LIGA PORTUGAL - SPORTING 0 x Benfica 0



Atitude merecia outro resultado


O Sporting não conseguiu desfazer o nulo inicial, cedendo dois pontos na recepção ao Benfica (0-0).

Após uma animação memorável por parte das claques «leoninas» antes do apito inicial da partida, Carlos Carvalhal surpreendeu com o 4x5x1, colocando Miguel Veloso na esquerda, Vukcevic na direita e Matias Fernandez nas costas de Liedson, defendendo com 10 jogadores e procurando sair para o ataque com apoios directos no avançado luso-brasileiro, quase sempre cortados em falta pelos benfiquistas, numa «arma táctica» possibilitada pelo árbitro Pedro Proença, que apenas «sacou» do amarelo para Anderson Polga, na primeira falta do defesa brasileiro. Este povoamento a meio-campo, levou à superioridade «leonina» na intermediária, respondendo Jesus com Ramirez no centro do terreno e Aimar na direita.

O Sporting teve, aos 23 minutos, as melhores oportunidades da primeira parte, com Liedson, primeiro, num remate rasteiro defendido por Quim e um remate ao lado, por Polga, quando apareceu solto na esquerda, mas o resultado manteve-se inalterado. O Benfica, como era esperado, jogou no ataque rápido, mas sem oportunidades na primeira metade.

Após o intervalo, a toada equilibrada, mas sem remates, continuou, com o remate à barra de Saviola, em fora-de-jogo, a ser respondido, no minuto seguinte, com a jogada em que o Sporting esteve mais perto de marcar, quando Quim fez a defesa da noite, a remate de fora da área de Miguel Veloso (57 m).

Surgiu a altura dos bancos funcionarem, com as substituições a surgirem, com Hélder Postiga a juntar-se, no ataque, a Liedson – e Bruno Pereirinha a surgir no corredor direito – com o Benfica apenas a dispor de uma clara ocasião para marcar, quando Ramirez (83 m) rematou ao lado, além de duas defesas seguras de Rui Patrício.

No final, um empate que penaliza o Sporting, que revelou boa atitude ao longo dos 90 minutos, numa partida em que a segurança defensiva e o equilíbrio táctico, sobressaíram sobre o futebol ofensivo.

Ficha de jogo:
11ª jornada do Campeonato Nacional.
28/11/2009 – Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Árbitro: Pedro Proenca (Lisboa).
Árbitros auxiliares: Tiago Trigo e André Campos.
Resultado ao intervalo: 0-0.

SPORTING, 0
Rui Patrício; Abel (Pedro Silva, 44 m), Polga, Daniel Carriço e Caneira; Miguel Veloso, Adrien Silva e João Moutinho; Matias Fernandez (Bruno Pereirinha, 73 m); Simon Vukcevic (Hélder Postiga, 83 m) e Liedson.
Treinador: Carlos Carvalhal.
Suplentes não utilizados: Tiago, Leandro Grimi, Carlos Saleiro e Felipe Caicedo.
Disciplina: cartões amarelos a Polga (26 m), Adrien Silva (51 m), Miguel Veloso (68 m).

Benfica, 0
Quim; Maxi Pereira, Sidney (Miguel Vítor, 77 m), David Luiz e César Peixoto; Javi Garcia, Ramirez, Pablo Aimar (Rúben Amorim, 67 m) e Di Maria; Saviola (Fábio Coentrão, 85 m) e Cardozo.
Treinador: Jorge Jesus.
Suplentes não utilizados: Júlio César, Felipe Menezes, Nuno Gomes e Weldon.
Disciplina: cartões amarelos a Javi Garcia (69 m) e David Luiz (76 m).


Texto: http://www.sporting.pt/

LIGA PORTUGAL - SPORTING 1 x Maritimo 1





Imerecido
O Sporting empatou com o Marítimo e perdeu mais dois pontos em Alvalade. Pela raça e entrega que colocaram no jogo, os «leões» não mereciam tamanho desfecho mas, o futebol como já se comprovou, não é uma ciência exacta. Paulo Bento fez três alterações no onze do Sporting, para a recepção ao Marítimo. André Marques, Pereirinha e Hélder Postiga entraram na equipa, em detrimento de Grimi, Vukcevic e Caicedo, sendo que o montenegrino, em virtude dos problemas físicos que apresentou ao longo da semana, acabou por ficar de fora do banco de suplentes.


O Sporting imprimiu um ritmo forte na partida, tentando ganhar cedo vantagem no marcador. Um livre directo de Moutinho ainda animou as hostes «leoninas», mas, com a chuva que se abateu sobre Alvalade, não foi nada fácil jogar um futebol de “régua e esquadro”. Mesmo assim, e já depois do Marítimo mostrar que não veio a Lisboa só para defender - Marcinho e Baba causaram alguns calafrios à defesa «leonina» - a equipa do Sporting mostrou-se sempre solidária, denotando muita garra e maior agressividade sobre o portador da bola. Num primeiro tempo com poucas ocasiões de golo, o Sporting teve o controlo das operações na intermediária, mas foi o Marítimo a usar os corredores laterais e a velocidade de Manú e Djalma para surpreender na contra-ofensiva.


O segundo tempo começou com uma falta sobre Postiga nos limites da grande área do Marítimo. Matias Fernandez cobrou o livre, ao qual Carriço não conseguiu dar a melhor direcção mas, ao minuto 53, explosão de alegria em Alvalade com um golaço do chileno. Não demorou muito, contudo, a vantagem dos «leões», já que Manú encheu-se de fé e com um remate do meio da rua alcançou um golo de antologia, empatando a partida. Paulo Bento tirou então Abel e Pereirinha, reformulando o lado direito com as entradas de Pedro Silva e Caicedo. Os «leões» não viraram a cara à adversidade e tiveram três boas chances para o 2-1, por intermédio de Carriço, Postiga e Caicedo, que isolado atirou ao poste da baliza de Peçanha, mas, até aos minutos finais, os «leões» tiveram sempre mais coração do que cabeça.


Liga Sagres – 9.ª jornada
2009-11-01
Estádio José Alvalade
Árbitro: Cosme Machado (Castelo Branco)
Árbitros assistentes: Alfredo Braga e Paulo Vieira.
Ao intervalo: 0-0


SPORTING: Rui Patrício; Abel (Pedro Silva, 63 m), Tonel, Carriço, André Marques (Saleiro, 81 m), Miguel Veloso, Pereirinha (Caicedo, 63 m), Moutinho, Matias Fernandez; Liedson e Postiga.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Adrien, Angulo e Grimi.


MARÍTIMO: Peçanha; Paulo Jorge, João Guilherme, Fernando, Alonso, Roberto Sousa, Bruno; Manú (Briguel, 77 m), Marcinho (Pitbull, 90 m), Djalma (Taka, 71 m) e Baba.
Treinador: Mitchell Van der Gagg.
Suplentes não utilizados: Marcelo, Miguel Ângelo, Olberdam e Kléber.


Disciplina: Cartão amarelo para Hélder Postiga (12 m), Miguel Veloso (23 m), Fernando (47 m), Roberto Sousa (50 m), Daniel Carriço (58 m), Pedro Silva (82 m) e Peçanha (90+4 m).
Golos: Matias Fernandez (53 m) e Manú (61 m).
Fonte: www.sporting.pt