BENFICA 2 - SPORTING 0





O futebol tem destas coisas

Dois lances de bola parada ditaram um resultado injusto (0-2), já que a equipa que foi sempre superior saiu do relvado sem qualquer ponto, perante um adversário que passou 90 minutos a chutar a bola para a frente.

O Sporting entrou no jogo perto de marcar, com Yannick, que fez dupla com Postiga no ataque, a aparecer isolado – após lançamento longo de Miguel Veloso, que se estreou a titular no presente campeonato – mas, perante Quim, o jovem avançado «leonino» rematou por cima. Apesar de não ter chegado à vantagem, este lance serviu para silenciar o estádio e por a defesa em linha encarnada em sentido.

Depois, o que se esperava, o Benfica a usar sempre os lançamentos longos para a cabeça de Cardozo para construir o jogo através das consequentes «segundas bolas», com o Sporting a alternar entre a colocação da bola entre a defesa e Quim, para aproveitar a velocidade de Yannick, e a construção paciente, mudando a bola de lado as vezes necessárias até encontrar superioridade numérica nos corredores laterais, com a subida do defesa do lado da bola. Esta maior posse de bola «verde e branca» levou ainda a que a equipa de Paulo Bento controlasse os ritmos do jogo, com o Benfica apenas a criar perigo, relativo, em pontapés de canto e livres laterais.

O treinador benfiquista reconheceu essa superioridade na intermediária e colocou, no regresso dos balneários, Katsouranis no meio-campo, passando Martins – que saiu lesionado – para a direita, e o jogo «veio vivo», com Jorge Ribeiro, primeiro, e João Moutinho, depois, a colocarem à prova os guarda-redes, com remates de fora da área, seguindo-se um remate de Miguel Veloso, após livre lateral, por cima da barra.

O Sporting voltou a tomar conta do jogo, controlando-o e dominando-o, cabendo aos «leões» as melhores oportunidades para marcar, sobretudo em remates de fora da área. E no melhor momento sportinguista no jogo, o Benfica marcou, por Reyes, após lançamento lateral junto à área de Rui Patrício. De imediato, Paulo Bento lançou Derlei, mas o Benfica voltou a marcar, no minuto seguinte, por Sidney, num cabeceamento após livre lateral.

Entrou Pereirinha e Liedson – de regresso após cinco meses de paragem por lesão – para os lugares de Abel e Romagnoli, e os «verdes e brancos» continuaram a jogar perto da área adversária até ao final do encontro, procurando por todos os meios chegar ao golo que o recolocasse na discussão do jogo. Não apareceu e o Sporting perde, injustamente, pela primeira vez no campeonato, mas mantém-se à frente dos seus adversários directos na luta pelo título.

Ficha de Jogo

Futebol – 4.ª jornada da Liga Sagres.
2008-09-27 Estádio da Luz.
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).
Árbitros auxiliares: Bertino Miranda e José Lima.
Resultado ao intervalo: 0-0.

Benfica, 2
Quim; Maxi Pereira, Miguel Vítor, Sidnei e Jorge Ribeiro; Yebda, Carlos Martins, Ruben Amorim (Katsouranis, 45 m), Reyes (Di Maria, 71 m) e Nuno Gomes (Aimar, 59 m); Cardozo. Treinador: Quique Flores. Suplentes não utilizados: Moreira, Léo, Binya e Makukula. Disciplina: cartão amarelo a Yebda (85 m). Golos: Reyes (66 m) e Sidney (68 m)

Sporting Clube de Portugal, 0
Rui Patrício; Abel (Pereirinha, 69 m), Anderson Polga, Tonel e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Fábio Rochemback e Leandro Romagnoli (Liedson, 69 m); Yannick Djaló e Hélder Postiga (Derlei, 66 m). Treinador: Paulo Bento. Suplentes não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Pedro Silva e Adrien Silva. Disciplina: cartões amarelos a Pereirinha (70 m), Grimi (86 m) e João Moutinho (89 m).

SPORTING 2 - BELENENSES 0




20-09-2008
Na frente
O Sporting assumiu a liderança da Liga Sagres, vencendo o Belenenses em Alvalade por 2-0, com golos de Hélder Postiga e Romagnoli, este na transformação de uma grande penalidade. Nos «leões», uma novidade no onze em relação à equipa que jogou em Barcelona, com Hélder Postiga a surgir ao lado de Yannick Djaló, em virtude da lesão de Derlei. No Belenenses, Casemiro Mior apresentou uma estrutura defensiva com três centrais - Carciano, Alex von Shwedler e Matheus - e um meio campo muito povoado, tentando retirar capacidade de organização à zona intermediária dos «leões».
No entanto, os desdobramentos entre Rochemback, Romagnoli e Izmailov – um dos mais activos na primeira parte até à lesão – apoiados na direita por Abel, iam dando sinal mais ao Sporting, até porque na frente, Postiga foi sempre uma dor de cabeça para os centrais do Restelo. O Sporting tentou chegar cedo à vantagem, mas entre o deslumbramento de Postiga – na primeira situação isolou-se mas atirou por cima da barra após excelente abertura de Rochemback – e a direcção errada nos remates de Izmailov e Polga, a formação azul lá foi conseguindo adiar o golo adversário. No entanto, ao minuto 33, Postiga foi mais rápido do que toda gente e agradeceu o passe de Djaló para abrir o activo em Alvalade, fazendo assim o seu segundo golo com a camisola verde e branca.
Aliás, Postiga foi mesmo a figura do encontro com o Belenenses, mas já lá vamos.A emoção viria a tomar conta de Alvalade ainda na primeira parte, quando Vukcevic foi chamado para o aquecimento, em virtude da lesão de Izmailov. O montenegrino entrou bem no jogo, ajudando o Sporting a guardar a bola, mas a tarefa dos «leões» ficou bem mais facilitada, logo no recomeço da partida. Novamente Postiga em foco, a ganhar um penalty a Maycon, que Romagnoli transformou em golo e teve o condão de serenar o colectivo. A perder por 2-0, o Belenenses tentou reduzir, apesar da pouca clarividência no último terço do terreno, mas Patrício não deixou que Silas e Mano recolocassem os azuis na discussão do resultado.
Os «leões» embalaram para uma boa exibição, sempre com Postiga e Yannick Djaló em tom ameaçador para a baliza de Júlio César e podiam ter conseguido um resultado mais expressivo. Vitória justa do Sporting que coloca os «leões» na frente do campeonato antes do derby da próxima jornada.
Ficha de Jogo
Liga Sagres – 2ª jornada
Estádio José Alvalade, em Lisboa 2008-09-20
Árbitro: Elmano Santos (Madeira).Árbitros assistentes: Sérgio Serrão e Álvaro Mesquita.
Ao intervalo: 1-0
Sporting: Rui Patrício; Abel, Polga, Tonel, Caneira, João Moutinho, Rochemback (Miguel Veloso, 60 m), Romagnoli (Pereirinha, 81 m), Izmailov (Vukcevic, 45 m), Yannick Djaló e Postiga.Treinador: Paulo Bento.Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Pedro Silva, Ronny e Tiuí.Disciplina: Cartão amarelo para Hélder Postiga (14 m) e Miguel Veloso (88 m).Golos: Hélder Postiga (33 m) e Romagnoli (49 m, g.p.).
Belenenses: Júlio César; Carciano, Alex, Matheus, Mano, Gabriel Gómez, Silas, Zé Pedro, Maykon (Vanderlei, 77 m), Wender (João Paulo, 79 m) e Porta (Roncatto, 70 m). Treinador: Casemiro Mior.Suplentes: Costinha, Edimilson, Vinícius e Júnior Negão.Disciplina: Cartão amarelo para Mano (39 m) e Maykon (48 m).

BARCELONA 3 - SPORTING 1

16-09-2008
Sporting acreditou

Os «leões» não tiveram tarefa fácil em Camp Nou, mas o golo de Tonel causou sensação junto dos sportinguistas que acreditaram sempre que poderiam chegar, pelo menos, à igualdade.O Sporting deslocou-se ao difícil Estádio do Barcelona para disputar a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2008/09, onde começou por actuar em 4x4x2 losango, mas mais concentrado defensivamente, de forma a impedir que os atacantes espanhóis conseguissem chegar ao golo.Rui Patrício, aliás, não teve tarefa fácil, mas acabou por fazer bom uso do seu potencial, quando impediu, por várias vezes, que os atacantes adversários marcassem nos minutos iniciais.
Foi Messi, Thierry Henry, Eto'o e outros mais que tentaram surpreender o "miúdo", mas em bom uso da verdade, também o miúdo foi um senhor entre os postes, quando na primeira parte, permitiu apenas um golo, sem culpas no cartório, à passagem do minuto 21. O golo foi marcado por Rafael Márquez, após um pontapé de canto apontado na esquerda por Iniesta, com o mexicano a aproveitar a falta de marcação e a cabecear para o fundo da baliza «leonina». Rui Patrício ainda saltou, mas a bola entrou junto ao seu poste direito.Aos 31 minutos, o Sporting tentou surpreender através de Fábio Rochemback que rematou forte, através de um livre junto à área do Barcelona, obrigando o guarda-redes Valdés a fazer uma defesa difícil.Na segunda parte o Sporting tentou o futebol mais directo e, aos 49 minutos, esteve perto de igualar o marcador. Yannick Djaló lançou Derlei, mas este acabou por ter dificuldades em dar seguimento à jogada.
O Sporting crescia, começava a causar perigo e quando o jogo ainda estava em aberto, aos 62 minutos, o árbitro francês, assinala uma grande penalidade, diga-se que muito forçada, castigando um toque, muito suave, de Abel sobre Eto'o. O mesmo converteu o lance, fazendo o segundo golo do Barcelona.Com dois golos de desvantagem, Paulo Bento tenta o tudo por tudo e mexe na sua equipa. Faz entrar Hélder Postiga e Miguel Veloso e dá indicações para que João Moutinho jogue na posição dez. As alterações do técnico deram os seus frutos, já que o golo do Sporting teve início num belíssimo cruzamento de Miguel Veloso, aos 71 minutos, com Tonel a receber a bola e a marcar sem problemas. O Sporting subia de rendimento, mostrava uma maior qualidade no passe e uma enorme capacidade de luta. Bento ainda tenta o empate e lança Pereirinha que sempre mostrou boas capacidades ofensivas. Estava ainda tudo em aberto e, foi como um tiro no peito que Xavi matou o jogo, aos 87 minutos. O lance do terceiro golo do «Barça» teve início num cruzamento de Iniesta, com Xavi a acertar no alvo.Os «leões» perderam uma «batalha», mas não a «guerra». Este foi apenas o primeiro jogo da fase de grupos da «Champions» e ainda há muito tempo para recuperar.
O Barcelona, por sua vez, terá que reconhecer que o Sporting é um adversário capaz e que em Alvalade tudo fará para lhe responder à letra.
LIGA DOS CAMPEÕES 2008/09(1.ª jornada do Grupo C)
Estádio: Camp Nou, em Barcelona
Árbitro: Laurent Duhamel (França)
BARCELONA: Valdés; Daniel Alves, Puyol (Sylvinho, 88 m), Márquez e Piqué; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Eto'o (Touré, 65 m) e Thierry Henry (Pedro Rodríguez, 75 m)Treinador: Pep GuardiolaSuplentes não utilizados: Pinto, Cáceres, Pedro Rodríguez, Bojan e GudjohnsenAcção disciplinar: Cartão amarelo para Piqué (69 m). Golos: Rafael Márquez (21 m), Eto'o 62 m g.p.) e Xavi (87 m).
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Anderson Polga e Marco Caneira (Pereirinha, 79 m); João Moutinho, Fábio Rochemback, Izmailov e Romagnoli (Miguel Veloso, 64 m); Derlei e Yannick (Hélder Postiga, 62 m).Treinador: Paulo BentoSuplentes não utilizados: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Pereirinha, Rodrigo Tiuí Acção disciplinar: Cartão amarelo para Rochemback (85 m). Golo: Tonel (71 m).

BRAGA 0 X SPORTING 1




Vitória do querer

No primeiro teste a sério à capacidade do «leão», o Sporting saiu vitorioso da "pedreira" de Braga. Um golo a abrir, de Hélder Postiga, selou um triunfo do querer, da capacidade e do espírito de sacrifício da equipa verde e branca. Face à indisponibilidade física de Yannick Djaló, foi Hélder Postiga a assumir a titularidade ao lado de Derlei. De resto, tudo igual na estrutura montada por Paulo Bento, à excepção da esperada colocação de Caneira no eixo defensivo, dado o castigo de Polga. Jorge Jesus escalou uma equipa com um meio campo muito ofensivo – num modelo táctico 4x4x2 idêntico ao dos «leões» – e duas setas apontadas à baliza «leonina» Meyong e Linz.

Num campo tradicionalmente complicado para os «leões», esperavam-se grandes dificuldades, mas na primeira situação de perigo, o Sporting colocou-se em vantagem no marcador, num bom lance pela direita desenvolvido por Abel, com conclusão eficaz de Postiga.O Braga não acusou o golo sofrido - o primeiro na temporada - e só começou a soltar-se graças ao meio campo empreendedor conduzido por Frechaut e Luís Aguiar. Enquanto houve capacidade do meio campo «leonino» para pressionar alto, as alas arsenalistas estiveram pouco em jogo, e o Sporting soube usar o "fato de macaco" quando foi necessário.O jogo teve grande intensidade, mas nem sempre foi bem jogado - muito por culpa das demasiadas paragens "promovidas" por Bruno Paixão - mas apesar de a formação arsenalista ter crescido em termos de dinâmica ofensiva, o sector defensivo do Sporting esteve irrepreensível do primeiro ao último minuto.Paulo Bento optou por mudar o ataque e com Postiga amarelado, foi o reforço dos «leões» o sacrificado, cedendo o lugar a Tiuí.

Do outro lado, Jesus apostou tudo para tentar chegar a igualdade - entradas de Renteria e Mossoró - mas o Braga nunca conseguiu colocar Patrício verdadeiramente à prova. O Sporting detinha menor capacidade para sair a jogar e com pouco discernimento para aproveitar o balanceamento ofensivo dos arsenalistas, foi necessário estancar o assédio bracarense com a entrada de Miguel Veloso. À entrada para o último quarto hora de jogo, o Sporting equilibrou as operações na zona intermediária, e a oito minutos do fim teve excelente ocasião para "matar" o jogo, mas Tiuí, primeiro, e Moutinho, depois, não acertaram com as redes de Eduardo. Valeu João Pereira – expulso pela pisadela em Moutinho – a facilitar a tarefa aos «leões» que saíram de Braga com três precisos pontos e na frente do campeonato, ex-aequo com o Nacional.

Liga Sagres - 2ª jornada

Estádio AXA, em Braga 2008-09-01

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)Árbitros assistentes: Sérgio Lacroix e Paulo Ramos

Ao intervalo: 0-1

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Rodriguez, Moisés, Evaldo, Alan, Frechaut, Luís Aguiar (Mossoró, 66 m), Matheus (César Peixoto, 56 m), Meyong (Renteria, 66 m) e Linz. Treinador: Jorge JesusSuplentes não utilizados: Kieszek, Paulo César, Stélvio e André Leone. Disciplina: Cartão amarelo para Luís Aguiar (4 m), Evaldo (22 m), João Pereira (62 m) e César Peixoto (87 m).Cartão vermelho para João Pereira (83 m).

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Caneira, Tonel, Grimi, Rochemback, João Moutinho, Romagnoli (Miguel Veloso, 67 m), Izmailov, Hélder Postiga (Tiuí, 55 m) e Derlei (Vukcevic, 85 m).Treinador: Paulo Bento.Disciplina: Cartão amarelo para Grimi (9 m), Hélder Postiga (36 m), João Moutinho (53 m), Miguel Veloso (81 m).Suplentes não utilizados: Tiago, Daniel Carriço, Ronny e Pereirinha.Golo: Hélder Postiga (3 m).

FONTE: http://www.sporting.pt/