem dos 42 minutos, através de André Santos que apareceu na zona frontal da baliza do Sporting, mas rematou ao lado.

No segundo tempo, a União entrou determinada em contrariar o cenário do jogo. Decorriam apenas três minutos quando Cássio, de cabeça, conseguiu igualar o resultado, na sequência de um pontapé de canto, na direita. O Sporting respondeu, com Veloso a rematar de longe, mas Djuricic defendeu.

Foi, de facto, um U. Leiria totalmente diferente na segunda parte. Mais aguerrido, mais perigoso, fruto da alteração táctica feita por Lito Vidigal ao intervalo, equilibrando o jogo. Mesmo assim, o Sporting dispôs de algumas situações em que poderia ter chegado novamente à vantagem. Pedro Mendes, aos 65 minutos, teve uma grande oportunidade. No lance Moutinho recuperou a bola, passou para Liedson que viu Pedro Mendes bem posicionado e permitiu que este rematasse, mas Pedro Mendes, de frente para o guarda-redes, acabou por rematar ao lado. Depois, aos 77 minutos, Hélder Postiga com um remate fortíssimo, de longe, obrigou Djuricic a defender em esforço e, novamente, Postiga a cinco minutos do fim causou perigo, mas não conseguiu enganar Djuricic. Volvidos dois minutos, foi a vez de Matias Fernandez tentar a sorte, mas de frente para o guarda-redes não conseguiu marcar. Foi um Sporting de muita luta, de muita vontade, de muitos remates, mas também um Sporting com a sorte de costa voltadas para ele. O empate é um resultado que não deixa bem demonstrada a exibição «leonina».

*******************************


FICHA DE JOGO
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
25 de Abril de 2010
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Árbitros assistentes: Sérgio Serrão e Nelson Moniz.

SPORTING – Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Carriço e Grimi; Pedro Mendes e Miguel Veloso (Hélder Postiga, 69 m); Izmailov (Matias Fernandez, 80 m), João Moutinho e Djaló; Liedson.
Treinador: Carlos Carvalhal.
Suplentes não utilizados: Tiago, Polga, Adrien, Pereirinha e Abel.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Daniel Carriço (8 m).
Golo: Liedson (16 m).

U. LEIRIA – Djuricic; Diego Gaúcho, Zé António e Paulo Vínicius; Hugo Gomes (Vítor Moreno, 45 m), André Santos, Marco Soares, Silas (Bitencourt, 89 m) e Patrick (Ouattara, 69 m); Carlão e Cássio.
Treinador: Lito Vidigal.
Suplentes não utilizados: Hélder Godinho, Zahovaiko, Elias e Tall.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Paulo Vinícius (66 m).
Golo: Cássio (48 m).

fonte: www.sporting.pt

LIGA PORTUGAL: SPORTING 2 x Setubal 1




Leões" deram a volta

Em jogo da 27.ª jornada da Liga, o Sporting recebeu o Setúbal com algumas alterações no onze: João Pereira e Miguel Veloso entraram para a direita e esquerda da defesa «leonina», Izmailov regressou ao meio-campo e Saleiro voltou a ser opção para o ataque.

A equipa «verde e branca» não entrou bem na partida e aos 10 minutos viu-se em desvantagem no marcador, depois de Collin ter respondido de cabeça na perfeição a um canto apontado na direita.

Os pupilos de Carvalhal, em desvantagem no marcador, reagiram ao tento sofrido e por três ocasiões podiam ter chegado ao golo, por intermédio de Izmailov, Liedson e Carriço, mas sem que nenhum acertasse na baliza defendida por Nuno Santos.

O Setúbal, depois de ter marcado, não mais chegou à baliza defendida por Rui Patrício, que foi um mero espectador dos primeiros 45 minutos de jogo.

No segundo tempo, Carlos Carvalhal mexeu na equipa, tirando Yannick e pondo em campo Matías Fernandez.

O Sporting entrou mais rápido na partida e logo no início o chileno «leonino» foi derrubado no interior da grande área do Setúbal, sem que o árbitro da partida nada assinalasse e ainda mostrasse o cartão amarelo ao médio do Sporting.

No entanto, e fruto do Sporting ter entrado melhor na etapa regulamentar e a dar mais velocidade ao seu jogo, não demorou muito para que os «leões» chegassem ao empate, desta feita por intermédio de João Moutinho, que à passagem do minuto 59 converteu uma grande penalidade que castigou uma entrada de Collin sobre Saleiro.

Galvanizada pelo golo, a equipa «verde e branca» atacou muito e o segundo tento acabou por chegar através de Postiga, que tinha acabado de entrar para o lugar de Saleiro.

A vencer por 2-1, o Sporting não baixou o ritmo, mas o seu adversário reagiu bem e abriu mais o seu jogo, pois precisava de pontuar para assegurar o quanto antes a permanência no escalão principal do futebol português.

No entanto, os «leões» mostraram-se concentrados na defesa e não permitiram que os sadinos saíssem de Alvalade com qualquer ponto.

Vitória justa do Sporting, que embora não tenha entrado bem na partida, foi superior ao longo dos 90 minutos, sendo o conjunto que mais ocasiões de golo criou.
************************

Ficha de jogo
Local: Estádio José Alvalade
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Árbitros assistentes: José Ramalho e José Luís Melo
Resultado ao intervalo: 0-1.
19 de Abril de 2010

Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Tonel, Carriço, Miguel Veloso, Pedro Mendes, Izmailov (Grimi, 88 m), Moutinho, Yannick (Matias Fernandez, 45 m), Saleiro (Postiga, 64 m) e Liedson.
Treinador: Carlos Carvalhal
Não utilizados: Tiago, Polga, Adrien e Pereirinha.
Disciplina: Cartão amarelo a Matias Fernandes (47 m).
Golos: Moutinho (59 m, gp), Postiga (69 m).

Vit. Setúbal: Nuno Santos, Collin (Paulo Regula, 82 m), André Pinto, Ricardo Silva, Rúben Lima (Rui Fonte, 75 m), Sandro, Ney, Djikiné, Neca (Kazmierczak, 84 m), Hélder Barbosa e Henrique.
Treinador: Manuel Fernandes.
Não utilizados: Matos, Bruno Ribeiro, Luís Carlos.
Disciplina: Cartão amarelo a Collin (59 m)
Golo: Collin (11 m)

fonte: www.sporting.pt

LIGA PORTUGAL - Benfica 2 x SPORTING 0



«Leão» cedeu na última meia-hora



O Sporting não trouxe qualquer ponto da deslocação ao Estádio da Luz (0-2), numa partida em que foi melhor durante os primeiros 45 minutos.

A disposição dos jogadores «leoninos» em campo – grande mobilidade dos jogadores mais avançados e enorme pressão defensiva à saída da área adversária – concedeu-lhe o domínio das operações logo desde o apito inicial, estando sempre mais perto da baliza do que os da casa que se revelaram impotentes para atacar perante o preenchimento das suas linhas de construção por parte dos sportinguistas. A equipa de Carlos Carvalhal recuperou várias bolas no meio-campo ofensivo, atacando rapidamente com o Benfica a equilibrar o jogo apenas nos últimos cinco minutos, sempre numa das suas principais armas: os esquemas tácticos, fosse em livres laterais ou em pontapés de canto.

A entrada de Aimar, ao intervalo, modificou o cariz da partida, com o Sporting a demorar alguns minutos a adaptar a sua defesa zona à movimentação do argentino, que veio equilibrar a «luta» a meio-campo. Um dos momentos mais marcantes da partida surgiu aos 47 minutos quando Luisão, com o jogo interrompido, acelerou até «virar» Liedson no ar com uma entrada por trás. João Ferreira, o árbitro do «campeonato da mão de Ronny», deu o amarelo ao capitão do Benfica, ficando – ao comparar com a entrada na bola de Izmailov no jogo da semana passada – a certeza da dualidade de critérios que grassa no futebol português.

Abel, aos 66 minutos, teve um grande remate para defesa difícil de Quim, mas, no minuto seguinte, o Benfica chegou ao golo, através de Cardozo, após cruzamento na esquerda de Fábio Coentrão. Carvalhal lançou Saleiro, por Abel, mas Aimar, aos 78 minutos, fez segundo golo encarnado, após ter ultrapassado o desamparado Rui Patrício.

Matias Fernandez substituiu Grimi para os últimos 10 minutos – passando Miguel Veloso para defesa-esquerdo – com o conjunto «verde e branco» a lutar muito, mas sem conseguir o golo que o faria voltar à discussão do encontro.
************************

Futebol – 26.ª jornada da Liga
2010-04-13 Estádio da Luz
Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Árbitros auxiliares: Nuno Roque e Luís Ramos.
Resultado ao intervalo: 0-0.

Benfica, 2
Quim; Rúben Amorim, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Ramirez, Carlos Martins (Airton, 85 m) e Di Maria; Éder Luís (Pablo Aimar, 45 m) e Cardozo (Kardec, 68 m). Treinador: Jorge Jesus. Suplentes não utilizados: Moreira, Weldon, Luís Filipe e Sidnei. Disciplina: cartões amarelos a Luisão (46 m), Fábio Coentrão (55 m) e Di Maria (76 m). Golos: Cardozo (67 m) e Aimar (78 m).

Sporting, 0
Rui Patrício; Abel (Carlos Saleiro, 68 m), Tonel, Daniel Carriço e Leandro Grimi (Matias Fernandez, 79 m); Pedro Mendes, Miguel Veloso, João Moutinho, João Pereira e Yannick Djaló; Liedson. Treinador: Carlos Carvalhal. Suplentes não utilizados: Tiago, Polga, Adrien Silva, Hélder Postiga e Pereirinha. Disciplina: cartões amarelos a Rui Patrício (42 m), Abel (45 m) e Miguel Veloso (87 m).

fonte: www.sporting.pt

LIGA PORTUGAL: SPORTING 5 x Rio Ave 0



Sem dificuldade

Em jogo da 25.ª jornada da Liga os «leões» não tiveram dificuldade em bater um Rio Ave que foi sempre inofensivo para a baliza de Rui Patrício. Djaló, com um hat-trick, Liedson e João Moutinho fizeram o resultado que deu mais três pontos à equipa de Carvalhal.

Para a recepção à turma vilacondense, Carlos Carvalhal voltou a poder contar com João Moutinho e Miguel Veloso, que falharam a deslocação à Madeira por castigo, Daniel Carriço, já recuperado da lesão e - por opção - com Hélder Postiga que renderam quatro dos titulares na derrota ante o Marítimo (Polga, Adrien, Abel e Saleiro).

Quando os «leões» entraram em campo já sabiam da derrota do V. Guimarães - o que garantia, fosse qual fosse o resultado de Alvalade, a manutenção do quarto posto - mas a turma «verde e branca» mostrou-se indiferente a esse facto e, logo aos seis minutos, colocou-se em vantagem; já no interior da área da equipa visitante Liedson recebeu a bola endossada por Miguel Veloso e amorteceu para Hélder Postiga que, com muita calma, assistiu Yannick Djaló para o primeiro da noite.

Seguiram-se vários minutos de domínio «leonino» e diversas oportunidades para dilatar a vantagem, com os três da frente (Liedson, Postiga e Djaló) muito irrequietos, a darem muito trabalho à defensiva visitante, quase sempre com Miguel Veloso como municiador do ataque «verde e branco», mas o golo só apareceria na recta final do primeiro tempo (39 m), com Liedson, de cabeça, a corresponder da melhor maneira a um cruzamento - que valeu meio golo - de Hélder Postiga.

Ao intervalo, vantagem justa dos «leões», com destaque para as exibições de Miguel Veloso e do trio atacante, em especial para Hélder Postiga, autor das duas assitências.

No segundo tempo, os «leões» voltaram a entrar ao ataque e rapidamente aumentaram a vantagem; ao minuto 55, João Pereira serviu Liedson na frente que, vendo Djaló melhor posicionado, cruzou rasteiro com o «20» a ter apenas de empurrar para fazer o seu segundo golo da noite; o terceiro do Sporting.

O jogo estava decidido, mas os «leões» (jogadores e público) queriam mais... e tiveram: aos 66 minutos Veloso serviu Moutinho à entrada da área, com o «baixinho» rematar, colocado e com força, para o 4-0 e, aos 74, já com Matias e Izmailov em campo, o chileno descobriu Liedson que, ao segundo poste, cruzou para o centro da grande área onde, de forma quase acrobática, Djaló apareceu para completar o hat-trick.

Pedro Proença, que até estava a fazer um bom trabalho, também quis ser protagonista da partida e, aos 82 minutos expulsou o russo Izmailov, depois de uma entrada mais dura, mas sem maldade, sobre Chidi.

No final, vitória fácil numa partida em que toda a equipa do Sporting esteve a um bom nível - o resultado mostra isso mesmo - frente a um adversário que raramente importunou a baliza de Rui Patrício.

*********************************************
Ficha de Jogo:

Liga Portuguesa - 25.ª jornada
2010-04-02 - Estádio José Alvalade
Árbitro: Pedro Proença
Árbitros assitentes: Luís Tavares e André Campos.
Ao intervalo: 2-0

SPORTING: Rui Patrício, João Pereira, Carriço, Tonel, Grimi, Pedro Mendes, Miguel Veloso (Matias, 70 m), João Moutinho, Yannick, Postiga (Izmailov, 70 m) e Liedson.
Treinador: Carlos Carvalhal
Não utilizados: Tiago, Polga, Adrien, Pereirinha e Abel

Rio Ave: Carlos, Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria, Silvio, Vilas Boas, Wires, Tarantini (Sidnei, 90 m), Vitor Gomes, Nélson Oliveira (Bruno Gama, 56 m), e Bruno Moraes (Chidi, 25 m).
Treinador: Carlos Brito
Não utilizados: Trigueira, Ricardo Chaves, Evandro, Jeferson e Bruno Gama.
Disciplina: cartão amarelo a Carriço (52 m); Vítor Gomes (38 m), Villas Boas (50 m), Fábio Faria (61 m); cartão vermelho directo a Izmailov (82 m).
Golos: Djaló (6, 55 e 74 m), Liedson (39 m), João Moutinho (66 m)

fonte: www.sporting.pt