LIGA PORTUGAL - Guimaraes 1 x SPORTING 1




EMPATE NA CIDADE BERÇO

O Sporting deslocou-se a Guimarães para disputar o último jogo da 8.ª jornada da Liga. Os «leões» não entraram bem na partida, dando à equipa da casa as honras do ataque. Os pupilos de Paulo Bento demoraram algum tempo para sacudirem a pressão, sendo que na primeira ocasião de golo criada para a baliza de Nilson, viram o árbitro do encontro, Olegário Benquerença, a anular o golo a Caicedo, por um eventual fora de jogo do equatoriano, que deixou muitas dúvidas. O Guimarães mostrou ter mais facilidades para sair para o ataque, mas ainda assim Rui Patrício só foi chamado a intervir duas vezes – aliviou para canto um livre directo apontado por Moreno e opôs-se bem frente a João Alves, que apareceu em boa posição para rematar, mas o guarda-redes «leonino» negou o tento vimaranense. Sem outros lances de destaque a partida chegou ao intervalo.

No reatar do jogo, Paulo Bento mexeu na equipa, tirando Grimi e pondo Pereirinha. Miguel Veloso recuou para o lado esquerdo da defesa. O Sporting entrou melhor, praticou uma melhor circulação de bola e ultrapassou a barreira defensiva do adversário. Caicedo, ao minuto 58, esteve próximo de fazer o golo, através de um bom remate de fora da grande área vimaranense, mas a bola saiu ligeiramente ao lado. Nesse mesmo minuto, o técnico «leonino» voltou a mexer na equipa, tirando Caicedo e pondo no seu lugar Hélder Postiga. A melhor ocasião de golo de toda a partida até ao momento, para ambas as equipas, aconteceu ao minuto 76, com Nilson a fazer uma grande defesa e a negar o golo a Liedson. O avançado, depois de muito bem servido por Pereirinha, cabeceou para a defesa com os punhos do guardião da casa. O Sporting estava a atravessar o seu melhor período de jogo, mais aguerrido no ataque à bola e com boas incursões no ataque. Os «leões» materializaram esse domínio aos 82 minutos, com um tento de Matías Fernandez, depois de um passe de Liedson. Os jogadores da casa reclamaram fora de jogo do médio «leonino», mas o árbitro ajuizou bem ao validar o tento do Sporting, pois Matías Fernandes estava atrás da linha da bola quando Liedson lhe passou o esférico. O técnico do Guimarães apostou tudo e fez duas substituições de uma assentada, tirando João Alves e Andrezinho e pondo nos seus lugares Rui Miguel e Jorge Gonçalves. O jogo estava a ser disputado a um ritmo elevado, com as duas equipas a lutarem pela conquista dos três pontos, mas os «leões» sofreram um rude golpe, quando já em tempo de descontos, o recém-entrado Rui Miguel, à entrada da grande área do Sporting, rematou para o fundo da baliza de Rui Patrício. Depois da segunda parte protagonizada pelos pupilos de Paulo Bento, o empate tem um sabor amargo.

Ficha de jogo:
Local: Estádio D. Afonso Henriques
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Árbitros assistentes: Bertino Miranda e José Cardinal
Resultado ao intervalo: 0-0
27 de Outubro de 2009

V. Guimarães: Nilson, Alex, Moreno, Gustavo Lazzaretti, Andrezinho (Jorge Gonçalves, 86 m), Flávio Meireles, Desmarets, João Alves (Rui Miguel, 86 m), Targino (Roberto, 69 m), Nuno Assis e Douglas.
Treinador: Paulo Sérgio.
Não utilizados: Serginho, Custódio, Marquinho e Milhazes.
Disciplina: Cartão amarelo a Alex (65 m), Nilson (82 m) e Flávio (84 m).
Golo: Rui Miguel (90 m)

Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Carriço, Grimi (Pereirinha, 45 m), Miguel Veloso, Moutinho, Vukcevic (Saleiro, 78 m), Matías Fernandes, Caicedo (Hélder Postiga, 58 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Adrien Silva e Angulo.
Disciplina: Cartão amarelo a Grimi (19 m), Abel (40 m), Moutinho (73 m), Tonel (84 m) e Saleiro (89 m).
Golo: Matías Fernandez (82 m)


fonte: www,sporting.pt

LIGA EUROPA - Ventspils 1 x SPORTING 2

A um passo da qualificação




Paulo Bento apostou em Caicedo para fazer dupla com Liedson, na frente de ataque. Carlos Saleiro que foi titular frente ao Penafiel, na Taça de Portugal, ficou no banco, tal como Angulo, que cedeu o lugar a Matias Fernandez.

Em Riga registavam-se 6.º C na altura do início do encontro, temperaturas que raramente se registam em Lisboa. Mesmo assim, o frio não fez baixar o nível dos «leões» que aos cinco minutos marcaram o seu primeiro golo. O autor Miguel Veloso, de pontapé de canto, colocou a bola dentro da baliza adversária. Seguiu-se Liedson a tentar a sorte, mas desta vez o guarda-redes adversário, Aleksandrs Kolinko, conseguiu impedir que o avançado marcasse. A terceira grande oportunidade para os «leões» aconteceu, aos 11 minutos, com Vukcevic a rematar ao poste.

Aos 16 minutos, Caicedo também ficou a centímetros de marcar! O equatoriano recebeu a bola na área, ultrapassou o guarda-redes e, já de ângulo apertado, ainda rematou para a baliza. No entanto, o defesa Mihadjuks, sobre a linha, conseguiu cortar contra o poste. A bola ainda percorreu a linha de golo, mas não entrou.

Com uma boa agressividade, os «leões» mostraram sempre uma enorme vontade em aumentar o número de golos marcados. Matias Fernandez esteve perto de facturar, à passagem do minuto 26, mas rematou ao lado. Aos 43 minutos, o mesmo jogador rematou forte, mas o guarda-redes adversário impediu que os «leões» se adiantassem no marcador. A vantagem de um golo ao intervalo não espelhava a bela exibição dos «leões» na primeira parte. Os «pupilos» de Paulo Bento apresentaram-se em grande forma, lutando bastante, rematando vezes sem fim, mas sem a pontinha de sorte para concretizar os muitos remates perigosos que efectuaram.

No segundo tempo, os «leões», que tantas oportunidades tiveram para dar uma goleada, acabaram por sofrer o empate, à passagem do minuto 64, através de uma grande penalidade convertida por Juris Laizans. No lance, Tonel ao fazer um carrinho acabou por cometer falta sobre Gauracs e, depois, o número 10 do Ventspils não falhou o alvo. O golo deu mais confiança à equipa da casa que cresceu, tornou-se mais veloz e criou mais dificuldades aos «leões». Esse motivo levou Paulo Bento a apostar numa maior frescura à linha atacante, fazendo entrar, aos 73 minutos, Hélder Postiga para o lugar de Caicedo. Aos 63 minutos, o treinador já havia feito o mesmo no meio campo, quando substituiu Vukcevic por Pereirinha.

Aos 81 minutos, Liedson voltou a criar perigo para os «leões», mas a bola não levou a melhor direcção. Acabou por ser Moutinho que, aos 85 minutos, marcou o golo da vitória da turma «leonina». Um belo golo que começou nos pés de Angulo. O espanhol assistiu o «capitão» que recebeu a bola de cabeça, ao mesmo tempo que tirou o defesa adversário do seu caminho e, de primeira, rematou forte para o fundo da malhas de Kolinko.

Esta vitória deixou o Sporting a um passo de marcar presença na segunda fase da Liga Europa.

Ficha de jogo

Estádio Skonto, em Riga (Letónia).
22 de Outubro de 2009
Árbitro: Sacha Kever (Suiça).
Auxiliares: Raffael Zeder e Devis Dettamanti.
4.º Árbitro: Alain Bieri.

VENTSPILS – Aleksandrs Kolinko; Chirkin, Mihadjuks, Kosmacovs (Zigajevs, 62 m), Zamperini, Ndeki, Ronny Hodel, Butriks (Visnakovs, 54 m), Juris Laizans (Vitalijs Astafjevs, 83 m), Tigirlas e Gauracs.
Treinador: Nunzio Zavettieri.
Suplentes não utilizados: Chesnovski, Solovjovs e Dedov e Eduards Visnakovs.
Golo: Juris Laizans (64 m g.p.).


SPORTING – Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Matias Fernandez (Angulo, 79 m), Simon Vukcevic (Pereirinha, 63 m), Felipe Caicedo (Hélder Postiga, 73 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, André Marques, Pedro Silva e Carlos Saleiro.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Angulo (87 m), Liedson (89 m).
Golo: Miguel Veloso (5 m) e João Moutinho (85 m).

Fonte: http://www.sporting.pt/

Taça Portugal - SPORTING 3 x Penafiel 0




Apuramento garantido na segunda parte

O Sporting iniciou a sua participação na Taça de Portugal 09/10 com uma vitória conseguida pelos golos de Liedson (51 m), João Moutinho (73 m) e Simon Vukcevic (nos descontos).

Paulo Bento deu a titularidade a Carlos Saleiro como parceiro de ataque de Liedson, no regresso do Clube a uma competição em que não perde um jogo há cinco temporadas: duas vitórias na competição e três eliminações em desempates de grandes penalidades.

O Sporting, desde o primeiro minuto, procurou jogar pelos corredores, mas sem conseguir espaços, nem oportunidades para marcar, cabendo a Miguel Veloso, aos 18 minutos, a primeira ocasião, quando o seu livre lateral embateu na barra. O Penafiel procurou o contra-ataque, conseguindo, por várias vezes, a superioridade numérica, mas os durienses não criaram qualquer perigo por má definição das suas jogadas, respondendo o «leão» apenas aos 40 minutos, quando Carlos Saleiro após esgueirar-se pela esquerda, rematou rasteiro com o guarda-redes contrário a defender para canto.

Na segunda parte, tudo foi diferente a partir do momento em que Liedson «entrou» em jogo (51 m), quando o internacional português inaugurou o marcador, num remate rasteiro e colocado de pé esquerdo, após ter recuperado uma bola á entrada da área penafidelense.

A equipa ganhou confiança e acelerou processos – embalados pelo constante apoio dos adeptos ao longo de toda a partida – estando mais vezes perto da área adversária, perante um Penafiel que continuou a colocar vários jogadores no contra-ataque, o que resultou num remate perigoso de Guedes (58 m), que Tiago defendeu com dificuldade para canto.

O jogo ainda não estava resolvido e Liedson voltou a entrar em acção aos 71 minutos, quando viu o seu remate embater no braço de Costa, com João Moutinho a dilatar a vantagem na transformação da respectiva grande penalidade.
Cumprida a sua missão, Liedson foi substituído por Pedro Silva para receber, mais uma, merecida ovação do público presente que estendeu o seu aplauso aos restantes companheiros no final da partida. Na jogada anterior ao apito final, Vukcevic, muito bem servido por Abel, apareceu na cara de Willian para fixar o marcador, em três golos sem resposta.

SPORTING, 3
Tiago, Abel, Tonel, Daniel Carriço e Leandro Grimi (Adrien Silva, 45 m), Miguel Veloso, Angel Angulo (Bruno Pereirinha, 71 m), João Moutinho e Simon Vukcevic; Liedson (Pedro Silva, 84 m) e Carlos Saleiro. Treinador: Paulo Bento. Suplentes não utilizados: Hélder POstiga, Felipe Caicedo, Matias FErnandez e Rui Patrício. Disciplina: cartão amarelo a Daniel Carriço (68 m). Golos: Liedson (51 m), João Moutinho, gp (73 m) e Simon Vukcevic (90 m).

PENAFIEL, 0
Willian, Alex Garcia, Costa, Vagner e Zé Nando; Rafa, Guedes, Vítor Emanuel (Hernâni, 59 m) e Hugo Soares; Kanu e Michel (Larry Clavier, 72 m). Treinador: Lazáro Almeida. Suplentes não utilizados: José Eduardo, Elísio, Dias e Moreno Freire. Disciplina: cartões amarelos a Hugo Soares (71 m), Costa (74 m) e Zé Nando (78 m).

Futebol – III Eliminatória da Taça de Portugal 2009/10
2009-10-18 Estádio José Alvalade.
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Árbitros auxiliares: Luís Tavares e José Braga.
Resultado ao intervalo: 0-0.

Textos: www.sporting.pt

LIGA PORTUGAL - SPORTING 0 x Belenenses 0




0 - 0 .....

O Sporting empatou em Alvalade frente ao Belenenses, perdendo mais dois pontos no campeonato.

Em nítida crise de confiança, a equipa «leonina» não conseguiu superar um adversário pouco afoito em termos ofensivos. No onze verde e branco, Angulo foi aposta para o lado direito do meio campo, mantendo-se Adrien Silva na posição de trinco, tal como havia sucedido no encontro para a Liga Europa, ficando Vukcevic na meia esquerda e Moutinho a dez. Na defesa, Leandro Grimi voltou a actuar no lado esquerdo da defesa, completando o quarteto com Abel, Tonel e Daniel Carriço. O ataque ficou entregue a Postiga e Liedson.

O Sporting imprimiu uma entrada forte na partida, tentando encostar o Belenenses, e Postiga foi o primeiro a visar da baliza de Nelson, um dos três ex-«leões» (mais Beto e Celestino) que actuaram na formação de João Carlos Pereira.

No entanto, os «leões» voltaram a evidenciar uma indisfarçável ansiedade na fase de construção – para além do condicionante estado da relva de Alvalade (!) – sem que tenha existido grande pressão sobre a bola por parte dos homens do Restelo. Mesmo sem jogar bem a primeira parte, à meia hora, os «leões» tiveram grande ocasião para abrir o activo após roubo de bola de Postiga a Beto, mas o avançado optou por atirar à baliza, quando tinha dois companheiros em boa situação para desfeitear Nelson.

Aos 36 minutos, lance duvidoso na área do Belenenses com a queda de Angulo, e na sequência da jogada, o argentino Grimi, cheio de fé, atirou forte de longe, com Nelson a negar o primeiro golo aos «leões».

No segundo tempo, o Sporting voltou a denotar pouca ligação entre os sectores e Carlos Pereira não demorou muito a alterar as coisas, com Pereirinha (Vukcevic) e Yannick Djaló a entrarem na partida. Na sequência de um canto, Postiga errou o alvo de cabeça e, pouco depois foi Liedson, após tabela com Moutinho, a colocar a baliza de Nelson em alvoroço, confirmando as melhorias na produção ofensiva do Sporting.

Já com Caicedo (Postiga) em campo, os «leões» apertaram o último reduto do Belenenses e foi o equatoriano a dispor de uma excelente ocasião para marcar, mas perdeu tempo de remate. Os azuis do Restelo resguardaram-se na defensiva, mas o Sporting teve sempre mais coração do que discernimento no momento de atirar à baliza.

Ficha de Jogo:

Liga Sagres
Estádio José Alvalade
2009-10-04
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Árbitros assistentes: Valter Oliveira e Luís Tavares.
Ao intervalo: 0-0

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço, Grimi, Moutinho, Adrien Silva, Angulo (Yannick Djaló, 56 m), Vukcevic (Pereirinha, 56 m), Postiga (Caicedo, 65 m) e Liedson.
Treinador: Carlos Pereira
Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Pedro Silva, Saleiro e Nuno Reis.


BELENENSES: Nélson; Mano, Beto, Diakité, Tiago Gomes (Gavilan, 14 m); Celestino, Barge, Zé Pedro, Fredy (Felipe Bastos, 84 m), Yontcha (Adu, 66 m) e Lima.
Treinador: João Carlos Pereira
Suplentes não utilizados: Bruno Vale, Rodrigo Arroz, Igor e Cândido Costa
.

Disciplina: Cartão amarelo para Gavilan (20 m), Celestino (70 m) e Barge (84 m).

Fonte: http://www.sporting.pt/

LIGA EUROPA - SPORTING 1 x Hertha 0




Três pontos e o primeiro lugar no Grupo

O Sporting recebeu e venceu o Hertha de Berlim, por 1-0. O único golo dos «leões» foi apontado por Adrien Silva, aos 17 minutos. Valeu a primeira vitória frente a equipas alemãs e os três pontos que dão ao Sporting o primeiro lugar do Grupo D, com mais quatro pontos que o segundo classificado, o Ventspils.

Para a recepção aos alemães, Paulo Bento fez várias alterações em relação ao último «onze»; na defesa, Miguel Veloso e Tonel entraram para os lugares de Grimi e Polga; no meio campo, além de Moutinho, Matias e Vukcevic, Adrien entrou para o lugar que Veloso deixara em aberto. Já no ataque, Caicedo substituiu Postiga no apoio a Liedson.

Os «leões» entraram em campo à procura dos três pontos, mas foram os alemães os primeiros a criar perigo; ao terceiro minuto, Adrián Ramos pôs à prova Rui Patrício, que defendeu para canto. O Sporting começou a controlar o jogo e, à passagem do minuto dez, Caicedo pegou na bola, ultrapassou dois adversários, mas não conseguiu bater Burchert.

O mesmo Caicedo voltaria a rematar ao minuto 16 mas, mais uma vez, o guardião do Hertha defendeu. No minuto seguinte, Adrien Silva, ainda de fora da área e de pé esquerdo, fez o primeiro golo da noite.

Em vantagem no marcador, os «leões» desaceleraram o ritmo de jogo, optando por esperar pelo erro do adversário que, até ao intervalo, não viria a acontecer.

No segundo tempo, o Sporting entrou determinado a aumentar a vantagem, mas as tentativas de Vukcevic (49 e 65 m) e de Miguel Veloso (63 m) não passaram disso mesmo. Os «leões» controlavam o jogo mas, a espaços, os alemães acreditavam que podiam chegar ao empate. No entanto, a defensiva «leonina» e Rui Patrício estiveram sempre muito seguros.

A dez minutos do final, a turma «leonina» recuou em demasia, arriscanso-se a sofrer o golo do empate que só por alguma sorte não apareceu, depois do remate espectacular de Von Bergen que acabou por embater na barra.

Com esta vitória, e com o empate do Heerenveen na Letónia, frente ao Ventspils, o Sporting segue na frente do Grupo D, com quatro pontos de avanço sobre o segundo classificado, exactamente o próximo adversário dos «leões» nesta competição, o Ventspils.

Ficha de Jogo
2.ª jornada do Grupo D da Fase de Grupos da Liiga Europa
2009-10-01 - Estádio José Alvalade
Árbitro: Serge Gumienny
Árbitros assitentes: Mark Simons e Joël De Bruyn Árbitros assitentes adicionais: Luc Wouters e Jean-Baptiste Bultynck Resultado ao intervalo: 1-0


Sporting - Patrício,Treinador: Paulo Bento
Miguel Veloso, Carriço, Tonel, Abel, Adrien Silva, Moutinho, Vukcevic (Grimi, 78 m), Matias (Pereirinha, 46 m), Caicedo (Djaló, 67 m) e Liedson.


Hertha - Burchert, Pejcinovic, Kaká, Von Bergen, Janker, Raffael, Kacar (Nicu, 66 m), Dardai, Cesar, Ramos (Piszczek, 46 m) e Wichiarnek (Domovchiyski , 80 m).
Treinador - Karsten Heine
Suplentes não utilizados: Sobtzik, Bengtsson e Perdedaj.

Disciplina: cartão amarelo a Matias (20 m), Adrien (31 e 90+2 m), Moutinho (32 m); Pejcinovic (16 m), Wichiarnek (29 m), Kaká (45+1 m), Janker (73 m) e Raffael (85 m). Cartão vermelho, por acumulação, a Adrien (90+2 m)
Golo: Adrien (17 m)

Fonte: http://www.sporting.pt/