SPORTING 0 - Twente 0






Faltaram os golos

No encontro entre o Sporting e Twente, em jogo a contar para a primeira-mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o resultado não espelhou o que se passou nas quatro linhas. Pelo domínio do jogo e pela qualidade apresentada, o Sporting merecia ir para a segunda-mão em vantagem.

Na estreia oficial dos «leões», Paulo Bento utilizou o habitual esquema táctico – 4x4x2 em losango – com Rui Patrício na baliza, Pedro Silva, Carriço, Polga e Caneira construíram a linha defensiva, sendo o meio-campo ocupado por Veloso, Moutinho, Vukcevic e Matias Fernandez e na frente Postiga e Liedson. No primeiro tempo, os «leões» podiam ter chegado ao golo por diversas ocasiões, sendo que Moutinho teve a oportunidade mais flagrante da etapa inicial. O «capitão» do Sporting foi chamado a converter, aos 25 minutos, uma grande penalidade, que castigou uma entrada de Sander Boschker sob Postiga, mas permitiu a defesa de Nikolay Mihaylov, o guardião que entrou para defender as redes holandesas depois do colega ter tido ordem de expulsão após a falta cometida sobre Postiga. Reduzido a 10 elementos, o Twente continuou cauteloso a atacar, tendo criado apenas uma ocasião flagrante de golo. Aos 15 minutos, Rui Patrício, na baliza Vítor Damas, fez uma excelente defesa, não permitindo que Kenneth inaugurasse o marcador através da marcação de um livre directo. O Sporting, sempre mais acutilante no ataque, criou algumas ocasiões de golo, mas não conseguiu concretizar.

No segundo tempo, os pupilos de Paulo Bento continuaram a dominar, mas pecaram por alguma precipitação na altura da finalização. Os jogadores «leoninos» mostraram crer, qualidade e determinação, ficando patente que bastava entrar o primeiro para facilitar as coisas. Aos 72 e 78 minutos, Pedro Silva e Miguel Veloso podiam ter posto o Sporting em vantagem. O defesa rematou contra a trave e Veloso obrigou o guardião do Twente a defesa apertada para canto. A equipa holandesa na primeira ocasião de golo da segunda parte, por intermédio de Theo Janssen, quase que chegava ao golo, valendo a defesa de Rui Patrício para canto. O Sporting lutou muito, mas até ao final não conseguiu desfazer o nulo. Não sendo um resultado excelente, os pupilos de Paulo Bento dependem apenas deles para passarem à fase seguinte da prova.

Ficha de jogo
Local: Estádio José Alvalade
Árbitro: Félix Brych
Árbitros assistentes: Thorsten Schiffner e Tobias Christ
29 de Julho de 2009

Sporting: Rui Patrício, Pedro Silva (Rochemback, 76 m), Daniel Carriço, Polga, Caneira (Pereirinha, 56 m), Miguel Veloso, Moutinho, Vukcevic (Yannick, 68 m), Hélder Postiga e Liedson
Treinador: Paulo Bento
Não utilizados: Tiago, Adrien, Tonel e Abel
Disciplina: Cartão amarelo a Veloso (49 m),


Twente: Sander Boschker, Peter Wisgerhof, Slobodan Rajkovic, Wout Brama, Ronnie Stam, Blaise Nkufo, Kenneth Perez (Nikolay Mihaylov, 25 m), Miroslav Stoch (Cheik Tioté, 73 m), Douglas, Bryan Ruiz Gonzalez e Theo Janssen
Treinador: Steve McClaren
Não utilizados: Nicky Kuiper, Nikita Rukavytsya, Jeroen Heubach, Nashat Akram e Dário Vujicevic
Disciplina: Cartão amarelo a Blaise Nkufo (87 m); Cartão vermelho a Sander Boschker (25 m)

Texto: http://www.sporting.pt/

O LEÃO DO NUCLEO SPORTINGUISTA DE MOÇAMBIQUE

Já se começaram a tirar fotos junto do LEÃO!!! E são de borla....


O seu NUCLEO há mais de 12 anos


O nosso LEÃO na entrada do seu NUCLEO

Antes da sua "aquisição" para o Nucleo

V. Guimarães, 2- Sporting, 2






«Leões» vão limar últimas arestas

O Sporting foi o Clube convidado para participar na festa de apresentação da equipa do Vitória de Guimarães para a época de 2009/10. Tratou-se do quarto ensaio de preparação dos «leões» para a temporada que se inícia no dia 29 de Julho, com o encontro da 3.ª pré-eliminatória da «Champions», frente ao Twente, em Alvalade.

Quanto ao jogo, Paulo Bento utilizou o sistema de jogo (4x4x2 losango). Fez entrar de início um «onze» diferente daquele que usou frente ao Feyernoord. Com Rui Patrício na baliza, o técnico colocou na defesa Pedro Silva, Tonel, Polga e Miguel Veloso que nos últimos jogos tem sido utilizado na posição 6, mas face às ausências dos jogadores em recuperação, Grimi e André Marques, frente ao Vitória de Guimarães foi utilizado no lado esquerdo da defesa. No meio-campo, jogaram de início Rochemback na posição mais recuada do losango e à sua frente Adrien Silva, Bruno Pereirinha e João Moutinho (na posição 10). Na zona atacante jogaram Yannick Djaló e Liedson.

O Sporting mostrou que tem evoluído ao longo dos trabalhos de pré-época. Apesar de ainda serem cometidos alguns erros (próprios desta fase), já foi notória uma boa evolução, em especial no ritmo competitivo. Quando ao jogo e com Veloso muito interventivo, tal como Liedson, até aos 24 minutos já Nilson havia defendido alguns lances com perigo. Aos 25 minutos, numa má análise do árbitro Artur Soares Dias, o Sporting teve que evitar que um lance de livre indirecto, dentro da grande área «leonina», tivesse êxito para os vimaranenses. Na jogada Rui Patrício defendeu em esforço um remate de Rui Miguel, não conseguiu segurar a bola, e esta acabou por ser tocada por Pedro Silva que estava muito próximo do guarda-redes Patrício. O árbitro, ao contrário do que aconteceu, entendeu que Pedro Silva atrasou a bola para Rui Patrício e assinalou o livre indirecto que Milhazes não conseguiu concluir com sucesso. Cumpriram-se os primeiros 45 minutos, sem golos, mas com Sporting a protagonizar um bom primeiro tempo.

Golos sairam do banco

Ao intervalo, Tiago, Caneira, Matias Fernandez e Postiga renderam Patrício, Polga, Moutinho e Liedson. Matias entrou e com apenas 30 segundos em campo fez o primeiro golo do jogo, colocando o Sporting em vantagem. Depois, foi a vez de Postiga marcar, quando estava em campo há 12 minutos (57 m). No lance, o avançado aproveitou bem o cruzamento de Pedro Silva.

O V. Guimarães também viu dois recém-entrados no jogo a chegar ao golo. Aos 70 minutos, Jorge Gonçalves cruzou para Roberto marcar, colocando o resultado em 1-2.

A equipa da casa chegou ao empate à passagem do minuto 87, por intermédio de Jorge Gonçalves que aproveitou bem um erro da defensiva «leonina».

Foi um bom ensaio, mas estando o Sporting a poucos dias de começar a competir em termos oficiais, faltam ainda algumas arestas por limar. Paulo Bento mostrou-se insatisfeito com o resultado final, pois os seus «pupilos» não cumpriram a cem por cento com o que lhes foi pedido. O Sporting esteve a vencer por 2-0 e o técnico não gostou que tivesse permitido o empate ao adversário.

Ficha de jogo

Estádio D. Afonso Henriques
21 de Julho de 2009
Árbitro: Artur Soares Dias.

V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Sereno, Moreno e Milhazes; Flávio Meireles e João Alves; Rui Miguel, Nuno Assis e Desmarets; Douglas. Jogaram ainda: Alex, Tiago Alencar, Jorge Gonçalves, Roberto, Custódio, Targino, Dinis, Santana

Suplentes não utilizados: Cláudio, Serginho, Mendieta, Carlitos e Marquinho.
Treinador: Nelo Vingada

Golo: Roberto (70 m) e Jorge Gonçalves (87 m).

SPORTING: Rui Patrício; Pedro Silva, Polga, Tonel e Miguel Veloso; Rochemback, Adrien, Pereirinha e João Moutinho; Yannick e Liedson. Jogaram ainda: Tiago, Vukcevic, Caneira, Matías Fernandez, Postiga e Abel.
Treinador: Paulo Bento

Acção disciplinar. Cartão amarelo para Rochemback (55 m).

Golo: Matias Fernandez (46 m) e Postiga (57 m).

Resultado ao intervalo: 0-0

Fonte: www.sporting.pt

SPORTING 1 - Feyernoord 2






LEÃO» DE MUITO QUERER

Em dia de apresentação do plantel aos sportinguistas, os «leões» não conseguiram vencer o Feyernoord, mas deixaram uma imagem de muito querer, muita vontade de vencer. Postiga foi o autor do golo da equipa de Alvalade, aos 30 minutos.

Coincidências à parte, o Sporting, sem esperar, convidou uma equipa holandesa para o jogo de apresentação. Dizemos isto porque, um dia antes do encontro que serviu de apresentação do plantel aos sócios e adeptos, os «leões» ficaram a conhecer o seu opositor para a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O adversário também é holandês, a equipa do Twente, que encontrará o Sporting dentro de onze dias, em Alvalade (29 de Julho de 2009).

Portanto, defrontar o Feyernoord, de Roterdão, foi um belíssimo ensaio para a equipa comandada por Paulo Bento, que entrou bem no jogo, com muito querer e quase sempre no meio-campo do adversário.

O primeiro remate perigoso pertenceu a Matias Fernandez, aos 9 minutos, para grande alegria dos sportinguistas que querem conhecer melhor o novo «craque». O número 14, que se mostrou bastante interventivo no primeiro tempo (ora lançando Liedson no ataque, ora causando perigo, ora construindo jogo e destruindo o jogo do adversário) ia merecendo fortes aplausos e boas considerações por parte do público presente.

Um Sporting muito atacante dava oportunidade ao guarda-redes Darley de se destacar.

Aos 21 minutos, o Feyernoord teve oportunidade de marcar, através de Wijnaldum. Valeu o bom posicionamento de Matias Fernandez que, mesmo em cima da linha de golo, impediu que a bola entrasse. No mesmo lance, no ressalto, Rui Patrício mostrou que os seus reflexos estão em alta, defendendo o remate «à queima-roupa» de Cissé.

No que diz respeito às duas equipas, será importante referir que o Feyernoord é uma equipa composta por jogadores muito fortes fisicamente, mas que com grandes dificuldades em contrariar a equipa «leonina» que tecnicamente é composta por jogadores muito dotados.

O marcador acabou por ser inaugurado, aos 30 minutos, através de Hélder Postiga. No lance, Matias Fernandez lançou Liedson na direita e o «levezinho», ao ver Postiga bem colocado, não teve dúvidas em passar-lhe o esférico para este, de remate cruzado, não falhar o alvo.

A primeira parte terminou com o Sporting justamente em vantagem. Foram 45 minutos em que se assistiu a vários bons momentos de futebol.

Feyernoord «entrou a matar» no segundo tempo

O golo do empate abriu o segundo tempo. O recém-entrado no jogo De Guzman conseguiu passar pela defensiva «leonina», aos 46 minutos, colocando o resultado novamente em pé de igualdade. Volvidos três minutos (49 m), os holandeses conseguiram colocar-se em vantagem, por Makaay, mudando a história do jogo.

Dois golos em quatro minutos não deixou satisfeita a equipa «verde e branca» que se lançou no ataque de forma a mudar o cenário do jogo. De pontapé de livre, Miguel Veloso levou perigo à baliza contrária mas, depois, Darley defendeu, em esforço, as intenções dos jogadores «leoninos» envolvidos nos lances: Polga, Liedson e de João Moutinho.

Refira-se que no começo da segunda metade, Tonel rendeu Carriço, fazendo dupla com Polga. Depois dos golos sofridos, entraram também André Marques, Rochemback, Bruno Pereirinha e Yannick Djaló (sairam Caneira, Vukcevic, Miguel Veloso e Postiga aos 60 minutos).

Aos 65 minutos, João Moutinho tomou a iniciativa de rematar de longe, mas a bola acabou por sair por cima da baliza adversária.

Tiago, Pedro Silva e Adrien Silva entraram no jogo no minuto 70. Foram vinte minutos de um Sporting quase todo renovado, mas lutando sempre por dar uma boa resposta e por virar o resultado. Do «onze» inicial apenas se mantiveram em campo Polga, Moutinho e Liedson. A intensidade do jogo aumentou (a equipa voltava a ter outra frescura), mas os «leões» continuavam a ter dificuldades em acertar com a baliza contrária. Aos 72 minutos, Yannick Djaló pediu uma grande penalidade, mas o árbitro não assinalou a falta. Depois, o número 20 voltou a tentar a sorte, mas sem êxito. Outra situação de perigo teve como protagonista Adrien Silva, mas este não conseguiu marcar. O Feyernoord mantinha o seu estilo muito defensivo, apostando mais em destruir e os «leões», com o desenrolar do tempo, acusavam alguma ansiedade, fruto da grande vontade de oferecer a vitórias aos sportinguistas. Aos, 90 minutos, Rochemback executou um remate muito forte, mas o «guardião» adversário, mais uma vez, impediu o golo aos «leões». O Sporting criou, portanto, muitas oportunidades, mas faltou a sorte de concretizá-las.

Plantel apresentou-se aos sportinguistas

O plantel do Sporting que vai disputar a época 2009/10 apresentou-se em Alvalade, no dia 18 de Julho. Paulo Bento chamou 23 jogadores, sendo que Izmailov ficou de fora porque se encontra lesionado. As "caras novas" foram as de André Marques, Carlos Saleiro e Matias Fernandez.

Os jogadores foram chamados, um a um. A ordem de entradas foi a seguinte: Rui Patrício (n.º 1), Daniel Carriço (3), Polga (4), Pedro Silva (5), Adrien Silva (6), Izmailov (7), que não entrou mas foi anunciado, Carlos Saleiro (9), Vukcevic (10), Tonel (13), Matias Fernandez (14), Tiago (16), Grimi (18), Ricardo Batista (19), Yannick Djaló (20), Marco Caneira (12), Hélder Postiga (23), Miguel Veloso (24), Bruno Pereirinha (25), Rochemback (26), João Moutinho (28), Liedson (31), André Marques (55) e Abel (78). Sendo um dia de festa para os «leões», foi também um dia de família. Para o assinalar, os jogadores trouxeram os seus filhotes para uma festa muito agradável de seguir. No final, como não podia deixar de ser, entraram em campo os grande comandantes deste grupo de trabalho. Carlos Pereira entrou primeiro e, por fim, o principal treinador, Paulo Bento. Apresentado o plantel, no final foram oferecidas bolas autografadas ao público.

Quanto ao plantel «verde e branco» fica o registo que 10 dos jogadores foram formados nas escolas do Sporting. Já Tiago é o jogador que mais anos têm enquanto sénior do Clube de Alvalade (14 anos).

Ficha de jogo

Jogo de apresentação
Estádio José Alvalade
18 de Julho de 2009
Árbitro: Hélder Malheiro
Árbitros assistentes: Paulo Moreira e António Oleiro
SPORTING – Rui Patrício, Abel, Daniel Carriço, Polga, Caneira, Miguel Veloso, João Moutinho Matias Fernandez, Vukcevic, Liedson e Hélder Postiga.
Jogaram ainda: Tiago, Pedro Silva, Adrien Silva, Tonel, Yannick Djaló, Bruno Pereirinha, Rochemback e André Marques.
Treinador: Paulo Bento
Golo: Hélder Postiga (30 m).
FEYERNOORD – Darley, Ignjatovic, Bahia, Fernandez, Bronckhorst, Landzaat, Bruins, Fer, Wijnaldum, Makaay e Cissé.
Jogaram ainda: El Ahmadi, Vlaar, Slory, De Guzman e Biseswar.
Treinador: Mario Been
Golos: De Guzman (46 m) e Makaay (49 m).

Fonte: www.sporting.pt

SPORTING 0 - N. FOREST. 1




MAIS UMA ETAPA



O Sporting continua a sua preparação rumo à temporada 2009/10, cedendo frente ao Nottingham Forest (0-1), na 4.ª edição do Troféu «Cidade do Turismo», em Albufeira.

Na segunda partida do período preparatório da nova época, Paulo Bento escolheu, como elementos do losango Miguel Veloso, Pereirinha, Moutinho e Matias Fernandez atrás dos avançados Liedson e Yannick. A primeira parte foi parca em situações de real perigo, com Abel (11 m), após passe de Liedson, a rematar rente ao poste direito da baliza adversária. Dez minutos depois, Yannick Djaló ganha um ressalto após remate de Pereirinha, mas, na zona central, o avançado deixou-se antecipar antes de poder finalizar. O Sporting foi sempre superior na luta pela posse da bola ao meio-campo, o que lhe permitiu estar mais perto da baliza adversária, com a melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos a pertencer a Pereirinha, após cruzamento de Yannick, com o jovem médio, no segundo poste, a ver o seu remate ser desviado por um defesa sobre a linha de golo.

O regresso dos balneários não trouxe qualquer alteração ao estilo e tendência da partida, com Moutinho (61 m), e após combinação com Vukcevic, rematou à barra – na melhor oportunidade de todo o encontro – com o Nottingham a responder, no seu único remate à baliza, com o golo que ditou o vencedor do encontro, por Paul Anderson, aos 79 minutos. Hélder Postiga, aos 81 e 84 minutos, teve duas boas oportunidades para levar a partida para as grandes penalidades, mas ambos os remates do internacional português não acertaram no alvo.

Em suma, foi mais uma etapa rumo ao primeiro jogo a sério, no dia 28 ou 29 de Julho para a «Champions». No próximo sábado, apresentação aos sócios, frente aos holandeses do Feyenoord.

Ficha de jogo
4.ª edição do Troféu «cidade do Turismo»
2009-06-10 Estádio Municipal de Albufeira
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Resultado ao intervalo: 0-0.

Sporting, 0
Tiago (Rui Patrício, 45 m), Abel (Pedro Silva, 45 m), Polga (Tonel, 45 m), Daniel Carriço e Caneira (André Marques, 45 m), Miguel Veloso (Fábio Rochemback, 45 m), Bruno Pereirinha (Adrien Silva, 45 m), João Moutinho e Matias Fernandez (Simon Vukcevic, 45 m); Yannick Djaló e Liedson (Hélder Postiga, 45 m).
Treinador: Paulo Bento.
Disciplina: nada a assinalar.

Nottingham Forest, 1
Lee Camp, Kelvin Wilson, Luke Chambers , Aaron Mitchell , Wes Morgan, Guy Moussi, Paul Anderson, Chris Cohen, Lewis McGugan, David McGoldrick e Dele Adebola.
Treinador: Billy Davies.
Jogaram ainda: Paul Smith, Jordan Fairclough, Aaron Davies, Garath McCleary, Matt Thornill, Nathan Tyson e Tony Diagne.
Disciplina: nada a assinalar. Golo: Paul Anderson (79 m).

Fonte: www.sporting.pt

SPORTING 3 - Atlético Cacém 0











O SPORTING VENCEU O ATLÉTICO DO CACÉM

A manhã de sábado levou mais de 1000 adeptos «leoninos» ao Campo n.º1 da Academia Sporting/Puma para assistir ao primeiro jogo-treino da época, com Paulo Bento a escolher, como primeiro «onze» 09/10, os seguintes elementos: Ricardo Baptista na baliza, Pedro Silva, Polga, Tonel e André Marques na defesa, losango composto por Rochemback, Pereirinha, Vukcevic, Moutinho e Hélder Postiga e Liedson como avançados.

Sem surpresas, o jogo teve total domínio «verde e branco» e ritmo baixo com a história do jogo a serem os golos e alguns pormenores conseguidos em combinações colectivas ou iniciativas individuais. Aos 21 minutos, Hélder Postiga «inaugurou» a temporada dos golos, ao dar o melhor seguimento ao cruzamento de Pereirinha, no corredor direito. Liedson (25 m) e João Moutinho (43 m) viram os seus remates embater nos ferros da baliza contrária, com o resultado a ser construído já na segunda parte, através de Matias Fernandez que, aos 63 minutos, aproveitou um assistência primorosa de Postiga para finalizar, já dentro da grande área. Quatro minutos depois, o internacional chileno esteve perto do «bis», mas a sua virtuosa iniciativa individual viu um defesa contrário, sobre a linha de golo, «reclamar» a autoria do remate certeiro, transformando-o em auto-golo. Foram utilizados todos os atletas do plantel, à excepção dos indisponíveis por lesão Carlos Saleiro, Marat Izmailov e Leandro Grimi e Rui Patrício, por opção.

Jogo Particular

2009-07-04 Campo n.º1 da Academia Sporting/Puma
Árbitro: Arlindo Santos, auxiliado por Graciano Gomes e João Pinto


SPORTING: Ricardo Batista (Tiago, 45 m); Pedro Silva (Abel, 45 m), Polga (Carriço, 45 m), Tonel (Caneira, 45 m), André Marques (Tonel, 68 m); Rochemback (Miguel Veloso, 45 m), Pereirinha (Adrien, 45 m), Vukcevic (Matias Fernandez, 45 m), Moutinho (Pereirinha, 68 m); Postiga (Vukcevic, 68 m) e Liedson (Yannick, 45 m).
Treinador: Paulo Bento.
Golos: Postiga (21 m), Matias Fernandez (63 m) e Alexandre (67 m, na própria baliza).